segunda-feira, 16 de outubro de 2017

[Resenha] Tartarugas Até Lá Embaixo @intrinseca


























Título Original: Turtles All the Way Down
Título no Brasil: Tartarugas Até Lá Embaixo
Autor: John Green
Editora Intrínseca
Número de págs: 269
#140

O desespero era tamanho que mesmo tendo parceria com a editora comprei o em e-book. Iniciei a leitura na hora do almoço, não consegui finalizar porque tinha aula até muito tarde, demorei exatos 5 dias, acabei comprando o livro físico e finalizando a leitura nele, um dia antes de ter recebido o livro de surpresa da Intrínseca. 
Essa introdução é para mostrar um pouco a vocês de como sou fã de Green, autor que não lançava nada há exatos 6 anos. Se você ainda não ligou o nome à pessoa, ele é ninguém menos do que o cara que escreveu A Culpa é das Estrelas. 
Eu posso lhe dar mais de 50 motivos para ler John Green, mas aqui o foco é o último livro.  Para mim, o mais biográfico até o momento. Aza Holmes é uma adolescente que tem TOC, para terem ideia de acordo com pesquisas recentes mais de 4 milhões de brasileiros convivem com a doença e já foram diagnosticados com ela.
Aza sabe quantos micróbios há nos alimentos, ela mexe no band aid do dedo centenas de vezes, ela repete mentalmente coisas que se falasse em voz alta soaria como estranha ou ainda como louca. Ela sabe disso, é por essa razão que esconde de todos o que tem, ela finge que está tudo bem, mas diariamente ela trava uma batalha entre o que vive e o que sua mente lhe diz que deve fazer. Nem sempre ela ganha.
Na escola sua melhor amiga é Daisy, uma menina adorável que fala muito e que escreve fan fics de Star Wars, já a amamos, certo?
A amiga tem a maravilhosa ideia de irem atrás do pai de Davis, um milionário que sumiu após ser investigado de algums fraudes, Daisy acredita que o filho do milionário, Davis, certamente se recordará de Aza e com isso terão  a chance de descobrirem onde o pai está e revelarem para polícia que está oferecendo 100 mil dólares de recompensa.
Acontece que Davis é incrível, ele não só vai lembrar dela como vai ser mais do que amigo...não entenda isso como um romantismo mas como duas pessoas que tem seus próprios problemas e que o mundo exterior nem sempre os entende. 
Davis tem um irmão mais novo, Noah, que está sendo afetado pelo sumiço do pai. Fora isso ele é atencioso, honesto e não entende como seu pai possa ter se metido nisso. Além de que ele é muito fã do Universo e o estuda a fundo dando uma aula para gente durante a leitura.
Dentro desse universo Green - o autor tem TOC, lembram?- iremos nos apegar com Holmes, mergulharemos em seu mundo repetitivo e doloroso, e ainda sim encantador, ela tem empatia e Green brinca com as palavras de certa forma que quando percebemos já estamos envolvidos vivendo lado a lado com seus personagens.
É livro para se ler com calma, para entender melhor a doença, para ter sensibilidade com o que o outro passsa. É necessário e você o fecha terminando a leitura querendo discutir o que Holmes vive com os amigos.
Que livro, senhoras e senhores! Que livro!

Se você prefere resenhas em vídeo, no Canal da Menina também publiquei sobre esse lançamento:

5 comentários:

  1. Do J. Green li Quem é você, Alasca? e gostei mais do que imaginava, achei que nem fosse gostar. Teve situações que achei desnecessárias, principalmente porque ele tem um público muito jovem, mas no geral gostei e ri muito. Prefiro livros com linguagem mais adulta e o J. G. tem por característica um linguagem mais jovem, já que este é o seu maior público, mas gostei do tema.

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa, tudo bem?
    Menina vi muitas pessoas falando que leram e releram o livro assim que o finalizaram, então ele deve estar bom mesmo. Não li A Culpa é Das Estrelas ainda, mas sei que o autor é o cara. Quero ler assim que possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Não sabia que o John Green tinha sido diagnosticado com TOC.
    Deve ser muito complicado sentir pensamentos intrusivos constantemente 'entrarem' na nosa mente e tornarem a vida bem complicada.
    Gostei de ver que além do mistério do desaparecimento, outros temas foram aborados, como a injustiça e questões existenciais.
    Claro que quero fazer essa leitura.
    Semaninha de muita luz e paz!
    “Todo o nosso saber se reduz a isto: renunciar à nossa existência para podermos existir.” (Johann Goethe)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE OUTUBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir
  4. Até hoje não li nenhum livro dele, mas tenho vontade de ler.
    Achei esse bem interessante.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Eu lo A culpa é das estrelas e amei, assim como li Quem é vc, Alasca e odiei. Depois deles dois, nunca mais tinha lido nada dele, mas a temática desse livro me chamou mto a atenção e só tenho lido coisas incríveis a respeito. Esta na minha lista!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)