quinta-feira, 23 de julho de 2015

[Resenha ] Isla e o Final Feliz @intrinseca

Título Original : Isla and The Happily Ever After
Título no Brasil : Isla e o Final Feliz
Autora : Stephanie Perkins
Editora Intrínseca
Número de págs: 300
Tradução : Amanda Moura






Existe toda uma expectativa quando lemos algo de um autor que amamos muito , ou que tenhamos ficado viciada em outro livro que ele escreveu. Como a grande maioria, sou apaixonada por Anna e o Beijo Francês  e por mais que tente não consigo esquecer o quão maravilhoso foi aquele livro e como espero que algo tão fantástico seja escrito pela autora novamente.
Depois de Lola e O Garoto da Casa Ao Lado ´já tinha me decepcionado um pouco com a escrita de Perkins, mas ouvi muitos elogios sobre Isla ( ou como a própria protagonista gosta de frisar fala-se AI-LA! ) e arrisquei. Não me arrependi, o livro é uma graça.
Isla é uma garota naquela idade de sempre, os 16 anos, completamente apaixonada por Josh, ela tem dupla cidadania e vive entre NY e Paris, Josh é americano, filho de um político e só vamos saber bem lá na frente porque  ele está estudando na França. 
Há graça no texto e esse quase chegou perto da perfeição que é Anna e o Beijo Francês. A parte onde ela após arrancar os sisos encontra com o garoto que ama loucamente é digna de quem tem tudo na vida, menos sorte no amor. Engana-se quem pensa que ele liga, que é o biotipo do cara gostosão que sabe o quanto é desejado, e é nisso que Perkins acerta mais uma vez, seus personagens masculinos por mais perfeitos que possam parecer carregam uma infelicidade que os faz sentirem menores do que realmente são, é surreal para Josh imaginar que alguém como Isla seja louca por ele, e mais ainda o é para a menina que é muito baixinha e se acha desajeitada ter a atenção e algum interesse de Josh. Para o leitor fica uma história deliciosa de o como por mais incomum que você pense que é , pode ter certeza que será ou já é muito especial para alguém, e não ache que esse alguém é seu pai ou sua mãe.
Por mais que a autora em muitas partes faça um texto teen demais nos fazendo voltar a ter 15 anos em certas partes, fica na surpresa da descoberta de um casal improvável para eles mesmos, o como sempre nos colocamos para baixo e focamos mais em nossos defeitos do que nas qualidades. 
Há todo um grupo de figurantes especiais que também dão um tom especial ao livro, as irmãs de Isla e seus nomes nada comuns, seu melhor amigo Kurt Cobain , que tem esse nome porque nasceu perto do dia que o vocalista do Nirvana se matou... são pessoas comuns e imperfeitas e isso é ótimo, Kurt por exemplo odeia seu nome e tem horror da banda , é autista mas não se acha tão bonito quanto a própria Isla o descreve. 
E como se não bastasse a história ter suas dores e delícias - como conflitos familiares - ainda ganhamos de brinde participações para lá de especiais de Anna e Etienne do primeiro livro, Lola e Cricket do segundo, afinal ,todos se conhecem e fecham uma trilogia gracinha que merece ser lida por todos.
Não acho que esse seja o melhor livro da trilogia, mas certamente fica em segundo, Lola para mim foi o mais fraco deles. Aqui no Brasil foram lançados separados e podem ser lidos dessa forma , mas se agora que os 3 já foram lançados por aqui sugiro que se leia os 3 e escolha qual seu preferido. 
Adorei Isla, amei Anna e gostei de Lola. Todas crias de Stephanie Perkins, uma autora que não tem como ficar neutra lendo seus livros, ela escreve fofamente <3! Recomendo. 

3 comentários:

  1. Te falar que só li Lola e não curti muito, você acredita?
    Mas o meu mais desejado é Anna e nunca tive oportunidade de ler.
    Mas eu vou mudar isso hoje ainda. E vou pedir Anna. Todos recomendam esse livro e não sei porque cargas d'água ainda não o li.
    Eu e meu romantismo incurável...
    Então é claro que esse vai pra lista de desejados!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nada dela, tinha me interessado por Lola e O Garoto da Casa Ao Lado, de repente eu leio os 3 pra ver qual gosto mais ^_^

    ResponderExcluir
  3. Não li nada da autora mas já conhecia o livro de tanto ver circulando pela internet e não sabia que se encaixava para fazer uma trilogia com os outros, muito bom saber pois já ia comprando esse. Vou providenciar os outros e me aventurar nessas histórias.
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)