quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

[Resenha] Hibisco Roxo @cialetras

Título Original: Purple Hibiscus
Título no Brasil: Hibisco Roxo
Autora: Chimamamda Ngozi Adichie
Editora Companhia das Letras
Número de págs: 324
Tradução de Júlia Romeu
#173






Sou completamente apaixonada pela escritora da Chimamanda Ngozi Adichie. porque ela sempre me leva para um mundo  que ao mesmo tempo é distante da minha realidade mas no fundo é bem próximo. A nigeriana fala sobre abusos, sobre machismo, sobre racismo e em um país como nosso onde o Censo já aponta um número maior de negros, uma violência diária contra mulheres e um julgamento de internet cada vez mais forte ela se faz essencial, assim como toda a leitura de seus livros. . Dessa vez ela nos apresenta Kambili, uma protagonista tão forte e apaixonante que já lhe aviso que acho impossível não se ver nela em algum momento  e não se sentir conectada .Um ponto sempre marcante em suas narrativas são o papel da mulher na sociedade, o como ela pode ser forte e o como unidas somos ainda mais poderosas, já aviso que não é um livro de leitura fácil. A cada página e a cada verdade dói no leitor sabermos que é tão mais pesado ou igual à vida real de muitas famílias. 
A autora nos apresenta o pai de Kambili, e ele é na verdade um  agressor, não nos restará nenhuma dúvida a respeito, não terá desculpa que explique o que ele faz mas teremos a visão de quem é abusado e não somente do abusador e isso é fundamental para que se entenda o como age quem passa por isso.  Kambili apesar d e tudo  ama seu pai, talvez na mesma intensidade com que sabe que deveria odiá-lo por fazê-la ter medo dele.  E parece surreal que apesar de o que ele faz ela ainda fazer de tudo para agradar o cara, que por sinal tem duas caras. Quem diria que aquele homem terrível também seja o mesmo que ajuda os necessitados da Nigéria doando dinheiro á eles. O que percebemos é que os abusadores não tem rostos assustadores e muito menos fazem suas maldades 100 por cento de seu dia. 
Também somos levados à conhecer a tia da protagonista,  Aunty Ifeoma, à frente de seu tempo - vale dizer que o pai da protagonista é muito religioso também - ela é o tipo de mulher que enfrenta tudo e todos e faz de tudo para tirar sua sobrinha da situação que vive. 
Ao mesmo tempo que a autora nos leva para a dura vida dos nigerianos ela também nos apresenta as qualidades do país e de seu povo. É como se quisesse abrir os olhos do mundo para o que a população vive mas também avise que há pessoas boas e beleza no quente país africano. 
Impossível finalizar essa leitura e ficar neutra, Adichie nos faz parar para pensar e se preocupar com seus personagens. Que escrita, que livro!




5 comentários:

  1. Olá Raffa, percebi que esse livro é bem forte. Como você citou que esse livro retrata machismo, tenho medo de me ver muito na personagem. Que amarei esse livro não tenho dúvidas, mas irei me preparar melhor para ler.
    Parabéns pelo blog!
    Estante Clássica

    ResponderExcluir
  2. Que resenha, que livro!
    Bem diferente dos livros que leio atualmente mas incrível !
    Parece ser um livro forte onde retrata o machismo como ele é. .

    ResponderExcluir
  3. Não sou acostumada com esse tipo de leitura, ganhei o livro Em busca de um final feliz (ainda não sei do que trata realmente, mas sei que é tipo de livro que nos faz derramar lagrimas igual a Hibisco Roxo título interessante), acho legal esse gênero ganhar mais destaques, querendo ou não é uma realidade que muitas mulheres vivem.

    ResponderExcluir
  4. Tenho vontade de ler os livro da Chimamanda, fiquei muito interessada neste ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Raffa...
    Confesso que ainda não conhecia a autora... Mas só de saber os temas que ela aborda, traz à tona o machismo, o abuso contra a mulher e ao mesmo tempo a força que a mulher pode ter na sociedade, com certeza quero ler algo dessa mulher em algum momento...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)