quinta-feira, 30 de julho de 2015

Menina que via Filmes ; Um Reencontro [Crítica]

Título Original : Une Rencontre
Título no Brasil : Um Reencontro
Direção : Lisa Azuelos
Com Sophie Marceau, François Cluzet, Lisa Azuelos mais
Gênero Romance , Drama

Nacionalidade França
Ano : 2014
Duração : 1h 22 min



















Cinema lotado de idosas. Já tinha visto o trailer e sabia do que o filme se tratava , mesmo assim - e não curtindo nada o tema como vocês sabem - quis ver, pelos fatores : Marceau e Cluzet, dois atores franceses que adoro.
Aqui os adolescentes e os casais de 30 perdem espaço, os protagonistas tem na faixa de 50 anos, ela é autora muito bem sucedida , tem  3 filhos mas só mora com uma, tem um corpo perfeito e um rosto lindo que aparenta ter pelo menos 10 anos a menos, é divorciada e seu pseudo namorado tem apenas 25 anos.
Ele é um advogado criminal excelente, é casado há 15 anos e tem dois filhos, não é lindo e sim charmoso, tem aquele sorriso de Dustin Hoffman com menos idade e sabe como olhar para uma mulher. Pronto : está formado um casal para quem metade da sala vai torcer e a outra metade vai se sentir tão incomodada que umas 5 pessoas vão se levantar e sair sem o filme ter terminado.

O filme é ruim? Não, lhes digo que ele é o contrário, ele é muito bom. Por vários motivos que vou tentar passar a vocês nessa crítica.
Pierre ( François Cluzet de " Intocáveis" ) é o homem casado que se encanta em uma festa por Elsa Santorini ( Sophie Marceau, como diz meu pai : de fechar o comércio!) . Os dois são apresentados por um amigo em comum porque gostam de fumar maconha. 
O filme faz com que ao mesmo tempo que a gente curta a interação dos dois, também se  lembre que ele é casado e até então muito feliz com sua esposa Anne ( Lisa Azuelos, que também dirige o longa) . Há ali um embate : na cidade dos apaixonados como não se deixar seduzir por uma linda mulher que está também interessada em você? Ela diz às amigas que não se envolve com homem casado, ele alega ao amigo que jamais trairia sua esposa, será mesmo?
O espectador aguarda para saber o que acontece, toma sustos, se revolta , traição não é um tema simples. Para quem a viveu é sempre dolorido lembrar de sua própria experiência, é como se alguém lhe fizesse reviver o que você quer esquecer e não tem como encontrar a graça sabendo que a esposa amável, dedicada e correta vai sofrer como você sofreu.
Por outro lado há quem ache que faz parte da vida, que não devemos nos limitar a uma vida de marasmo se temos a chance de correr atrás de um amor que nos reacenda. 

Sou do time dos fiéis, até que a morte os separe, foi difícil pra mim ver as cenas, os beijos, e as mentiras para esposa.
Mas não se irrite como eu achei que ficaria ao terminar o filme, a diretora nos guarda um final com surpresa , onde invoca Shakespeare para se fazer a acreditar que Romeu e Julieta tem uma lição para nós sempre.
Saí da sala sorrindo e lamentando que as pessoas não tivessem conseguido esperar até o fim, merece palmas um filme desses. 

5 comentários:

  1. Fiquei curiosa para saber do final do filme ^_^
    Gostei do François Cluzet em Intocáveis, vou ver esse filme quando eu puder.

    ResponderExcluir
  2. Sei lá..Não sou fã demais de filmes franceses..Sempre terminam da mesma maneira ou seguem o mesmo roteiro batido.
    Traição é um lance complicado...difícil mesmo expor opinião. Porque se concorda, acaba sendo taxado de vadia e se discorda, pega título de puritana!
    Acho que no amor vale tudo, então...pego os dois títulos e pronto!!
    Mesmo não tendo ido muito com a cara, vou acabar vendo para poder formar minha opinião!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Traição é sempre traição independente de ser beijo, sentimento ou os finalmente. Não concordo com quem trai e depois diz inúmeras mentiras para tentar amenizar o feito. Mas quem sou eu para julgar os atos dos outros essa é só minha humilde opinião.
    Focando no filme eu provavelmente não vou vê-lo e nem é porque tem a traição mas porque não me interessei na história e dessa vez vou passar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Só por ter traição já nem cogito em assistir, sério, me irrita muitooooo esse tema.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que vai me dar muita raiva esse filme...rs. Melhor ter um dia bem humorado pra assistir...Vai lá pra fimzinho da fila de vontades..rs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)