terça-feira, 27 de dezembro de 2016

[Resenha] O Segredo de Emma Corrigan #UmLivroPorDia

Título Original: Can You Keep a Secret?
Título no Brasil: O Segredo de Emma Corrigan
Autora: Sophie Kinsella
Editora Record
Tradução de Alves Calado
Número de págs: 383








Você fala a verdade 100 por cento do tempo? Claro que não. Ninguém fala tudo que sente, ou tudo que pensa para não magoar os outros ou mesmo expor a si mesma. É partindo desse ponto que a autora Sophie Kinsella nos apresenta sua protagonista Emma Corrigan, ela tem 25 anos, já está na quarta tentativa de acertar na carreira profissional e tem um namorado que é o sonho de toda garota, Connor, mas talvez não seja o sonho dela.
Sendo assim, Emma está fazendo de tudo para dar certo como assistente de Marketing em uma empresa de bebidas, mas parece que tudo que faz sempre arruma um jeito de dar errado no final, em uma viagem voltando da Escócia para Londres ela que já morre de medo de avião - mas claro é mais um de seus segredos que não conta a ninguém - se vê em um voo repleto de turbulências onde tem certeza absoluta de que irá morrer. O que fazer então? Nada melhor do que ter um surto e contar toda sua vida para o sujeito que mal abriu  a boca contigo. Mas Emma não conta somente o medo dela, como está sua relação com Connor, ela fala muito, durante uma hora de voo ela vai contar detalhes de toda a sua vida, coisas que nem ela já se disse em voz alta. 
Parece engraçado e é, mas claro que o avião não cai e ela pensa que nunca mais verá o estranho...até descobrir que o estranho é o dono da empresa em que trabalha.
Que sorte da moça, não?
Bom, eu li o livro em apenas um dia e não foi nada difícil, Kinsella é campeã do chick Lit, ou seja, ela nos faz reconhecer atitudes nossas em sua protagonista, e rir de nossa própria desgraça, seja porque lembramos de empregos que não foram um sucesso, de namorados que não deveríamos ter ficado tanto tempo ou até mesmo no meu caso uma identificação imediata com meu atual pavor de voar de avião. 
O único porém da história se dá no que também é comum em livros do gênero, a mulher como protagonista que tem um namorado maravilhoso mas que o magoa para ser feliz, isso é tão comum como cruel, como alguém não percebe que está enganando o outro? E ao mesmo tempo se enganando também? Eu que estava amando a personagem fiquei com o pé atrás lá pela metade do livro quando ela descobre que quer ser feliz, até aí ok, mas é de uma frieza com o então namorado que sempre foi tão legal com ela que me incomodou demais. Para me identificar e amar mais a história eu precisava que o namorado fosse um babaca, aí sim ela dando a volta por cima, mas dessa forma ficou parecendo que ela se encantou com o que o mundo tinha a oferecer e quem sempre esteve ao seu lado era um erro. 
De resto a história é maravilhosa, é animada e com diálogos que nos fazem dar risadas, Emma é deliciosamente confusa, e o final é o que a gente espera e deseja, e no ritmo do livro vou contar 3 segredos para vocês:
1- Eu amo Sophie Kinsella e me identifico demais com sua personagem mais famosa: Becky Bloom, eu também já paguei metade de uma compra em cartão e catei moedas da bolsa, sempre fui uma gastadeira nata;
2- Emma Corrigan a personagem dessa resenha, não tem somente o medo de avião em comum comigo, ela também tem uma colcha da Barbie - no caso a minha é da Hello Kitty- que eu trocava toda vez que alguém ia na minha casa na época de solteira;
3- Tenho quase todos os livros de Sophie Kinsella, mas só li 4 até o momento ( são eles : Os delírios de consumo de Becky Bloom, Á Procura de Audrey, Louca para Casar - nesse último ela usa outro nome : Madeleine Wickham e agora esse O Segredo de Emma Corrigan)

5 comentários:

  1. Uma história interessante e emocionante, vou amar ler esse livro.
    Emma não precisava ser grossa e fria com o namorado e sim ser sincera e abrir logo o jogo.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Haaa gostei da resenha...
    Também tô lendo esse livro da Sophie estava louca querendo comprar, mais quando comecei a leitura apesar de gostar bastante do gênero chick-lit ainda nao consegui terminar... Concordo no jeito em que ela tratou o ex Conoor me incomodou bastante (eu gostei dele) tô torcendo pra que ele termine com alguem legal..
    Agora depois de ler q vc terminou em um dia a leitura, vou tomar vergonha e terminar o meu q ja vai fazer uma semana... kkkk
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Chick é um estilo que a maioria de nós gosta demais ou odeia demais.rs
    E temos tido um mercado amplo nesse gênero. Não me recordo de ter lido nada da autora, só vi uma adaptação do cinema(que curti muito,aliás)
    Sou meio avessa a isso de buscar a felicidade onde já se tem e não se percebe,mas..a maioria de nós acaba fazendo isso vez ou outra.
    Se tiver a oportunidade, lerei com certeza!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Raffa!
    Realmente a Sophie é campeã no gênero chick lit e li dois livros de dela que me fizeram rir demais com as protagonistas e acredito que aqui, quando for ler, acontecerá o mesmo...
    Menina! Como assim tem medo de andar de avião? Mesmo depois de tantas viagens que utilizou esse meio de transporte ainda tem medo? Interessante!
    “Não pedi coisas demais para não confundir Deus que à meia-noite de ano novo está tão ocupado.” (Clarice Lispector)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nada dela, mas pretendo ler algum dia ^_^
    Me interessei por este.

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)