segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Menina que via Filmes: Invasão Zumbi [Crítica]

Título Original: Busanhaeng
Título no Brasil: Invasão Zumbi
Data de lançamento 29 de dezembro de 2016 (1h 58min)
Direção: Sang-Ho Yeon
Elenco: Gong Yoo, Yumi Jung, Dong-seok Ma mais
Gêneros Ação, Terror, Suspense

Nacionalidade Coréia do sul
#2 crítica
#1 assistindo em 2017













Não torça o nariz. Sim, eu já torci também. Na verdade é o primeiro filme coreano que assisti, já tinha visto muitos filmes japoneses mas da Coréia foi a primeira vez. E claro que apesar de achar assim como muitos que o tema zumbi está batido, é a clássica constatação de que com bom roteiro e boas atuações é possível sim fazer um filme bom com um tema desgastado.
Vamos à história: Seok-woo ( Gong-Yoo) é um homem muito ocupado, totalmente focado pro trabalho onde é gerente de fundos de investimento. Mal tem tempo para sua única filha, a adorável Soo-An ( na vida real ela tem o mesmo nome Soo-An Kim) que está sofrendo muito com a separação dos pais e que tem tido mais atenção da avó quando visita o pai.
Seok tenta de todas as formas convencer sua filha de não ir para a casa da mãe porque essa semana ele está ocupado mas a menina insiste muito.
Como se trata de um filme de zumbis sabemos que o pior está por vir, mas o diretor ainda nos dá um spoiler bem bacana quando no início um tabalhador atropela um animal e não o socorre. Arranca com o carro  e o animal parecendo a garotinha de O Exorcista se contorce todo gemendo até levantar torto e aparecer com os olhos bem bizarros na tela. Sabemos que o vírus está por ali.
A viagem de pai e filha até a mãe dela será de trem, ali aos poucos vamos conhecendo alguns personagens que obviamente por se tratar de um filme do gênero morrerão em alguma parte do filme.
Soo-An sempe atenta presta atenção aos sinais quado o trem parte de que algo estranho acontece...na plataforma uma pessoa ataca outra como um leão come uma vítima, no trem os funcionários tentam se comunicar com algumas pessoas que fugindo mas já contaminadas começam a atacar no interior dos vagões.
Começa a ação e ela não vai parar até o final do filme.














E gente, não é que esse filme tem zumbis muito mais emocionantes do que os últimos filmes de zumbi que tenho visto americanos? Se você acha tudo isso uma bobeira só, não perca tempo, mas ainda tem um fator diferencial nesse filme que me fez usar o Kleenex no final da sessão. 
Na luta pela sobrevivência sempre tem os que pensam nos outros mesmo sendo desconhecidos como é o caso da menina fofa, mas seu pai é o oposto, ganancioso e egoísta ele tem como foco salvar a filha e a si mesmo, mas a mudança do pai durante o filme é valiosa e diria até que válida para que a gente se pergunte até onde somos humanos? Ou piores que zumbis? Difícil, certo?
A emoção fica ainda mais forte quando entram em cena um marido zeloso Sang Hwa ( Dong-Seok Ma) e sua esposa grávida Sung Gyeong (Yu-mi Jung). O homem é o mais forte do grupo e para proteger a esposa e o filho luta o filme inteiro, é ele que situa um pouco o egoísmo de Seok, e se encanta com a menina em uma cena engraçada na qual no meio do caos ele pergunta à ela se tem certeza que é filha dele mesmo.
Ainda temos personagens  caricatos mas tão reais em qualquer país que até parece um filme ianque. O time de jogadores de baseball, o homem que não vale nada que só pensa em si mas que consegue ter liderança em um momento de crise...e claro que para as pessoas péssimas de espírito a gente deseja que algum zumbi as pegue logo, mas obviamente que isso também demora.
Em momentos de tragédias, onde cada um olha por si, é que vemos o como o ser humano só cuida dos seus, atitudes de preocupação ou de proteção com desconhecidos são raras e denotam caráter dos que assim agem.
Por várias cenas lembrei muito dos livros e filmes de Stephen King como "Under the dome"e "O nevoeiro". Poderia ter sido escrito por ele, porque tem o terror e a realidade andando lado a lado. O mesmo discurso de que os monstros são reais e vivem dentro da gente vale e muito para diversos momentos desse filme.
Com um final emocionante e um roteiro e direção acertadas, Invasão Zumbi vale muito a pena ser visto. 
É o cinema coreano provando que sabe fazer bons filmes. 


10 comentários:

  1. Oi Rafa, tudo bem ?
    Confesso que amo o sobrenatural, vampiros, lobos, fantasmas e zumbis rs.
    Não conhecia o filme porém já quero assitir ainda mais por ter cenas do tipo dos livros do Stephen King que adoro.
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Verei esta semana!!!
    Gong-Yoo <3
    Tem muitos filmes e doramas bons na Coreia!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raffa!
    Apesar de pouco gostar de zumbis, gostei de ler a sua crítica positiva a respeito do filme e não posso negar a minha vontade de assistir também. Vi o trailer dele e confesso que achei muito intrigante.
    Adorei a dica e vou assistir no fim de semana com um belo pote de pipoca!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  4. Parece ser uma história bem bacana, pois eu amo filmes de zumbi...e um deles é resident evil.
    Amei a sua crítica e vou assistir ao filme.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti poucos filmes de zumbis, mas quase assisti esse no final de semana agora, porém acabamos desistindo exatamente pelo medo de achar que não seria bom. O melhor é quando nos surpreendemos e vemos uma história incrível com um tema batido. Vou assistir com certeza.

    Um abraço!
    Parágrafos & Travessões

    ResponderExcluir
  6. Raffa!
    Pelo jeito tem a invasão zumbi, mas se foca muito em como as pessoas, através de seu temperamento e personalidade, conseguem encarar a situação de fuga dos 'bichos' e ainda como cada ser humano se porta diante das dificuldades.
    Gostei!
    “Ano Novo!
    Um novo ano começou, e assim, eles passarão: um a um… São mais 365 dias... Novas outras 365 oportunidades de fazer diferente! Fazer melhor, fazer mais, em alguns casos, fazer menos… Espero que ao final desse tempo, possamos contabilizar quantas estrelas fizemos brilhar…” (Desconhecido)
    FELIZ 2017!
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  7. É um estilo de filme que gosto muito. E oh, assisto muitos filmes coreanos..Não, não são muitos, rs mas eu já assisti e eles sabem sim, fazer bons filmes. Aliás, penso eu, que se procurar, todos os países sabem como produzir bons filmes.
    Este eu tô namorando tem uns bons dias. Gosto desse suspense e desse crescimento dos personagens dentro da história.
    E fazia tempo que não saía um filme sobre zumbis que valesse a pena né?
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Não me lembro de já ter assistido algum filme coreano. Invasão Zumbi tem recebido muitas críticas positivas e acredito que, mesmo não gostando do tema zumbi, eu irei assistir também. As cenas e o enredo parece ter sido muito bem construídos e depois de ler a sua crítica, não tenho mais dúvidas disto.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada por filmes de zumbis, e quando soube desse lançamento já fiquei ansiosa para assistir. Também nunca assisti filme coreano, muito menos japonês, e esse vai ser o primeiro porque já quero logo ver. Primeiro porque a história me pareceu ter bastante ação, o que nos deixa ligado para saber o que vai acontecer.

    ResponderExcluir
  10. Agora vi vantagem na recomendação! Gosto do terror! Vou assistir sim! Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)