domingo, 12 de julho de 2015

[Evento] Tudo que rolou no 15º Evento da Menina

























Ontem pela primeira vez o evento da Menina foi mais longe de minha casa : Barra da Tijuca. O auditório da Livraria da Travessa é bem maior do que o que costumo fazer os eventos do blog, mas também foi uma das edições com o maior número de convidados!
Claro que devo agradecer aos apoiadores que fizeram tudo isso ser possível :
  • Editora Suma de Letras
  • Editora Arqueiro
  • Editora Valentina
  • Blog Livros & Bolinhos
  • Blog Livros do Coração
  • Gráfica Barcellos
Com 108 pessoas na plateia, o evento foi incrível, o pessoal estava muito animado e muitos nunca tinham ido. 


Claro que levei o Zé, que dessa vez ficou em uma mesa bem menor , como foram menos livros sorteados - por causa da distância optei por sortear menos itens - acho que a arrumação acabou cabendo ( vejam na foto acima). Eu preparei slides mostrando a capa dos livros dos autores e depois pela primeira vez em um formato diferente eu fiz um game com os autores, onde 12 pessoas por bloco eram sorteadas, mas eram os autores quem respondiam a pergunta feita sobre a Bienal do Rio.
O primeiro bloco contou com a presença dos autores Gleice Couto, Bruna Karyne e Sérgio Pereira.
























Gleice falou sobre o blog que tinha e que era um sucesso o Murmúrios Pessoais, contou porque decidiu acabar com ele para virar Book Tuber ( ela agora tem um canal chamado Ultra Violet) . Também nos contou sobre como foi o processo de escrever Picta Mundi e que teve coach do autor e editor da Novo Conceito : Felipe Colbert. 
Bruna falou sobre como assistir novelas com sua avó a influenciou na escrita, seu livro 11 Contos e 1 Fábula foi escrito quando ela tinha apenas 13 anos.
Sérgio disse que escreveu seu livro Enviada no metrô e que tinha inspiração no vagão por ser um momento em que ficava só, também nos revelou que trabalhava com o pai mas que com o falecimento dele acabou indo trabalhar em outro local e dando mais foco para se tornar escritor. Infelizmente seu pai não viu o primeiro livro dele ser publicado, mas o segundo que já está escrito ele irá dedicar ao pai.
Os 3 que são autores independentes contaram no como se publicaram, cada um de uma forma, mas são histórias de como a paixão pela escrita faz a diferença. Os caminhos não são fáceis, mas eles amam ser lidos e isso não os permite desistir, pelo contrário, um evento lotado cheio de pessoas sabendo mais sobre suas histórias só os dão mais forças :)
Depois foi a vez das perguntas, foram 12, cada autor respondeu 3!
Perguntas como " Qual o ano que Meg Cabot esteve na Bienal do Rio?". Mesmo que o autor errasse, o sorteado levava o prêmio, o que não deixou ninguém triste!
Vejam os ganhadores:

















A primeira ganhadora quis a prova da " A Rainha Vermelha"


















O segundo livro sorteado foi Pela Janela Indiscreta da Aimee Oliveira, uma das autoras entrevistadas do segundo bloco.


















" Eu Te Darei o Sol"  da Novo Conceito foi o 3º livro escolhido.

















Gabriel Sidney foi o 4º sorteado e ganhou Enviada do autor Sérgio Pereira


















Micheline Soares foi a 5ª e escolheu A Flor da Pele da parceira Suma de Letras!


















O 6º ganhador escolheu Escuridão Total Sem Estrelas do mestre Stephen King , cedido pela parceira Suma de Letras.


















A 7ª ganhadora escolheu Se Joga! da Editora Gente

















O Prata, 8º ganhador escolheu " A Mais Pura Verdade" da Novo Conceito.


















A 9ª sorteada ganhou Mocassins e All Stars da autora Clara Savelli , entrevistada do segundo bloco!


















O Júlio Gabriel foi o 10º sorteado e escolheu Sobre a Escrita do mestre King, cedido pela Suma de Letras <3!


















A 11ª sorteada foi a Evellyn Reist, ela optou por " Os príncipes encantados também viram sapos" da Megan Maxwell, cedido pela parceira Suma de Letras!


















