sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

[Resenha] O Alquimista @paulocoelho

Título Original: O Alquimista
Autor : Paulo Coelho
Editora Sextante
Número de págs: 172
#7













Quem acompanha o blog sabe que eu só tinha lido o maravilhoso A Espiã  de Paulo Coelho, me encantei pela escrita dele e resolvi comprar outros livros do escritor brasileiro mais famoso do mundo.
Coloquei O Alquimista dentro da bolsa e saí para uma entrevista de emprego, quase uma hora de transporte me deu tempo para ler até a metade do livro, e foi tudo tão automático que não lembro exatamente em que momento fechei o livro e em que instante eu já tinha saído dele para responder aquela série de perguntas que nos deixam tensas, afinal depende daquele momento passar para próxima fase ou não.
Minha edição do livro é a Edição Especial, a contra-capa já me fez ver que esse era o livro certo para aquele momento de total desânimo depois de já ter feito tantas entrevistas e de ânimo por ter mais uma chance: "Quando você quer alguma coisa, todo o Universo conspira para que você realize seu desejo". Tinha algo mais animador? Vamos eu e meu livro super positivo para a entrevista. 
Sabem o que aconteceu? Eu que me acho católica até onde saiba, eu que as vezes tenho muita fé e muitas vezes não acredito em mais nada? Eu me envolvi....era eu e Santiago atrás de um tesouro que a gente não tinha certeza do que era mas que faltava alguma coisa em nós, sem nunca ter visto esse homem, virei sua amiga. 
Lá ia ele atrás de seu sonho, atrás de não desistir até encontrar o que falta, ou até mesmo se completar. Santiago é como cada um de nós, ou melhor, tem um pouco de cada um de nós, é um pastor de ovelhas que após sonhar sempre com a mesma coisa resolve investigar o que isso quer dizer, assim ele se "consulta"com uma cigana, com um rei...com diversos personagens que lhe dizem que ele precisa ir até a África para encontrar seu grande tesouro.
Como todo ser humano, à primeira vista Santiago acha que achará um imenso pote de ouro, assim ele topa ir se desfazendo do que tem para ir atrás do seu sonho, mas que ele nem sabe o que é...ele conhece diversas pessoas nesse caminho da Espanha até o Egito, inclusive vai se apaixonar por Fátima, uma mulher incrível.
Santiago é como nós, mesmo com uma grande amor quer algo mais, quando se tem algo mais, se busca amor. Nunca estamos satisfeitos, sempre queremos mais...e muitas vezes nem sabemos exatamente o quê. 
Eu achei tão fantástico alguns trechos que eu parava e relia...como Maktub - algo como está escrito, até tem um outro livro do autor com esse nome- e que me identificava.
Quão gostoso é quando nos identificamos com aquilo que lemos? Quando uma leitura te dá forças de uma forma única, é como se o livro fosse aquele pequeno empurrão para que eu voltasse a acreditar, não somente em mim, mas no que estava indo fazer.
Santiago é um daqueles protagonistas que encantam o leitor, todos temos jornadas, todos sonhamos, mas a diferença está em quem vai atrás e quem espera cair no colo. 
Mais pontos para o meu lado fã desse autor, adorei de verdade essa história linda e motivadora que veio an hora certa.

10 comentários:

  1. Eu li muitos livros do Paulo. Acabei doando meus livros(uma coleção das boas), para uma biblioteca itinerante estes dias.
    Gosto muito do trabalho do autor, apesar de não achar ele " O Cara", como muitos dizem. Ele mostra o que fazer, como se sentir..e por muitos momentos, acaba nos fazendo perguntar: é pra mim que ele tá falando? Mas eu não achei tudo isso este livro não.
    Claro que gostei,mas não foi tanto assim..rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro desse autor, mesmo sabendo que suas obras são bem renomadas, e conhecidas. Realmente e muito quando lemos um livro do qual nos identificamos, a leitura acaba sendo bem mais interessante, e flui de forma rápida. Pretendo dar uma chance a esse livro, e conhecer sua escrita que pareceu ser muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Olá !
    Já li alguns livros do Paulo mas esse ainda não.
    Ele já está na minha lista de Livros pra ler em 2017!
    Estou bem ansiosa! hahaha
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca li nenhum livro do Paulo Coelho, mas já vi muita gente elogiando esse autor dizendo o quão incrível é seu trabalho.
    Eu tenho vontade de ler e espero seguir em frente e realizar meus sonhos e não esperar que eles caiam no meus colos.
    Amei sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Ler O Alquimista iria fugir completamente da minha zona de conforto. Não costumo ler este gênero, mas não negarei a minha curiosidade que eu tinha em relação á história que possuía neste livro, pois até o momento, nunca li uma resenha.
    Sendo uma das obras mais vendidas pelo mundo, acredito que, por ser um livro que nos instiga a correr atrás de nossos sonhos e muito positivo, abordando também a espiritualidade, um dia irei lê-lo e ser surpreendida.
    Bjs, Raffa!

    ResponderExcluir
  6. Sempre quis ler esse livro, agora estou com mais vontade ainda :)

    Beijos e boa sorte!!!
    :)

    ResponderExcluir
  7. Raffa!
    Esse foi o primeiro livro do Paulo Coelho que li ainda na adolescência e que me fez ficar totalmente encantada por ele. Confesso que até hoje não entendo como muitos leitores tem aversão ao escritor. Os livros dele são grandes viagens interiores através de suas personagens.
    Fico feliz que tenha gostado.
    “O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Oiiii eu amei sua resenha me deixou com mais vontade ainda de ler esse livro só li um livro dele que me marcou muito que foi " A margem do Rio Piedra sentei e chorei" achei divino um pouco confuso mais maravilhoso se um dia tiver um tempo procure ele não vai se arrepender!!!

    Bjinhos.ç

    ResponderExcluir
  9. Ainda não conheço a escrita do autor Paulo Coelho, apesar da enorme curiosidade que possuo. O Alquimista é, definitivamente, a obra mais comentada dele por toda motivação que traz para aqueles que o leem. E desta forma e por esta belíssima edição que a editora trouxe, minha curiosidade e ansiedade aumentaram drasticamente. Espero fazer a leitura ainda este ano.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Embora Paulo Coelho seja mto criticado, eu adoro o autor. Já li vários livros dele. Alquimista e um dos meus favoritos. Já li tem alguns anos. Pena q minha edição não é tão bonita como a sua kkkkk

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)