domingo, 26 de junho de 2016

[Resenha] Wicked @EditoraLeya

Título Original: Wicked- The life and times of the wicked of the West
Título no Brasil: Wicked
Autor: Gregory Maguire
Editora Leya
Número de págs: 495








Vocês acompanharam quando eu fui assistir a peça Wicked em SP, e nada mais justo do que agora ler o livro na qual a peça foi baseada. Tudo começa quando o casal Melena e Frex esperam um bebê mas então ele nasce completamente verde. 
Claro que levam um susto, o pai não aceita ter uma filha tão estranha assim dos padrões e se pergunta que criatura é aquela que nem chorar, chora quando nasce? Batizam a como Elfaba mas não tem muito apreço pela filha que não mama, que já nasce com dentes e que parece mais um monstro com suas diferenças.
Tudo isso se passa antes de O Mágico de Oz, ou seja, da famosa história de Dorothy que conhecemos. Elfaba cresce e vai para faculdade, onde é hostilizada por todos, acaba conhecendo Glenda que é seu oposto. Linda, amanda por todos e também nem um pouco humilde, elas acabam tendo que dividirem um quarto onde nasce uma amizade duvidosa onde o que no futuro já sabemos que virá a se tornar a Bruxa Boa do Norte ( Glenda) e a Bruxa Má do Oeste ( Elfaba) .
Os desafios vencidos pelas duas em encarar a sociedade de todas as suas formas nos mostram que Elfaba apenas devolveu ao mundo tudo que recebeu desde que nasceu diferente de todos: maldade. Quando sentimos o preconceito na pele entendemos porque é fundamental ser aceito e não se destacar por ser algo que as pessoas não entendem e ainda debocham.
O fato da linda Glenda e da estranha Elfaba disputarem o mesmo rapaz só coloca ainda mais óbvio uma situação que é comum em qualquer local. Geralmente o bonitão da turma se afeiçoa com o que todos veem como uma " sorte grande" estar ao lado, é muito mais fácil do que encarar tudo e todos por um amor que é estranho aos olhos de todos. 
Em certa parte essa história se resume em uma única frase da página 286: " Havia ódio demais nesse mundo, e amor também"

Wicked é para ler e reler, é para guardar na estante como um dos grandes clássicos já lançados. 


3 comentários:

  1. Eu queria muito ver a peça, mas ler o livro está mais próximo da minha realidade ^_^
    Lerei com certeza!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Copiando a Luh aqui em cima, o livro fica bem mais próximo da realidade..rs Então, irá para a lista de desejados.
    Gosto muito do tema, desse Antes dos contos em si. De como tudo começou. Se bem feito, pode render histórias fantásticas!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Taí, bacana saber um pouquinho mais desse livro. Confesso que tava totalmente out, sem entender pq todo mundo tava doido lá no evento da Aliança hahahaha.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)