segunda-feira, 28 de setembro de 2015

[Resenha] Rivellino @editoracontexto

Título Original : Rivellino
Autor : Maurício Noriega
Editora Contexto
Número de págs: 202









O Rivellino que conheço é o comentarista, sim, quando passei a assistir futebol e me interessar ele já não jogava . Por esse motivo veio ainda mais o interesse pela leitura desse livro, o jogador que conheço é o do que me falaram, do que meu avô comentava e do que meu pai conta até hoje. O craque tem atualmente 69 anos e jogou de 1965 a 1981. 
O jornalista Maurício Noriega vai a fundo na vida do craque que jogou pelo Corinthians – e que não é muito amado por lá , na verdade tem quem o ache ótimo e tem quem não goste de lembrar dele pelo clube já que em 10 anos jogando por ele não conseguiu ganhar o Campeonato Paulista -  e  pelo Fluminense. Sim, antigamente, eram poucos os times que os jogadores defendiam ( ele jogou em 3 profissionais, tirando os da juventude) , hoje não é incomum encontrá-los em seu quarto clube sem nem terem passado dos 30 anos, os tempos de Pelé e de Rivellino definitivamente eram outros. Também jogou mais tarde em um clube árabe que é citado no livro ( Al Hilal) e que até hoje é reconhecido por lá como um ídolo que honrou a camisa do clube .
Está no livro não somente a vida dele quando criança nos primeiros passes com a bola em São Paulo ao lado de seu irmão mais velho Abílio,como também os primeiros dribles com a esquerda , que o fizeram ficar conhecido no grande campo.  O craque que chegou ao Fluminense já consagrado no Corinthians tem carinho pelos dois clubes mas guarda mágoa do ex presidente Vicente Matheus pela final de 74 quando jogou com o Palmeiras e jogou mal como todo o retsante do grupo mas foi escolhido por ele para ser o principal culpado, tendo seu passe colocado à venda no mesmo dia para o Fluminense. No Flu foi recebido pela torcida de braços abertos e  tinha jogado bem com a camisa da seleção o que ajudou para que com seu talento fosse virando ídolo da torcida. Atuou no clube até 1978 ( ele pararia de jogar em 1981) . 
Como jogador da seleção ele ganhou a Copa do Mundo de 1970 ao lado dos mitos Pelé, Garrincha e Tostão. No livro há várias declarações de jornalistas e outros jogadores que o viram jogar e que o idolatram pela sua qualidade em campo. 
Infelizmente não o vi jogar mas pelos apelidos que Rivellino tinha e pelo carinho com que meu pai e avô sempre falaram dele fico com vontade de ter visto em pleno Maracanã o Garoto do Parque,  Patada Atômica, Riva, Bigode...e tantos outros adjetivos que lhe deram por ser craque.
Pela história realmente não se fazem mais craques como ele, e como tudo que era antigo nesse meio, eu gostaria muito de ter visto o jogando. Biografia ótima, pude conhecer mais do ídolo!



30 comentários:

  1. Este livro e a cara do meu irmão.:D

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei nada de futebol, não me interesso, acho outros esportes mais interessantes. Mas sei que não fazer craques como antigamente.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Mesmo não sendo fã de futebol, é impossível não ter lido ou ouvido alguma coisa sobre esse grande mito do futebol!
    Apesar de não entender nadinha de bola e jogadores, sei do valor que ele teve na história e que representa até hoje, muitos torcedores antigos e porque não, jovens também!!!
    E por amar biografias, adorei isso de poder conhecer mais a fundo a vida do craque!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre tive vontade de conhecer mais a história do Rivellino, por ele ter sido jogador do Corinthians.
    A resenha está maravilhosa!!! Parabénsss!!!

    ResponderExcluir
  5. Não entendo nada de futebol,não sei nem pra onde vai...=P e junta isso mas eu não ser mt chegada a biografias... hahaha..não sei se leria esse livro ;/

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-segredos-de-uma-noite-de-verao.html#comment-form

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-feitico-da-sombra-livro-2-nora.html

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-samgue-do-cordeiro-sam-cabot.html

    ResponderExcluir
  6. Ótimo presente para uma amigo fanático por futebol.

    ResponderExcluir
  7. Inegavelmente o Brasil é o país do Futebol. E os seus melhores craques hoje já não estão mais em campo muitos estão de alguma forma ligados ao futebol mesmo não fazendo a bola rolar na grama. Uma vida ligada ao esporte seja ele qual for é sempre memorável.

    ResponderExcluir
  8. Este sim, pode ser chamado de um dos jogadores da seleção brasileira, pois os jogadores de hoje em dia, não jogam por amor a camisa e a seleção e sim pelo dinheiro. E é um dos craques antigos do meu amado time Corinthians!

    ResponderExcluir
  9. Eu já ouvi falar do Rivellino, porém conheço pouco da sua história de vida, na verdade não conheço nada!! Todos temos altos e baixos na vida e tenho certeza que com ele não deve ter sido diferente!!

    ResponderExcluir
  10. Cresci vendo meu pai comentar dele e outros muito bom jogador gostaria de ganhar o livro e presentear meu pai !

    ResponderExcluir
  11. Rivelino e da minha epoca vi ele jogar muito se consagrou no time do meu coraçao o fluminense .gostei da resenha .

    ResponderExcluir
  12. Talento, técnica e habilidade não podem desaparecer com o tempo e Rivelino é a prova viva disso.

    ResponderExcluir
  13. Ele foi o maior jogador do Corinthians de todos os tempos. Vai demorar mais algumas gerações pra aparecer outro que chegue perto, igual nunca.

    ResponderExcluir
  14. Infelizmente não o vi jogar, porém é notório que foi um dos melhores dribladores e controladores de bola na história do futebol!

    ResponderExcluir
  15. Rivelino era um grande craque mesmo, pelo menos é o que sempre ouvi dizer e gostaria muito de conhecer suas histórias!
    bjos
    Luuh Ferreira

    ResponderExcluir
  16. Depois de Pelé e Zico ele foi o melhor

    ResponderExcluir
  17. Darei de presente pro marido que gosta muito de futebol.

    ResponderExcluir
  18. já ouvi falar muito sobre o Rivelino, e amei sua resenha , quero poder sentir esse desejo de ter visto em em campo, assim como aconteceu com você...

    bjocas

    ResponderExcluir
  19. Leitura obrigatória para os amantes do futebol

    ResponderExcluir
  20. Gostaria muito ganhar para conhecer mais sobre esse verdadeiro craque.

    ResponderExcluir
  21. Com certeza não existem mais craques como ele

    ResponderExcluir
  22. Quem viu a seleção da década de 70 com certeza o admira muito

    ResponderExcluir
  23. Muito legal!!quero muito ler,adoro biografias :)

    ResponderExcluir
  24. Meu pai, está aqui me dizendo: O VERDADEIRO CANHOTA DE OURO DO FUTEBOL MUNDIAL DE TODOS OS TEMPOS!!!

    ResponderExcluir
  25. Grande Craque, grande pessoa, uma honra ler essa biografia de um dos melhores jogadores brasileiros!

    ResponderExcluir
  26. Muito bom!!Quero ganhar para presentear meu marido que vai adorar!!

    ResponderExcluir
  27. que honra poder ler esse livro, quero Muito!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)