quarta-feira, 1 de novembro de 2017

[Resenha] Mindhunter @intrinseca

Título Original: Mindunter
Título no Brasil: Mindhunter- O Primeiro caçador de serial killers americano
Autores: John Douglas e Mark Olshaker
Editora Intrínseca
Número de págs: 373
#145






Mindhunter é uma das séries mais faladas da Netflix. Sinto informar que ainda não vi a série, mas a vida me permitiu que lesse o livro que recebi de parceria da Editora Intrínseca.
O livro fala de John Douglas um homem que trabalhou 25 anos no FBI, ou seja, o cara é F$%#! Especialista na captura de assassinos ele fez sua carreira pautada em entrar dentro da cabeça dos serial killers, nome esse que por sinal ele diz que foi um amigo dele que criou. O mais incrível de uma pessoa passar a trabalhar tanto com mentes doentias é ter que se colocar no lugar daquela mente, pensar como o assassino não sendo um. Em certas partes ele narra como seu trabalho não é algo comum, basta lembrar que ele é um homem que não pode se sentar com a família no jantar e responder à famosa frase de "como foi seu dia?" ou vocês acham que uma criança entenderia que o trabalho de seu pai é ver pessoas mortas, estupradas, esquartejadas e imaginar o próximo passo de criaturas capazes de fazerem atos tão macabros como esses?

John fez parte de um projeto pioneiro onde passou a entrevistar assassinos em série com homens como Charles Manson, vocês lembram dele? O homem que ficou famoso por matar muitas pessoas em um ritual onde estava presente Sharon Tate que era modelo e atriz e casada com o Roman Polanski, sim, o diretor. Detalhe: ela estava grávida dele.
Imagina ter que ficar à frente de homens que fazem crueldades como essa? Pessoas com transtorno de personalidade que não sabem explicar porque há a compulsão em matar. Para não ser um imenso spoiler os demais assassinatos, não falarei mais de nenhum. Mas já aviso que o livro impressiona por não unir somente um serial killer e sim vários. Vamos à fundo na mente deles e no que John descobriu sobre os motivos que levaram cada um criminosos a agirem dessa forma.
Até mesmo palavras que servem como uma forma de perceber que a pessoa é uma maníaca. Algumas coisas me impressionaram mais, de acordo com ele essas pessoas sentem prazer na dor, e mesmo que tenham problemas com alguém da família não despejarão a raiva nestes mas sim em pessoas que nada tem a ver com essa raiva.
Tenso, não? John se colocar no lugar dos assassinos literalmente por mais que não seja um para conhecer as razões destes que já estão presos e para decifrar crimes que ainda estão acontecendo. É um livro rico em detalhes e eu amaria falar de cada um dos assassinos mas acho que vou deixar mais detalhes para série que pretendo assistir no feriado.

Que livro incrível e envolvente, como  a mente humana é doente, impressiona demais. 

5 comentários:

  1. Boa noite, Raffa

    Assisti a série logo que saiu e está incrível. Estou bem ansiosa pelo livro e estava esperando alguma resenha para saber se valia a pena, e pelo jeito, sim. Logo estarei lendo, espero gostar bastante.

    Parabéns pela resenha, que novembro seja cheio de boas leituras :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa!
    Eu conhecia o livro apenas por nome, gostei mto da resenha, o enredo parece envolvente, parece que prende a atenção do leitor, gosto disso.
    Dica anotada!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Raffa, tudo bem?
    Eu sou fascinada por assuntos como este. Estudo psicologia, e a área que mais me chama atenção é justamente a jurídica. Quero muito assistir a série, e já vou colocar aqui na minha lista de atividade para as férias. Adorei saber o que você achou, só me deixou mais curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ouvi falarem da série e do livro também, fiquei com vontade de ver a série, só falta tempo...
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Olá! Parece ser um livro bem intenso, imagina conhecer a mente não de um, mas de vários assassinos, legal que o livro é bem detalhado, pois permite que possamos visualizar melhor as cenas, anda me faltando tempo para conseguir assistir a série, mas o livro eu pretendo ler em breve.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)