domingo, 25 de outubro de 2015

[Resenha] Antes de partir desta para uma melhor @editoraarqueiro

Título Original: One Last Thing Before I Go
Título no Brasil : Antes de Partir Desta para Uma Melhor
Autor : Jonathan Tropper
Editora Arqueiro
Número de págs : 251










O que amo em Jonathan Tropper são seus protagonistas sofredores e politicamente incorretos. Diferente dos livros considerados de meninas sobre coisas como pés na bunda, gastar demais e encontrar o verdadeiro amor, Tropper nos mostra personagens nada fofos, que tem uma vida muitas das vezes infeliz e que não se preocupam nada com a opinião alheia,muito menos são românticos.
O protagonista da vez se chama Silver, tem mais de 40 anos e vive em um condomínio rodeado de homens como ele : divorciados que babam por meninas com metade da idade.
Sua ex mulher da qual ele não tem nenhuma reclamação - afinal, o problema sempre foi ele mesmo e ele sabe disso - vai se casar com um médico super rico e que sua filha Casey ama mas do que a ele mesmo. Casey por sinal está indo para faculdade grávida e o único conselho que ele tem a dar para filha é que aborte. O diálogo deles nesse momento também beira o drama , ao lhe perguntar se a mãe já sabe que ela engravidou ela diz que não porque se importa bem menos em magoar ele do que a mãe.
Silver não trabalha, passa seus dias vendendo esperma para um banco de sêmen e vive dos direitos autorais de sua ex banda por uma única música que fez sucesso há mais de 7 anos e que hoje em dia toca muitos em festas e em casamentos. A banda acabou porque o mais famoso dela, o cantor , quis fazer carreira solo, Silver então seguiu sua vida mas sem se juntar a nenhum outro conjunto e gastando o que tinha .
A vida dele muda quando ele sofre um derrame exatamente no dia em que a filha vai fazer um aborto, óbvio que ele será atendido pelo novo marido de sua ex esposa e ele lhe dirá que se ele não operar o coração morrerá em poucos dias. O mais assustador é que ele não aceita operar e decide morrer mas quer nesses dias que faltam consertar todos os erros do passado, seja com sua vida como com a das pessoas que ama, no caso sua filha que nunca deu atenção direito.
Ah sim, ele também quer muito se apaixonar e na busca por um amor ele também opta por dizer sempre  a verdade a todos, dando ao livro uma narrativa bem ágil onde ao dizer o que pensa o leitor ri do outro lado, hilário no mínimo , o autor tem essa pegada de nos fazer rir mesmo no drama.

O carente protagonista nos ganha de vez e no final a gente nem lembra mais que ele já errou tanto. Leiam . 

3 comentários:

  1. Parece ser algo bem diferente do que eu normalmente leio.
    Vamos aprender bastante com esse personagem, e eu espero que a menina não aborte.
    Gostei muito da sua resenha.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada pelas letras do Jonathan. A maneira peculiar com que ele cria personagens tão reais, sofredores e sarcásticos me fascina!
    A realidade ali, exposta de uma forma tão natural, acaba sempre me colocando dentro da história.
    Ando maluca por este livro e com certeza, quero ler ele em breve!
    E descobrir como um homem comum, acaba tomando uma decisão tão importante e ao mesmo tempo, sendo tão cru em viver seus últimos tempos com sabedoria e realismo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Fiquei muito interessada, acho que estou entrando numa fase de querer ler livros assim.
    Faz bem variar de vez em quando ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)