quinta-feira, 20 de agosto de 2015

[Resenha] Abilio @editoraarqueiro

Título Original : Abilio - Determinado, Ambicioso, Polêmico
Autora : Cristiane Correa
Editora Primeira Pessoa
Número de págs : 237









Além de amar biografias, gosto muito de ler sobre empresários bem sucedidos e como chegaram " lá". No caso de Abilio Diniz a admiração vem desde pequena, sempre ouvi meus pais falando dele como sendo dono do supermercado - ou no plural!- próximo à minha casa. Quando me formei na faculdade tentei dois processos para trainee do Grupo Pão de Açúcar, era um sonho fazer parte da empresa e todo mundo que conhecia tinha se inscrito , nunca fui chamada nem para as entrevistas, passado os anos notei que muito do contado pela autora sobre Abilio fez mais parte da minha vida do que imaginava. E ainda o faz : basta lembra-los que o empresário hoje é dono de marcas como Sadia e Perdigão.
O livro conta a história desde a chegada do pai de Abilio , Sr. Valentim para o Brasil ( a família veio de Portugal) começando com um mercadinho , ou melhor , uma doceria , com o famoso nome Pão de Açúcar e se transformando anos mais tarde no império do homem que atualmente é o nono mais rico do país.
O primogênito de Seu Valentim e Dona Floripes disse ao que veio logo muito novo sempre se interessando pelos negócios do pai. O ex gordinho focou sua vida em estudar muito e em fazer muitos esportes deixando para trás os quilos que tinha na infância. Foi pensando nos negócios que optou por fazer Administração de Empresas na FGV de São Paulo, faculdade que tem um carinho tão especial que não somente seus professores do local trabalhariam com ele mais tarde, mas também muitos alunos de lá foram e são funcionários da rede de supermercados.
Do auge de seus negócios, da ida aos Estados Unidos para estudar mais sobre empresas do gênero , Abilio foi pioneiro ao criar mercados onde gôndolas eram colocadas e as donas de casa mesmo pegavam as mercadorias , coisa que então só existia na França , com o Carrefour , que mais tarde viraria seu principal concorrente e depois ele próprio o compraria no Brasil.
A autora não somente nos mostra o empresário Abilio e suas brigas familiares com seus irmãos pelo dinheiro da empresa, como também nos conta sobre a vida pessoal do homem que se casou duas vezes e teve 6 filhos ( 4 do primeiro casamento que durou 26 anos e 2 do segundo com a atual esposa) . Também conta o quão metódico Abilio é, como suas coisas são todas programadas para que não perca tempo, exemplo disso é a arrumação de sua mala feita há mais de 20 anos pela mesma secretária, ou os horários em que pratica seus esportes - que já mudou de natação para corrida e até mesmo musculação e tênis - , o que ele não previa é que isso facilitaria o sequestro que sofreu em 1989 e que durou 6 dias, ele achou que morreria nas mãos de 2 canadenses, 2 chilenos, 1 argentino e 1 brasileiro, Abilio se tornou um rosto conhecido e de fácil reconhecimento apara os bandidos do mundo todo. Felizmente o desfecho foi feliz, sem pagamento de resgate.
Depois disso passou a andar com seguranças, homem não muito simpático com quem trabalha com ele, chegou a brigar também com a própria filha Ana, única que se interessava em seguir os passos do pai e pelo que falam, o fazia bem. Claro que as comparações dos funcionários e o próprio ciúmes de Abilio de que a filha lhe tomasse o lugar parecem ter contribuído para que ela desistisse de um lugar na presidência do grupo.
ABILIO E OS SEIS FILHOS
Assim como os grandes chefes internacionais, ele tem suas manias e demite sem pestanejar, é um homem prático a quem importa mais os resultados do que outra coisa. Seus filhos se queixam que viam o pai sair mas não o viam retornar, isso porque Abilio voltava sempre após as 10 horas da noite.
Também é tocado a parte política, que dá a entender que o empresário dança conforme a música , vai do PMDB ao PSDB e ao PT de acordo com quem está no poder. 
Hoje, aos 78 anos, Abilio ainda é um nome lembrado por todos como um empresário brasileiro bem sucedido, não faz mais parte do Pão de Açúcar , vendeu sua parte, mas atua em muitas outras empresas e aposentar é algo que não parece fazer parte de seu vocabulário, sensacional o livro. Recomendo.

4 comentários:

  1. É sempre bom se inspirar em pessoas que conseguiram "vencer" na vida!
    Isso sempre nos deixa aquela pontinha de "eu também posso, se me esforçar"...rs
    Não conhecia a história desse grande empresário, mas gostei do pouco que li acima!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. É uma história inspiradora, não o conhecia, mas sabia que o dono do Pão de Açúcar (na época) era muuuuuuuuuuuito rico, mas não sabia do começo da história dessa rede.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Não curto muito biografias não e confesso que esse tipo de livro eu passaria reto..

    ResponderExcluir
  4. Amo demais seu blog! As resenhas sao ótimas! Parabéns😻

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)