segunda-feira, 30 de maio de 2016

[Resenha] Tá Todo Mundo Mal @cialetras

Título Original: Tá Todo Mundo Mal
Autora : Jout Jout
Editora Companhia das Letras
Número de págs: 196











Começando pelo fato de que pouco sabia de Jout Jout, ou melhor, de Julia Tolezano da Veiga Faria, solicitei o livro de parceria mais por curiosidade, claro que sabia quem era a moça pois já foi parar em minha timeline vídeos bem engraçados como por exemplo do Biscoito ou Bolacha. Mas definitivamente não posso me intitular fã, na verdade antes dessa resenha nem sequer era inscrita no Canal dela. 
Mas então vejo uma penca de amigos vibrando com a chegada do livro dela, e Jout Jout me agrada por uma questão muito simples: ela foge dos padrões de beleza. E com isso ela não é aquele rosto e corpo perfeito da Kéfera e muito menos se preocupa com a maquiagem fora de alcance do bolso da maioria de suas seguidoras, em resumo: ela é muito mais o que eu sou do que outra.
Para completar toda essa identificação apesar da diferença gritante de idade entre nós - ela bate mais com meu irmão 10 anos mais novo! Ah, sim, ela também tem um irmão com essa mesma diferença de idade - me vi nela dizendo que não viu muito sentido de ter feito a faculdade de Jornalismo por 4 anos e meio, aliás a comunicativa que ela é hoje se deve ao fato dela ter nascido assim e não como muitos pensam dela ter cursado isso na faculdade. Ainda completa que o melhor presente que teve do curso foi seu atual namorado e uma amiga, posso fazer coro? Meus dois melhores amigos vieram do curso que nem por um mês trabalhei na área em toda minha longa vida de carteira de trabalho.
Com um subtítulo de " O livro das Crises" a autora vai abrindo sua vida aos seus leitores e sendo ainda mais comum como a gente espera que todo mundo seja, afinal, as pessoas na internet são como nós, vão ao banheiro, dedicam um capítulo sobre puns e despejam seus dramas e aflições para acharmos bizarro ou nos sentirmos mais próximos.
Jout Jout faz bonito em sua estreia como autora, talvez daí venha todo seu sucesso, quantas blogueiras dedicariam um capítulo inteiro de seus livro para explicar as propostas sem nexo que recebem para fazerem comerciais de coisas que nada tem a ver com elas? Tal qual na televisão, sempre teremos os produtos que não combinam com seus anunciantes, como Xuxa usando Monange e Gisele Bundchen balançando seus cabelos com o shampoo da Pantene. Para a youtuber há muito mais do que grana no que faz, claro que é uma delícia ganhar fazendo o que se ama, mas não é o que a faz levantar e gravar os vídeos ou gastar horas editando os, há muito mais por trás disso.
As crises de Jout Jout são tão sinceras que a gente lê cada página imaginando a voz dela e olha que só vi no máximo uns 5 vídeos dela compartilhados em timelines amigas. 
Não sou do time que acha que youtuber não deva escrever livros, acho que devem sim, desde que como foi esse, divertido, acolhedor e sincero. Jout Jout ganhou uma fã, não exatamente da faixa etária que ela costuma agradar, mas alguém que agora entende melhor porque tanta gente curte ela. 

6 comentários:

  1. Eu já vi uns vídeos dela e achei legal, mas nada de mais, da pra dar boas gargalhadas.
    Tenho curiosidade de ler o livro, ela parece tratar de alguns assuntos mais adultos.
    bjss

    ResponderExcluir
  2. Eu sou alienada demais nesse quesito. Essa moda de "youtubers" é algo que foge completamente do que entendo..ou finjo entender..rs
    Sou velha, pah!rsrsrs
    Não consigo ver muita coisa que a meninada posta e me perco no humor, na maioria das vezes, chulo demais.
    Não conheço a moça, mas gostei do que li acima. Essa mania da maioria acreditar em comercial de tv é algo irritante...e deve ser bom, ler isso exposto de forma crua e verdadeira!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia ela, acabei de descobrir que já tinha visto alguns vídeos dela ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Eu não sei quem é Jout Jout, não faço ideia de quem seja, mas minha filha de 16 anos me disse aqui que é fã e gosta muito da forma como ela aborda os assuntos sociais em seus vídeos, de uma maneira séria, mas com uma pitada de humor (palavras da minha filha).Ainda assim, não curto muito essa nova onda que são os Youtubers, eu ainda sou do tempo do tempo de blogs,rsrs!

    ResponderExcluir
  5. Não a conheço...não sei nada sobre a não ser que tem se falado bastante dela...vou procurar conhecer mais o trabalho dela e sobre essa onda de Youtubers para opinar...vou dar uma de Glória Pires no Oscar..kkkk

    ResponderExcluir
  6. Oi Raffa. Gosto muito da Jout Jout e adorei o livro dela. Beijos Andreia www.mardevariedade.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)