Fechando os sorteados do 2º bloco, a última ganhadora escolheu 100 Dias de Felicidade! :) 

No intervalo, antes de iniciarmos o bloco seguinte, o autor M. Pattal da série Promessas, nos contou sobre seus livros. Ele explicou que ao todo são 5 livros! E que já tem lançado 2, um sortudo ganhou logo após ele falar, o kit com os dois livros + marcadores + bottons + chaveiro + caneta + cd com a música do primeiro livro " A Promessa".


















E o sortudo foi outro autor que estava presente mas dessa vez como ouvinte, Vinícius Grossos ! ( ele estará na edição de aniversário do blog em agosto!)
Começado o segundo bloco foi a vez de entrevistar Aimee Oliveira, Bárbara Lima e Clara Savelli.


















A Aimee começou contando como foi criar um personagem como Frederick que é um apaixonado pela vizinha da frente e que acaba se envolvendo com ela, com muitos irmãos a autora sempre viveu rodeada de meninos, por isso acabou colocando um homem como protagonista de seu livro.
Ela também falou sobre os contos que tem publicados na Amazon e no Whatpadd.
Depois foi a vez da Bárbara Lima, jornalista, nos contar porque optou por escrever um livro sobre adolescentes. Mãe de um menino lindo que estava na plateia com seu marido, ela disse que já recebeu críticas negativas de gente falando que ela não cresceu em uma matéria publicada sobre o " Que Fase!", seu livro de estreia. Na verdade , a autora se inspirou em sua irmã que tem 15 anos para contar a história da protagonista, e todas duas dúvidas e anseios, comuns nessa idade. Também contou como foi seu processo de escrita, que fez curso com a Lycia Barros e que seu livro é publicado pela Ases da Literatura, selo da famosa autora.
Fechando o bloco foi  a vez de Clara Savelli nos contar como compôs os personagens de Mocassins e All Stars. Primeiro ela publicava suas histórias no Orkut, como foi fazendo sucesso, tanto ela quanto Aimee que são muito amigas, publicaram pela editora da USP seus livros. Clara disse que já mudou o rumo de seus personagens por causa da opinião de seus leitores, como por exemplo David, personagem do livro.
O bate-papo foi uma delícia e terminou por volta das 18 : 30h! Quando finalizei com as perguntas e sorteios, mais 12 sortudos puderam escolher seus prêmios!

































Espero que todos tenham se divertido tanto quanto eu :)
Dia 08 de agosto tem mais ;) 

7 comentários:

  1. Queria ter ido, mas Barra é muito longe :(
    Mas no próximo eu vou!!!!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por estes eventos e mesmo nunca podendo acompanhar, por morar em outro estado, adoro vir aqui e poder ver em cada foto a alegria de quem pôde comparecer!!!Mais de 100 leitores ali, esperando ávidos por seus autores favoritos, absorvendo tudo que falavam e contavam de suas experiências..
    Depois ainda dizem que há poucos leitores no Brasil! Claro, isso precisa melhorar ainda mais, mas é uma alegria grande ver eventos assim!
    O sorriso no rosto de cada um.
    Foi maravilhoso, disso tenho certeza!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que maneeeiro!!!
    Parabéns pelo evento Raffa, cada dia melhor!!
    Queri amuitooo ler Que fase!, e a capa é lindona ;)
    Nossa que legal que a Clara publicava os contos no orkut, geeente, quem quer corre atrás, hein, que garra!!!
    bjoos

    ResponderExcluir
  4. Muito bom poder ir nos seus eventos. Eu conto os dias para chegar e quando chega o tempo voa de tão maravilhoso que é. Seu evento tem conteúdo, ele é de qualidade, com perguntas e brincadeiras criativas.
    O Evento da Menina é dia de rever amigos que fiz nos seus eventos, ouvir os autores falando dos seus livros, rir com você da sua alegria, inteligência, ganhar brinde.
    Contagem regressiva para dia 08/08 0/
    Ps: Quem sabe um dia você não consiga que seu evento seja ao vivo para as pessoas que moram longe participem também né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Minha foto com cara de FELICIDADE por ter ganho o livro da Megan e, com esse cabelo de leãozinho é a melhor kkkk

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei muiiiito desse evento. Primeiro pq é na Barra e Segundo pq as entrevistas foram maravilhosas e Terceiro, tão importante quanto o primeiro e o segundo, pq o sorteio foi mega organizado, sem tumulto e confusões. As pessoas dessa vez respeitaram que os marcadores avulsos eram para todos e não só pra uma..rs. Muito bom!! Me aguarde no dia 8. Bjus

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)