domingo, 13 de agosto de 2017

[Resenha] Crônicas -Volume um @planetalivrosbr

Título Original: Chronicles Volume 1
Título no Brasil: Crônicas Volume 1
Autor: Bob Dylan
Editora Planeta
Número de págs: 323
#122


Depois que Bob Dylan ganhou o Nobel de Literatura ano passado muito se especulou sobre sua obra e seu merecimento. Em menos de 6 meses esse é o segundo livro dele que leio - o primeiro foi Tarântula, já resenhado- e confesso que muito também pela falta de conhecimento de sua obra literária, pois seu talento como músico é inquestionável.
Não sabia também que esse trata-se de uma autobiografia, aqui o cantor conta como foi sua chegada em NY na década de 60, pouca grana, muitas ideias e vontade de estourar que não veio de uma hora para outra. 
O que talvez diferencie o livro de uma biografia "normal" é que Dylan pula alguns anos, não segue uma ordem e vai contando conforme lembra de seus encontros com astros famosos e que ele nem poderia imaginar que se tornaria um.
Interessante nos tempos de hoje ver que nem tudo cai do céu, porque a geração que aprendeu a ter tudo na hora se assustará com o como as pessoas demoravam para fazerem sucesso, ok, pode ser que na música continuem demorando mas algumas carreiras meteóricas podem ser fortes influenciadoras para que alguns pensem que uma boa ideia e talento é garantia de conseguir o que quer, e Dylan volta a seu passado para mostrar que com ele foi como a vida de todos, muitos "nãos" e pouco "sim".
Abrindo suas memórias de gravações importantes, dias que mudaram sua vida, história com sua família, Dylan nos permite ficar próximos dele, o ar sisudo que aparenta ter e a negação de receber o prêmio ano passado podem passar  a imagem de antipatia, o que no livro é ao contrário, temos muitos momento humildes do cantor, o que me deixou ainda mais fã dele.
Pode ser que quem não conheça a história de Dylan como músico não se interesse pelo livro, ache a leitura lenta, porque é um fato de que não há um ritmo rápido no livro. Para mim foi delicioso descobrir mais sobre ele, saber como sua carreira começou e outras curiosidades que me fizeram perceber agora depois de 2 livros dele que o acho um artista completo, sua escrita é sensacional.
 

5 comentários:

  1. Olá.
    Deve ser uma boa leitura, principalmente para os fãs e admiradores.
    Não é meu estilo de leitura, então provavelmente não leria. Mas para quem gosta, com certeza uma ótima dica.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que o Bob Dylan tinha lançado dois livros e nem que ele tinha recebido o Nobel de Literatura, por não conhecer muito do músico, acho que seria bem legal ler o livro para conhecer mais tanto sobre ele quanto sobre sua carreira, só é uma pena que a leitura seja lenta, espero que isso não atrapalhe muito.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Conheço praticamente nada sobre o cantor, menos ainda sobre sua "carreira literária", mas fico feliz em saber que alguns se preocupam em mostrar a realidade, que vida é feita mais de nãos que sim, acredito que tenha se esforçado muito para ser quem é hoje. Claro que se ganhou um prêmio tão importante como um Nobel de literatura, estamos sem dúvida falando de um escritor nato, que sabe o que e como escreve!

    http://www.desconexaoleitura.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este também não e o estilo de leitura que me agrada, principalmente por não conhecer nada sobre este cantor, e sua trabalho como escritor, por isto não me cativa, até porque e uma bibliografia de sua estória, contando como foi conquistar a partir de sua luta, para ter o seu reconhecimento. Para quem e fan, ou admirador, com certeza irá se interessar pela obra.

    Participe do TOP COMENTARISTA de AGOSTO, para participar e concorrer Ao livro "Dois Mundos", o primeiro da série "Tesouros da Tribo de Dana" da escritora Simone O. Marques, publicado numa edição linda pela Butterfly Editora.
    http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito dele como músico, mas ainda não li nada dele. Gostaria muito de ler algum dia ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)