sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

[Resenha] Meu Apetite Por Destruição -Sexo, Drogas e Guns n´Roses

Título Original : My Appetite For Destruction - Sex, and Drugs, and Guns n´Roses
Título no Brasil : Meu Apetite por Destruição - Sexo, Drogas e Guns n´Roses
Autor : Steven Adler e Lawrence J. Spagnola
Editora Ideal
Número de págs: 285



Acho que qualquer pessoa que me conhece sabe que os Guns n´Roses sempre foram minha banda favorita. Mas talvez nem todos saibam que só fui conhecê-la em 1991, quando o baterista original não estava mais nela, portanto, para mim o baterista que amo sempre foi Matt Sorum. Claro que gosto de Adler e entendo sua importância para banda, mas nunca tive nada dele colado no quarto, em 2010 li o livro no original e hoje publicado no Brasil resolvi reler, a famosa história do cara que foi demitido do Guns no auge do sucesso.
Como cada um tem a sua versão - e já li a de Slash, Duff e a de Adler- tentei me manter neutra, em um mundo onde não havia pobres coitados, mas sim os mais espertos.
Steven - seu nome de batismo era Michael, mas ele alterou quando foi adotado pelo padastro - nunca foi uma criança comum. Rebelde, sempre ia parar da sala do diretor e por muitas vezes foi expulso da escola. Sua mãe vivia em uma batalha de egos com os próprios pais por não ter se casado com quem eles queriam ( o pai de Steven era odiado por eles) , ele e seu irmão mais velho viviam entre a casa da mãe com o padastro Mel e a casa dos avós, que era onde Steven pedia refúgio toda vez que era pego fazendo coisas erradas, e acreditem, eram muitas. Com 11 anos ele já se envolvia com drogas e bebia muito. O que sempre me assusta nessas histórias, é, que tipo de mãe permite que seu filho tão novo faça essas coisas sem perceber e se envolver ? 
Muita da infância do ex baterista do Guns é contada, e as coisas começam a interessar mais aos fãs quando aos 14 anos ele conhece Slash, e dali para frente seriam mais problemas com tudo errado que pode existir. Outro ponto importante e tocado no livro diversas vezes, era a quantidade de vezes que ele transava, só com mulheres de acordo com ele , mas eram muitas, não havia fidelidade à namorada que durasse muito tempo com ele.
Nos deparar com histórias de astros do rock é ter certeza de que são no fim muito parecidas, tirando obviamente quando alguma trauma na infância o fazem ficar rebelde e fazer intensivo do uso de tudo que é ilegal, definitivamente não foi o caso de Adler, que sempre foi rodeado de amor mas que não ligava para isso, pois estava envolvido com arrumar problemas e decepcionar seus pais, e seu irmão mais novo ( que acabou virando alcoólatra, coitada dessa mãe).
O encontro com a bateria, os primeiros ensaios...tudo regado a sexo , drogas e shows de estrelismo do nosso amigo mais famoso : Axl Rose, sim, ele sempre foi estranho, Adler assim como os demais integrantes que já contaram suas histórias afirma que Rose nunca se envolveu com drogas pesadas, fazia uso esporádico de cocaína. Já Slash, Izzy e Duff eram viciados em heroína e álcool;  Adler cota sua história de maneira ingênua, por horas acredito nele, na alegria de ficar famoso, no modo de vida de excessos, do apenas querer dormir com todas as garotas e manter a amizade com os demais da banda. O dinheiro servia para drogas, muitas, o livro inteiro ele abusa muito de todos os tipos de drogas que existem, não sei como ele ainda está vivo. 
Claro que há relatos interessantes sobre famosos como quando ele ficou com Rachel Hunter ( esposa de Rod Stewart mais tarde), a cantada de George Michael,  a orgia com Steven Tyler ...
No livro é apenas um ex baterista de uma das bandas mais famosas do mundo que abusou das drogas, assinou papéis ingenuamente e destruiu laços com todas as mulheres que o amaram de verdade.
Adler é auto destrutivo. Como quem não quer nada, ele solta os podres, o jeito " estou nem aí" de Izzy e Duff, a traição de Slash, o egocentrismo de Axl e o desdém com ele e com os fãs. Como de despejasse tudo no ventilador, Adlernos presenteia com as histórias do início do Guns, que nem todos eles lembram ou contam em entrevistas.  
Claro que incomoda a ele até hoje ter sido expulso da banda , pelo lado dele da história se foi por causa de drogas, Slash também deveria ter saído, no próprio livro do guitarrista  ele afirma que chegou ao limite do uso das substâncias.
Extremamente interessante para os fãs da banda, Adler abre o coração e o jogo sobre como foi ter feito por 5 anos - se não me falham as contas - parte do Guns n´Roses. 

5 comentários:

  1. Eu nunca ouvi essa banda, mas já ouvi pessoas comentando sobre ela.
    Amei sua resenha, mas é por não conhecer muito essa banda, que não tenho muito o que escrever.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Primeiro,que edição linda!Achei que só tinha sido publicado lá fora.Sério que ainda veio com a camisa?
    Com certeza vai ser interessante ler um pouco do ponto de vista do Adler sobre como foram os anos na companhia de Axl e Slash e ele deve ter muitas coisas pra contar.Não sabia que ele tinha abusado tanto assim das drogas,achei que o Slash que era quem tinha chegado no limite do uso delas.
    Enfim,agora fiquei com vontade de ler,mas procurei em alguns sites e não achei,vou continuar procurando.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Mesmo amando biografias e amando Guns, confesso que sou péssima com nomes. E tirando Slash e E Axl..pouco sei sobre os outros integrantes. Nunca consegui guardar todos e faço uma confusão grande até hoje, mesmo depois de tanto tempo.
    Maioria das bandas boas são regadas a sexo, drogas e rock...e ele não ia fugir a isso. Mesmo dando a grande impressão que o maior vício tenha sido mulheres!Se tiver oportunidade, lerei com certeza!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Conheço pouco da banda, só as músicas mesmo, mas dá para imaginar como a vida deles foi/é tumultuada. Com essa vida na "estrada", fazendo shows por aí, usando drogas e pegando mulheres deve ter muita coisa para contar.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Guns fez parte da minha adolescência e até hj é uma banda que gosto muito, adoraria ler esse livro e saber um pouco mais dos podres desses garotos que pelo visto são muitos né!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)