quarta-feira, 4 de novembro de 2015

[Resenha ] Surpreendente @intrinseca

Título Original : Surpreendente
Autor : Maurício Gomyde
Editora Intrínseca
Número de págs : 265













Amo cinema. Mas isso quem acompanha o blog já está cansado de saber. Agora imaginem juntar em um livro um protagonista apaixonado pela sétima arte e toda a sensibilidade de Mauricio Gomyde? O resultado não poderia ser diferente, Surpreendente é daqueles livros que você não somente não consegue largar até terminá-lo, como também lhe remete a cineastas e filmes que você ama e que fazem parte de sua história de vida.
Nosso protagonista se chama Pedro, ele sofre de uma doença degenerativa que já lhe roubou parte da visão, apesar de inexplicavelmente a mesma ter parado de progredir há anos. Sua paixão é o cinema, ele comanda um cineclube local em SP onde ao final de cada exibição tenta extrair dos poucos expectadores o que acharam da obra, em vão, a maioria dorme ou é desatenta o que o desestimula um pouco. Além dessa paixão não remunerada - e quem comanda clubes do livro e afins entende bem o que é isso e como o bacana é o retorno do público, sem ele é melhor ficar em casa - ele ainda trabalha em uma videolocadora, outra coisa que anda em baixa com muitas entrando em extinção. 
Desmotivado devido a eventos que ocorrem no livro ele se tranca em casa e começa a ver as coisas pelo lado negativo, mostrando que amigos fazem toda a diferença ele é convencido a continuar atrás de seus sonhos se jogando na estrada para isso.
O sonho de Pedro que sempre foi ganhar o Cacau de Ouro volta à tona com a ajuda de Mayla e Fit - essa primeira sonha em ser atriz - que o ajudam a alcançar esse objetivo mesmo com todas as dificuldades que enfrenta.
Maurício nos coloca na vida de Pedro de forma que viramos as páginas e ganhamos um amigo, para torcer, para se emocionar e para principalmente - fazendo trocadilho com o título - se surpreender com o que o final nos reserva.

Falar mais do livro seria estragar as surpresas que o texto reserva, leiam e se emocionem, vindo desse autor sensível e talentoso é sempre certeza de que teremos uma história para guardar na memória. 

4 comentários:

  1. Perdi a conta de quantas resenhas já li sobre essa obra do Gomyde. E a cada uma delas, eu tenho mais vontade ler! Sofri anos com problemas na visão e mesmo sendo lesada demais com títulos e histórias, sou apaixonada por cinema desde quando me entendo por gente!
    Então, assim que soube do que se tratava a história, foi paixão a primeira letra.
    Pretendo ler em breve, sem contar que Gomyde dança com as letras de uma forma que poucos autores fazem!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ai que legal, parece ser uma história linda de superação.
    Amo esse tipo de história, e Pedro merece cada vitória.
    Amei a resenha.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Conheci o Mauricio em eventos literários e se não me engano em um dos seus, mas nunca li nenhum livro dele. Fiquei feliz quando ele que publicava livros sozinho conseguiu uma editora e só vejo falarem bem desse livro. Estou ansiosa para ler s´estou esperando a pilha de livros diminuir que vou atrás dele
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sempre que passo numa livraria e vejo esse livro fico sonhando com o dia que irei lê-lo! Desde que conheci o autor no evento do blog, eu quero muito ler os livros dele!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)