domingo, 10 de janeiro de 2016

[Resenha] Para Continuar @novo_conceito

Título Original : Para Continuar
Autor : Felipe Colbert
Editora Novo Conceito
Número de págs: 221














Já estava com o livro na estante há cerca de 5 meses, ao pegá-lo para ler e devorá-lo em apenas um dia, obviamente que me arrependi de ter passado alguns não tão bons na frente. 
Em Para Continuar conhecemos Leonardo, um rapaz de 20 anos que tem um problema cardíaco e que leva a vida normal como pode, claro que com algumas restrições. Vive às voltas com os cuidados excessivos e seus pais e com as perguntas repetitivas de seu melhor amigo Penken.
A vida anda sem graça, mais do mesmo, até que dentro do metrô ele avista alguém que vai despertar muito mais do que um simples interesse. Ayako é uma oriental bonita, delicada, que volta e meia pega o mesmo metrô que ele e que não está muito preocupada em ter um namorado, passa sua vida na faculdade e cuidando da loja do avô, seu pais faleceram quando ela tinha 14 anos. O estabelecimento que fica na Rua da Liberdade - famosa pelo grande número de família orientais que lá trabalham/ vivem - chama a atenção, é uma loja de luminárias onde Leonardo após segui-la certo dia, vai descobrir que também trabalha Ho, um rapaz que tem uma paixão platônica pela moça assim como Leonardo.
Os encontros dos dois são fofos, Leonardo faz de tudo para esbarrar com ela e ser percebido, mas Ayako vive seu mundo à parte, onde mesmo tendo interesse no rapaz se preocupa com o segredo que ela e seu avô guardam no sótão e que ela prometeu que jamais deixaria outra pessoa descobri-lo.
O coração do rapaz bate forte pela japonesinha que acaba falhando, e ele se vê internado para cirurgias, enquanto Ayako não faz a menor ideia de que ele tenha algum problema de saúde.
Gostei muito dos pais de Leonardo, um casal centrado, apaixonado e que ama o filho, querendo sempre o ver feliz. O avô de Ayako também é uma figura fácil de se encantar, por toda sua calma e sabedoria.
Claro que há os personagens insuportáveis, como Ho e seu primo que não é flor que se cheire e a Malu, a ex namorada de Leonardo , sinceramente não curti nada a personagem, e muito menos o desfecho dela de traíra ( e ainda traição dupla, mas isso eu deixo para vocês descobrirem) . 
Há cenas lindas sobre as luminárias que eu deixo também para que vocês descubram e suspirem junto comigo. Para mim, o autor teve a sensibilidade de colocar uma história de amor todas as metáforas de um amor que está aceso ou não. Um romance muito delicado e gostoso de ser ler. 

4 comentários:

  1. Uma história de amor como esse, vale a pena ler.
    Pena que na maioria das histórias tem os personagens chatos e intrometidos.
    Amei a resenha Raffa.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei morrendo de vontade de ler, vai entrar para a minha lista agora!!!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Eu amo a literatura nacional! Ainda mais quando traz personagens tão vivos, tão ali..de pertinho! Se tem um lugar que morro de vontade conhecer, é o bairro da Liberdade! Já vi e li muita coisa na net e acho tudo tão lindo, tão belo...Ainda vou lá conferir de perto isso!
    Gostei também do conteúdo do livro...e com certeza, quero muito conhecer a história improvável desse casal.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Adoro romances e quando é nacional, bem contado,e a historia se passa em São Paulo então, dá um orgulho né! Adorei a resenha e já quero ler!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)