segunda-feira, 14 de agosto de 2017

[Resenha] AS Cores do Amor @editoraparalela

Título Original: As Cores do Amor
Autora: Camila Moreira
Editora Paralela
Número de págs: 320
#123


















Camila para mim é uma das melhores autoras nacionais dessa nova geração. Até hoje não li nada dela que não tenha gostado. Para ser sincera, talvez esse seja um dos livros dela que mais curti, e que sorte a minha poder ler em primeira mão com a prova da Companhia das Letras .  Não sabia que o livro tinha personagens de 8 segundos, romance de Camila já resenhado aqui no blog.
Dessa vez como tem sido cada vez mais comum em livros de sucesso, a autora foca em outros personagens que no livro anterior eram coadjuvantes, isso não quer dizer que obrigatoriamente você precise ler um livro para entender o outro, o que é maravilhoso, nem sempre curtimos séries, certo ? Mas quando uma história é bem escrita é outra história e esse é o caso de As Cores do amor.
A protagonista Silvia é afrodescendente e está acostumada com o preconceito, porém, forte e determinada nunca permitiu que ele dominasse ou atrapalhasse sua vida e seus sonhos, pontos para ela. No passado ela -quem nunca? – sofreu por amor e isso faz com que a aproximação com  personagem Henrique não seja imediata. A química entre eles é perfeita mas antes de se entregar à esse amor ela deverá deixar para trás algumas coisas que aconteceram e também enfrentar tantas outras já conhecidas dela, o preconceito mais uma vez vem à tona. 
O rapaz é cheio de qualidades, e está de saco cheio de fazer as vontades de seu pai, um homem extremamente amargo e preconceituoso. Sim, ele é um rapaz branco e já podem imaginar o como eles se tornando um casal terão que enfrentar essa primeira grande barreira que faz parte da família. Mas ao contrário do que imaginei, Henrique resolve tomar atitudes inesperadas pela família  e assumir Silvia, já que o que sente é impossível de se esconder. 
De cara me apaixonei pelos personagens e torci muito por um final feliz o que não foi fácil, quando algo parecia estar caminhando para isso vinha outra bomba, me senti em uma novela onde o casal só é feliz e casa no capítulo final, e onde os vilões se dão mal, bem, nem sempre, mas na maioria as novelas o clichê que amamos está presente. 
A impressão que tive é que a autora se colocou no lugar da protagonista e conseguiu nos passar um pouco do que os negros ainda sofrem nesse país onde são maioria no Censo mas minoria em pessoas com qualidade de vida e nas salas de aula. 
 E se você se recorda do incrível 8 segundos fique sabendo que Pietra e Ranger aparecem sim e é muito bacana lembrar dos personagens!
Forte e delicado ao mesmo tempo a história de Camila Moreira debate o que é necessário, que não assumimos o preconceito mas que o praticamos sem nem perceber. 


6 comentários:

  1. Li 8 segundo da autora, e amei o romance, mas confesso que me incomodei em vários momentos com as cenas hot, mas já imaginava que iria encontrar isto em sua obra, mas sua escrita e sensacional, com uma estória cheia de revira voltas, e agora que soube que este casal aparece neste novo lançamento, fiquei ainda mais entusiasmada. Pela sua resenha vamos nos deparar com assuntos sérios, neste romance, como o preconceito racial, ainda visto mundo em pleno século vinte e um, e sei bem o que e isto, sou branca, e namoro um negro. Por isto quando soube que este livro se tratava disto, logo me identifiquei e fiquei morrendo de vontade de adquirir esta obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Apaixonada por essa resenha linda. ♥ Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nada dessa autora, mas fiquei com muita vontade de ler!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros que tratam de temas mais sérios sem deixar de lado o romance, não consigo entender como em pleno século XXI ainda possa existir pessoas racistas e que acreditam na supremacia branca, achei bem legal o Henrique assumir a Silvia para família ao invés de esconder esse relacionamento por medo do que a família dele vá achar e por adorar livros em que o casal passa por várias dificuldades até chegar ao final feliz, provavelmente gostaria muito desse livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá.
    Ainda não tive a oportunidade de ler nada da autora, mas parece que sua escrita é muito reflexiva e encantadora.
    A resenha está excelente e me deixou motivada para fazer a leitura desse livro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Ah q coisa mais linda!!! Amo a Camila, amei 8 segundos (participei recentemente da leitura coletiva-releitura pra mim- lá no grupo dela) e tô doida pra ler esse!!! Sou mega fã!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)