quinta-feira, 6 de julho de 2017

[Resenha] Maurício - A HIstória que não está no Gibi




























Título Original: Maurício - A história que não está no gibi
Autor: Maurício de Sousa em depoimento a Luis Colombini
Editora Primeira Pessoa ( Arqueiro) 
Número de págs: 304
#98

Maurício de Sousa é meu ídolo desde que aprendi a ler. Não recordo exatamente quando ganhei meu primeiro gibi, mas antes de gostar de livros foi com suas histórias  e seus Almanacões de férias que cresci.
Ler essa biografia autorizada por ele é portanto uma parte do sonho que já foi encontrá-lo uma dezena de vezes, é como se ele batesse um papo conosco, o como se dissesse " Vem cá, deixa eu te contar um pouco do meu mundo". Foi fácil começar mas uma dor imensa interromper a leitura algumas vezes porque atividades do dia a dia me chamavam. 
Como um amigo que se abre para outro mostrando seus erros e acertos, o livro conta desde sua infância até quando começou a ler, se apaixonar por gibis e a desenhar. Curiosidades incríveis para os fãs também estão nele, desde os primeiros empregos como repórter, engraxate até o primeiro contrato fechado como desenhista.
A sensação que temos é a de que Maurício confirma nessas páginas sua genialidade, não terminou a escola, não veio de família rica e lutou muito para ser hoje o desenhista mais famoso - porque não dizer amado?-  desse Brasil. 
Para os que se interessam pelo lado amoroso ele descreve todos seus casamentos e o nascimento de cada um de seus 10 filhos. Sim, a mais conhecida Mônica que hoje toma conta da Maurício Produções, está a todo momento nas histórias contadas por seu pai, e claro que ele conta como foi o dia que transformou a filha em personagem. Como sabemos não foi somente ela, vieram Magali, Marina, e muitos outros filhos, amigos e familiares que foram eternizados pelo mestre.
É gostoso saber o como tudo começou, cada projeto de sucesso e também com sua humildade mostra que nem tudo foram flores em sua trajetória, tiveram muitas ideias que literalmente não saíram do papel inicial ou seja nem gibi viraram.
Em um formato agradável para o fã os capítulos fluem como um delicioso bate-papo entre fã e ídolo com fotos para ilustrar o que não temos ideia dos rostos. 
Maurício faz parte da vida de cada um de nós, em graus maiores ou menores é difícil encontrar um brasileiro que não tenha lido um gibi da turminha do Limoeiro. 
Sempre digo que se Maurício tivesse nascido nos Estados Unidos tinha parques temáticos imensos como os da Disney e seria mais famoso do que já é.
É um livro para se entregar à leitura e ter orgulho de  seu ídolo, em um país com tantos exemplos tortos, ele é a certeza de que talento, humildade e honestidade podem sim ser sinônimo de sucesso.

  Fiz vídeo mostrando a tarde de autógrafos dele no Rio e também falando um pouco mais do livro.

7 comentários:

  1. Lembro que os gibis do Maurício foram as primeiras histórias que li na vida, quando estava ainda na primeira ou segunda série, minha escola deixava vários gibis no armário e quando terminávamos a lição a gente podia ficar lendo, conheci o Maurício na Bienal de SP de 2016 e literalmente corri atrás dele para conseguir uma foto, gostei bastante desse livro, ainda não tinha visto ele e quero muito poder lê-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa !
    Eu também quando comecei a ler embarquei no mundo da Turma da Mônica e até hoje tenho vários HQ's do Maurício que são meus tesouros aqui
    Adorei que ele autorizou uma biografia para que seus fãs o conheçam desde criança até adultos !!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Acho que a maioria tomou gosto pela leitura nas páginas dos gibis da Turma da Mônica.... e agora poder conhecer mais da pessoa da Mauricio de Sousa é tudo de bom.Bj.

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã como você, mas lembro quando era criança eu adorava ir na casa da minha tia porquê meu primo tinha vários gibis da Turma da Mônica, aí ficava lendo ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Gentche....se tem uma pessoa q ama esse homem sou eu...até hj eu leio gibis e sou apaixonada pela turma da Mônica...coleciono até a turma jovem. Ele fez parte da minha infância....quero mto poder ler esse livro...Bjks

    thebestwordsbr.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Raffa!
    O Maurício também é um dos meus ídolos da infância, pode crer.
    Cresci lendo os primeiros gibis criados por ele e gostaria demais de poder ler sua biografia que parece excepcional como ele mesmo é ao criar tantas personagens fant´sticas e uma família tão linda!
    Um maravilhoso final de semana!
    “Não saber é o que torna nossa vida possível.” (Lya Luft)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu amo Maurício e seria um sonho conhecê-lo. Aprendi a ler com a turma da Mônica! !! 💓💓💓

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)