domingo, 22 de novembro de 2015

Menina que via Filmes : Jogos Vorazes - A Esperança -Final

Título Original : Mockinjay - part 2
Título no Brasil - Jogos Vorazes - A Esperança parte final
Dirigido por Francis Lawrence
Com Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth mais
Gênero Aventura , Ficção científica , Guerra

Nacionalidade EUA

Se você leu os 3 livros, ama a série e dá um arrepio somente em pensar que chegou ao fim a saga, esse é o lugar certo. Mas talvez se você for muito fã , daqueles que defende com unhas e dentes o final pode ser que você me odeie daqui para frente. 
Entendam  : eu amei a trilogia, eu fui ao cinema na estreia de todos os 4 filmes ( somente esse que eu estava viajando e esperei voltar para ver) mas não concordo com o final da autora, e aqui entre nós,por mais que a gente ame todos os personagens, que saiba as falas e se sinta íntimo deles, essa decisão é dela, certo?
Outro fator que não me faria dar 10 para o filme, eu achei desnecessário dividirem em 2 o final ( podem me matar!) .
Na parte final Katniss ( Lawrence, cada dia mais linda!) ainda está assustada por Peeta ( Josh Hutcherson) ter tentado lhe matar e está com ainda mais raiva do Presidente Snow ( Donald Sutherland) por isso. Ela mal tem tempo de sofrer pelo amor perdido, porque Coin ( Juliane Moore) a manda para o Distrito 2 onde ela se une aos moradores para se revoltarem contra a Capital. Para quem leu os livros tudo se entende, mas meu marido mesmo que estava ao meu lado sem nunca ter lido nenhum deles me fez várias perguntas o filme todo. Parece - e claro que pode ser mesmo - que o diretor tem pressa e ali tudo que foi criado nos episódios anteriores, como todo o sentimentalismo de Katniss com a família e amigos dá uma super pausa para ela se transformar em uma máquina de guerra e mesmo perdendo alguns amigos no caminho ela continua atrás do objetivo que é matar Snow, parece que não é ela no meio do caminho, fica complicado identificar a personagem nesse último capítulo.

Caso não tenham lido o livro ou visto o filme, essa crítica tem spoilers...apesar de fiel ao livro ( temos as mortes de Prim e Finnick e ela fica com quem termina no livro também infelizmente) o filme peca em alguns pontos, há muita ação, ok, e ela funciona na telona mas o final cheirando a novela da Globo - eu sei que baseada no epílogo, somente mudando o sexo dos filhos de Katniss - onde só faltou um casamento com todos os personagens dançando no final. 
Pontos positivos eu destaco as atuações em conjunto de Donald Sutherland, Woody Harrelson , Philip Seymour Hoffman e Julian Moore, são ícones do cinema que sabe o que fazem, e quanto estão em cena realmente fazem a diferença.

Jennifer também fecha com chave de ouro sua atuação nos 4 filmes,  o final que não curto não é culpa dela, mesmo assim Collins ( a autora) fez uma das melhores histórias que já li. Vou sentir falta. 

4 comentários:

  1. Eu realmente amei o filme. Acho que o ponto sobre ela não sofrer, é que, ela perdeu muito tempo sofrendo e chorar não vai resolver nada( acho que foi o ponto do diretor). Ela sabe que na guerra e com essa grande perda e dificuldade, tudo que ela faz, é para se libertar, mas talvez saiba que estava falhando, principalmente com o Peeta e a Prim. (É o que eu acho).

    ResponderExcluir
  2. Eu li a trilogia assim que saiu e não fiquei assim, tão impressionada como a maioria ficou. O primeiro sim, mas os outros livros(filmes), não.
    Também não entendi os motivos de dividir essa última saga em duas partes ainda mais tão demoradas para se unirem.Mas...isso é cinema. E cinema, é complicado de se entender muitas vezes.
    Verei com certeza!! Mas...sem expectativas demais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu não sei quando verei este filme, fiquei com tanta raiva dele ter sido dividido em 2 partes que jurei que não veria esse no cinema! Então vou esperar o dvd do filme para ver.
    Eu não gostava do Gale, preferia o Peeta, por mim ela terminaria sozinha, mas não com o Gale!
    Gostei muito dos livros, não posso dizer que amei os filmes, não achei ruim, mas não gostei tanto quanto dos livros.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Raffa,
    Concordo com você que não precisaria dessa divisão. Se fosse feito em um filme só ele não teria aquela sequência de lento, lento, ação, ação, lento, lento. Amei todos os filmes, A Jennifer e os demais arrasaram na interpretação, mas também concordo que as mortes não foram sentidas.Achei que teria um tempo para digerir a morte da Prim e Finnick. Mas num todo a série manteve um ótimo nível tanto de efeitos,atuação e tal!
    Beijos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)