terça-feira, 11 de abril de 2017

Especial Os 13 Porquês - Resenha do Livro + Crítica 1a temporada


















Título Original: 13 Reasons Why
Título no Brasil: Os 13 Porquês
Dirigido por Carl Franklin, Gregg Araki, Helen Shaver, Jessica Yu ,Kyle Patrick Alvarez  e Tom McCarthy (IV) 
Elenco: Dylan Minnette (Clay Jensen),Katherine Langford (Hannah Baker), Alisha Boe (Jessica Davis),Amy Hargreaves (Lainie Jensen),Brandon Flynn ( Justin Foley)
Quantidade de episódios: 13
Ano: 2017
Formato visto: Netflix
País: EUA
 Essa crítica pode conter spoilers. Seriado com temática inapropriada a menores de 16 anos
 Eu não tinha lido o livro e comecei a assistir o seriado por pura pressão da minha timeline. Já senti isso inúmeras vezes mas sempre deixo passar, dessa vez eu sabia que algo ali tinha a ver comigo. E acertei em cheio ao começar a assistir mas errei em iniciar a série em um dia de semana, tendo que acordar cedo, já aviso que é impossível parar de ver.
Essa crítica será sem spoilers já que os vídeos do Canal da Menina tem, ok?
Hannah Baker ( a ótima Katherine Langford) é uma menina linda, com corpo normal - nem magro nem cheio- e que chega em uma nova cidade onde só tem uma amiga, a Kat, mas ela está pronta para ir embora dali, ou seja, já sabemos que a moça ficará sem nenhum conhecido ali. 
A sinopse já diz que Hannah se matou, não fala como, mas ao dar fim à própria vida com apenas 17 anos ela deixa "de presente"para algumas pessoas mas principalmente para o nosso narrador , Clay Jensen ( Dylan Minnette) 13 fitas cassete, sim, vocês não leram errado, mesmo se passando nos anos de hoje ela gravou fitas sobre os 13 motivos, ou melhor, os porquês que a fizeram tomar essa atitude.
 Parece forte e é, Clay não entende o que fez Hannah tomar essa decisão e muito menos porque ele seria um motivo para isso, o rapaz sofre tanto ao ouvir as fitas que prolonga a nossa curiosidade, com uma direção acertada e atores maravilhosos, a dor de Hahhah e sua história não são sentidas como algo lento mas sim intenso. Foram inúmeras as pessoas que se identificaram com ela porque a moça sofre bullying o tempo inteiro e quem o faz não tem a menor noção do como está agindo.
Clay é um que se assusta ao perceber a visão dela sobre a vida que tinha na escola, mas a cada fita ouvida fica claro que a culpa não era dela mas sim dos porquês, tirando um que eu deixo para vocês descobrirem.
 Seria mais um seriado teen se não fosse pela morte dela, pela forma como é descrito cada ato com ela. Somos péssimos quando queremos e nem notamos isso. É fácil passar para frente uma foto de alguém nú, é simples e diário contar fofocas sobre alguém, as vezes não só ouvimos como repassamos sem saber se é verdade, e ador de Hannah é toda baseada - ou boa parte dela- em boatos.
Seus pais por mais amorosos que sejam não perecebem os sinais, a filha não os deixa claros e eles não enxergam o como a beleza dela por fora não é a mesma por dentro.
Temos homens e mulheres agindo por egoísmo, por status e até mesmo os adultos não são mostrados como inocentes nessa história, a força dos pais de Hannah após a morte dela mostra que não se esquece uma filha facilmente. Não se sai impune - pelo menos não na consciência- do mal que fazem sem nenhuma razão.
Realizada pela Netflix  a série tem motivos de sobra para ser o sucesso que se transformou, todos já fomos Hannah Baker ou já fomos os que praticam bullying, infelizmente nesse meio seja na escola, faculdade ou trabalho,não há meio termo. Assistam!


