segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Menina que via Filmes : Cinco Graças [Crítica]

Título Original : Mustang
Título no Brasil : Cinco Graças
Lançamento 21 de janeiro de 2016 (1h33min) 
Dirigido por Deniz Gamze Ergüven
Com Güneş Nezihe Şensoy, Doğa Zeynep Doğuşlu, Elit İşcan mais
Gênero Drama

Nacionalidade Turquia , França , Alemanha







Prepare-se para esse filme , ele é intenso e revoltante. Para nós que vivemos em um país tão liberal, onde o contato com o sexo oposto não somente é permitido mas muito comum e onde o " mostrar demais" não há limites, filmes que se passam em países muçulmanos sempre chocam. 
Esse em questão se passa em um vilarejo na Turquia, bem distante da capital Istambul, onde, aparentemente é mais liberal. 
Lale, Selma, Ece, Nur e Sonay são 5 irmãs que perderam os pais e vivem com um tio e a avó. A primeira cena mostra elas saindo da escola e se despedindo de uma professora que Lale ama. Em seguida optam por não usarem o ônibus e vão junto com um grupo de meninos até a praia. O que acontece lá, aos olhos brasileiros, não é nada demais. Elas brincam com os meninos montadas em seus pescoços - vestidas! com meias grossas que cobrem as pernas, saia até o joelho e camisa social - e fazem uma guerrinha de água. Nada demais, certo? Mas para o mundo muçulmano um pecado imenso, uma vizinha as vê fazendo isso e começa aí o pesadelo das cinco que param de frequentar a escola e ficam em clausura dentro da própria casa, depois de terem apanhado muito da avó.
A união das irmãs é linda, os preconceitos do tio que as cria não. Ele convence a mãe - avó das meninas - que elas tem que ser criadas para casar, e o primeiro passo é não somente transformarem a casa em uma prisão - com grades e tudo - mas como as fazerem tê-las aulas para serem uma boa esposa ( submissão a gente vê por aqui). 
Sonay tem um namorado e talvez seja ela a única que terá chances de viver um final feliz. Com casamentos arranjados elas se preparam para serem apresentadas para homens que nunca viram na vida, mas que sua avó e seu tio - que confesso que acho que ele também abusava delas , por mais que não há cenas que mostrem claramente isso - achem serem um bom partido. Ou seja, para eles se livrarem delas entregando para homens que mal conhecem é o certo. 
A DIRETORA COM AS CINCO ATRIZES
Há cenas bizarras do tipo exames ginecológicos com as mais velhas para saberem se ainda são virgens. Apenas as duas mais novas são privadas dele. Por mais que não se fale em idades exatas das meninas, a mais velha parece ter 16 e a mais nova onze. Todas tem aulas iguais e o enxoval preparado para cada uma que parte é no mínimo estranho , com livros sobre a primeira vez ( como se elas não soubessem o que vem pela frente!). 
O mais chocante durante o longa é perceber o como isso ainda é atual por mais que achemos ser ultrapassado, nesse exato momento muitas meninas passam por isso, com a desculpa da fé, são criadas para serem entregues precocemente para seus maridos. Algumas vezes homens com o dobro de sua idade.
A história de cada uma é única, teremos a que estará feliz, a que se rebelará, a que aceitará mas depois se arrependerá....e há uma cena específica após um jantar onde todas riem e depois choram muito. O motivo? Deixo para vocês descobrirem. 
Concorrendo ao Oscar desse ano como Melhor Filmes Estrangeiro pela França, Cinco Graças é muito mais do que um filme de adolescentes , é sobre costumes , e como a Turquia tem cada vez mais aumentado sua população muçulmana e os costumes por lá tem ficado rígidos.

Palmas para diretora e para os atores em cena. Com destaque para as 5 jovens. Atuações sem caras e bocas e na medida certa para nos fazer sairmos da sala de cinema impressionadas com o talento de cada uma. 

3 comentários:

  1. Tinha lido algo bem por cima sobre esse filme. Que é mais um grito de socorro, como todos os filmes do gênero.
    Histórias assim sempre chocam, mesmo estando vivendo num mundo bem moderno aqui no Brasil(ruim isso, diga-se de passagem). Lá, a coisa ainda é assim até hoje.
    Mesmo com pequenas mudanças, as mulheres ainda sofrem muito.
    Verei este com certeza!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não tinha ouvido nem falar deste filme, mas quero ver logo!
    Uma pena não ser tão divulgado :(

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Esse filme é uma surpresa pra mim, porque não tinha ouvido falar dele, mas pelo visto, será uma surpresa boa, pela historia e pela atuação das atrizes, com certeza vou assistir!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)