sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Menina que via Filmes: A Grande Jogada [Crítica]

Título Original: Molly's Gay
Título no Brasil: A grande jogada
Data de lançamento 22 de fevereiro de 2018 (2h 20min)
Direção: Aaron Sorkin
Elenco: Jessica Chastain, Idris Elba, Kevin Costner 
Gêneros Drama, Biografia
Nacionalidades EUA, China









por Bianca Silveira

O filme conta a história de Molly Bloom interpretada pela linda Jessica Chastain, ex-esquiadora olímpica que acabou virando princesa do Poker nos Estados Unidos. Molly foi esquiadora desde criança quando sofreu uma grave lesão e, segundo os médicos, não voltaria a esquiar, mas contrariando todas as previsões Molly não só voltou a esquiar como participou de uma olimpíada onde sofreu um grave acidente. Agora sim sua carreira como atleta olímpica estava definitivamente encerrada.

Seu pai Larry Bloom (Kevin Costner) sempre foi super exigente (Pra não dizer abusivo) quanto aos seus treinamentos e eles sempre tiveram uma relação bem conturbada. Molly resolve então sair de casa e se mudar para Los Angeles, onde ela acaba entrando no submundo do poker. Molly começou humildemente recepcionando os clientes de uma mesa de poker mega vip que contava com a presença de grandes personalidades, em algumas fontes que pesquisei dizem que até Ben Affleck, Leonardo diCaprio e Tobey Maguire participaram dessa mesa.
Molly é extremamente inteligente e não demorou muito para ela aprender tudo sobre esse mundo e administrar sua própria mesa de poker e se tornar a princesa do poker. O filme não divulga os nomes verdadeiros. Na verdade Molly nunca revelou os nomes de ninguém, nem em seu livro e nem para se livrar do processo que enfrentava. Isso mostra um pouco de seu caráter, que sempre prezou pela ética. No entanto após um de seus frequentadores decretar falência o FBI começou a investigar o jogo e o envolvimento de Molly com drogas e a máfia russa. E é aí que ela contrata os serviços do advogado Charlie Jaffey (Idris Elba).

O roteirista Aaron Sorkin, famoso por outros filmes como Rede Social e Steve Jobs, ele estréia agora também como diretor. Seus filmes tem como características um vai e vem na cronologia do tempo e isso não é diferente nesse. O filme reveza o tempo todo entre presente e passado e além disso é repleto de didatismo. Como é um jogo complexo o filme é bem didático, porém as explicações são bem rápidas e as vezes até difícil de acompanhar, mas isso é outra característica do roteirista. A atuação dos atores é excelente, contudo também não seria diferente, Idris Elba e Jessica Chastain protagonizam maravilhosos diálogos como cliente e advogado.
O filme é bem longo, tem 2h 20 min e tudo ia muito bem até a metade pro final quando seu pai reaparece e eles tem um diálogo totalmente sem sentido em que ele tenta dar orientações para sua filha (Quase um mansplaining) e isso acaba reduzindo todos os feitos da protagonista como se precisasse de uma explicação para tudo o que ela fez. Tirando esse pequeno grande deslize é sim um bom filme. A grande jogada foi adaptado do livro Molly’s Game e foi indicado ao Oscar de melhor roteiro adaptado. 

6 comentários:

  1. Eu ainda tenho meio os dois pés atrás com filmes neste estilo.Não é que não goste, mas sempre acho arrastados demais( e olha a duração deste). Já tinha dado uma olhada por cima, por ter sido indicado ao Oscar,mas não senti muita vontade ver não. Mesmo vendo que Idris tá ali..rs
    Mas quem sabe eu mude de ideia!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Filme insosso demais, me senti letárgico ao ver esse filme. Nem Idris Elba consegue salvar o filme. O didatismo dele foi agonizante de ver, diferente de The Big Short que é mais denso e foi muito mais didático.

    Pelo que li em vários lugares, sorte eu ter desistido do filme antes do pai dela reaparecer. Enfim, não curti nada do filme

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Será que é filme para concorrer ao Oscar?
    Tudo bem que é até um bom filme, com bom enredo, mas na minha opinião, tem melhores que ele para serem indicados.
    Um maravilhoso final de semana!
    “Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.” (Theodore Roosevelt)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  4. Estava bastante curiosa pelo filme mas dei uma desanimada com as resenhas. Ainda vou assistir mas sem expectativa.

    ResponderExcluir
  5. Oi Raffa?
    Eu vi o trailer esse fds passado, confesso que de momento fiquei pensando se vale a pena ver, mas curiosa como sou... Qro ver qqr dia...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro Idris Elba e Jessica Chastain, e só pela presença deles eu já quero ver ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)