segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

[Resenha] A Aposta @novo_conceito

Título Original : A Aposta
Autora : Vanessa Bosso
Editora Novo Conceito
Número de págs: 286












A Aposta tem vários pontos que já lemos em outros livros e também já vimos em alguns filmes, certamente a autora deve ter se inspirado em histórias que vemos e lemos por aí para dar voz à protagonista Nina, mas não pensem que aqui começará uma crítica negativa. Longe disso, Nina, a protagonista, tem aquilo que muitas de nós não tínhamos na idade dela  : coragem. E quando necessário ela fala o que pensa e bate na cara de quem acha que deve bater, ok, mesmo que na escola isso a leve até a sala do diretor. 
É assim que sabemos que Nina e Lex vão formar um casal, por mais que ele seja o biotipo do cara babaca e ela a menina correta que se apaixona pelo cara errado. Não que ela seja fácil, como em “ Dez coisas que eu odeio em você” o carinha aceita um aposta para domar a fera – sim, também lembra a A Megera Domada , eu disse, não disse? – tudo porque ele precisa de grana para consertar sua moto, e seu pai já avisou que não irá dar um tostão para isso.
Quando Ninca descobre a primeira aposta – sim, são duas, acreditem! – ele diz que não vai mais se meter com ela, mas uma inimiga daquelas que não tem mais o que fazer da vida (sim, dessas que tem em toda escola e faculdade que se preze)  , o chantageia e pede que ele mantenha seu plano de usar literalmente Nina em prática.
Com os hormônios à flor da pele, sabemos que nosas heróina mesmo sabendo que deve dizer não vai falar sim, e Lex sabe o poder que tem com as meninas, e consegue isso sem muito esforço. Para piorar anda com Gancho – que tem esse apelido por ser pirateiro – que só leva oc cara pro mal caminho...
Gente , eu sei que ainda mais quem passou dos 30 anos já leu histórias assim aos montes, mas o ponto alto do livro devo dizer que é a escrita de Vanessa Bosso, nunca tinha lido anda dela e me ganhou com um livro que apesar de simples é bem escrito, não há nenhuma história mirabolante, mas sim o bom gosto de optar por algo que ela conhece bem – o romance – e demonstra isso em cada página, por nos fazer reviver os fantasmas do fim da escola quando há tanta coisa nova para vir e as dúvidas plantam a todo instante. Quem nunca se deixou levar por uma paixão ainda que sabendo que poderia não ter futuro, que atire a primeira pedra.
A viagem que antecede a formatura da escola para uma Ilha só fica ainda mais perfeita para um plano de fundo onde o casal vai lutar contra os sentimentos e onde o leitor vai se perguntar se torce ou não para que eles fiquem juntos sabendo que Lex não vale muita coisa. 

Nina é desacreditada nos homens...mas parece que toda regra tem mesmo sua exceção. Leiam, é bem bacana!

7 comentários:

  1. Não sei se conseguiria não ficar com muita raiva do Lex e da Nina...
    Só lendo para saber ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. É um jeito diferente de ver as coisas.
    Eu queria ser como a Nina, corajosa e bater de frente.
    Parece ser uma história boa.
    Bjos, amei a resenha.

    ResponderExcluir
  3. Acho que já passei dos 30 faz tempo..rs mas ainda gosto de livros assim. Que trazem as mocinhas lutadoras e que tem essa coragem de enfrentar os problemas da vida. Mesmo que estes problemas sejam bons, no péssimo sentido!!
    Mesmo trazendo isso de "eu já vi ou li isso antes", gostei da proposta e lerei se tiver oportunidade!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Resenha ótima, obrigada! Bjoooooo

    ResponderExcluir
  5. Já li esse livro, e gostei muito! é bem leve e amei a forma como a autora escreveu.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto da escrita da Vanessa Bosso, li 2012, acho que foi o livro de estreia dela, e gostei muito! Gostei da resenha Raffa, achei a Nina uma protagonista forte e com certeza lerei o livro! Bjão!

    ResponderExcluir
  7. Tenho vontade de ler esse livro, ja me recomendaram varias vezes essa autora, espero poder ler logo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)