domingo, 16 de julho de 2017

[Resenha] A Garota-Corvo @cialetras

Título Original: Kraflickan, Hungerelden e Piytians Anvinisgar
Título no Brasil: A Garota-Corvo
Autor: Erik Axl Sund
Editora Companhia das Letras
Número de págs: 580
#101




Quando o livro chegou em minha casa a primeira coisa que pensei foi : Putz, que livro gigante! Quando solicito as leituras de parceria nunca me atento a número de páginas, porque não tem mesmo que ser importante, acontece que a falta total de tempo fez com que eu começasse a ler esse livro em casa em início de junho e só finalizasse ele agora.

Fiquei sabendo que era originalmente uma trilogia que aqui no Brasil decidiram lançar em um volume único. O livro foca em 2 personagens bem marcantes, a Jeanette que é uma agente da polícia e a Sofia, que é psicóloga. O que gostei logo de cara é que é um suspense daqueles, meninos imigrantes são assassinados de forma cruel mas como há a questão de não ligar para quem é ilegal a polícia nem dá muita bola, o que logo nas primeiras páginas já me deixou com incômodo do 2 pesos, 2 medidas. Só que o que não esperavam é que depois dessas mortes, outras ocorrerão e mesmo que elas não apresentem detalhes parecidos vão saber que são ligadas lá para frente.
A descrição com detalhes dessas mortes é algo que o autor faz com maestria, nos deixando chocados no mínimo.
Mesclando o que pensam cada um dos personagens o leitor fica na dúvida de qual visão é a acertada, de quem está falando a verdade, algo que então é confuso e brilhante ao mesmo tempo quando nos é revelada a verdade.
É preciso prestar atenção nos detalhes, pode ser que confunda os mais desatentos, uma parágrafo pode ter importante papel lá na frente e fazer toda diferença.
A crueldade do ser humano é abordada de maneira sublime, afinal, até onde o que fizeram com a gente tem a ver com a forma que vemos o mundo?
Porque sentimos prazer em ver o outro sofrer?
Por ser sueco pode ser que lembre a série Millenium, mas ainda acho a série de Stieg Larsson melhor. As mulheres que tem importante papel e já citadas são especalistas em casos de tortura e em crimes graves como esse, ter as 2 personagens tão por dentro do caso foi um diferencial, mas já aviso que o ritmo é lento, assim como Jeanette vamos atraás de respostas que demoram bastante para virem e claro vingança e exploração andam lado a lado para fazerem desse livro uma história intensa da maldade de cada um.

P.S- descobri que são 2 autores que usam esse pseudônimo: Jerker Eriksson e Hakan Sundquist.
 

5 comentários:

  1. Realmente o livro é grandinho, mas por ser uma trilogia que foi lançada em volume só, dá para relevar. Gostei bastante da premissa da história, fiquei super intrigada para saber as respostas desses crimes e para conhecer mais sobre a Jeanette e a Sofia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Nossa ! 580 paginas 😱
    Mas se a leitura valer a pena o tamanho não importa , não é mesmo ?!
    Já ouvi muitos elogios ao livro e pra quem gosta de romance policial parece ser uma Boa escolha! !

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar do livro, mas não sabia do que se tratava. Não parece muito meu estilo de leitura, mas parece se tratar de um ótimo livro. E o número de páginas realmente assusta quem tem pouco tempo hahah

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  4. Realmente o livro é bem gradinho, mas penso assim, se a história e boa não importa em quantas páginas é contada.
    Não conhecia o livro, mas amei a capa e gosto do gênero, talvez o leia no futuro. Ótima resenha!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adoro um livro com história policial densa. Sou fã de Larsson, pena que ele se suicidou, acredito que apesar dos problemas pessoais ele era um escritor de primeira linha, como poucos de hoje em dia.
    Agora um livro grande como esse (segundo li nos comentários 580 páginas? pra mim não é tão grosso assim hehehehe)deve ser degustado com calma mesmo, até para podermos nos ater aos detalhes que como você mesma falou podem ser importantes lá na frente da trama. Parabéns pela resenha, esse já foi para minha interminável listinha de desejados
    Bjus

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)