****************************************************
RESENHA OS 13 PORQUÊS 
 Título Original: 13 reaons why
Título no Brasil: Os 13 Porquês
Autor: Jay Asher
Editora Ática
Número de págs: 255
#62









Essa resenha pode conter spoilers. Livro com temática inapropriada a menores de 16 anos Ah, finalmente o livro...sabem como eu sou, devorei em apenas 2 dias ou menos que isso. Precisava saber de como era o livro, ver as diferenças, sentir na leitura a dor que  o seriado tinha me proporcionado, entendam que se identificar com algo é sempre o que nos faz amar aquilo, por mais que lhe faça recordar de tempos em que não quer que volte nunca mais.
No livro Jay nos insere no mundo de Hannah Baker, a adolescente que se matou, no primeiro capítulo já sabemos como e já aviso que é diferente do seriado. Achei o seriado mais forte, o livro é intenso, as falas de Hannah ou melhor sua narração de sua própria história para Clay, o menino que tinha ela como crush mas que ganhou após sua morte 7 fitas contendo os 13 motivos que a fizeram tomar essa decisão e que não entende o porquê ele é um porquê, é no mínimo curioso, mas não achei tão emocionante. 
Não era para ser, não há romantismo no suicídio, é para ser  sofrido, é para ser pesado, é para servir de alerta, e isso o autor faz com magnitude.
Queremos descobrir quem é quem, há o suspense, Hannah faz o suspense nas fitas, e cada "porquê"vamos odiando os personagens que a fizeram se matar, ou que lhe deram motivos para achar que sua vida não valia a pena.
Como seria receber fitas cassete de alguém que se matou contando coisas que você não imaginava ou que presenciou mas não foram exatamente do jeito que pensou que foram? Muito do bullying de Hannah são boatos. Muito do que ela sofreu milhões sofrem ou sofreram. Nem sempre o amigo ou os familiares estão dispostos ou sabem lidar com quem precisa de ajuda, acham que depressão é frescura ou coisa de quem não tem com o que se preocupar, esse é o pior erro, que mais pessoas sejam ouvidas e amadas e que menos Hannahs tenham o final como o dela.


OBS: Se você não liga para SPOILERS postei MUITOS no Canal da Menina, confiram no vídeo abaixo as diferenças entre o livro e o seriado:


 

6 comentários:

  1. Oi Raffa!
    Ainda tô vendo o seriado,mas como você disse ele é bem forte.O livro é mais direto e intenso,levando o suspense a um nível que nos deixa grudado a cada página.
    Fica a reflexão da história,reflexão dos nossos atos,do que falamos pra que não nos tornemos um dos porquês.
    Tô conseguindo conter a ansiedade pra não maratonar o seriado,amanhã é dia de trabalho hahahahhahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez, vi o vídeo pelo celular na noite anterior para poder ter tempo de vir no blog comentar..(dias complicados)
    Mas, só vi a série, que aliás, amei,amei. Ainda não pude ler o livro e nem sei se farei, afinal, ele está realmente esgotado. Não sabia que iriam lançar com a capa da série.
    Mas sabe, fiquei meio espantada com as diferenças. Coisas bobas, mas porque mexer? Sei lá...acho desnecessário. Poderiam ter deixado mais fiel ao livro, por mais simples que fosse. Se bem, que no final das contas,o recado do livro, que é o mais importante, não foi mexido!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. A não li ao livro e não sei se lerei mas o fato é que não pega muito bem ficar mudando a historia, o que sei é que Hannah sofreu e com isso não se brinca é hora de muitos pais se perguntarem como foram o dia a dia de seus filhos não vão conseguir protege - los de todos mas que façam o máximo possível para melhorar, conversar com professores ou diretores que seja mas que cuidem e orientem as crianças e adolescentes, fiquei muito mexida com a série e acho impossível qualquer pessoa assistir a série e não perceber tudo isso, achei ótima as suas comparações na resenha e isso faz toda a diferença.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu só vejo comentários positivos sobre esse livro e, após ler a sua resenha, a minha curiosidade em conhecer mais dessa história só aumentou. Parece ser uma leitura intensa e envolvente. Ao mesmo tempo que não deve ser uma leitura fácil, devido aos temas abordados na obra, como a depressão e o suicídio. Mas eu acho muito importante os autores trabalharem esses temas em suas obras, justamente para alertar as pessoas.
    Espero ler esse livro em breve 🙂
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Os vídeos verei depois, mas sobre o livro tive a mesma opinião que a sua. A série verei depois.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Eu não li o livro, mas quero mto ler. Tô vendo a série, mas ela é relento mto intensa e tô vendo aos poucos. Como mãe de adolescentes e pesaia q trabalha com eles, fico enxergando mts detalhes que me fazem refletir bastante e preciso d tempo entre um episódio e outro pra diferir... O vídeo verei só depois q eu terminar a série

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)