quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

[Resenha] A Mulher na Janela @editoraarqueiro






































Título Original: The Woman in the window
Título no Brasil: A Mulher na Janela
Autor: A. J Finn
Editora Arqueiro
#28

Claro que um livro de suspense com a palavra janela no título lembra automaticamente o clássico de Hitchcock, Janela Indiscreta. A protagonista, Anna Fox, de fato lembra o fotógrafo L.B Jeffries, mas enquanto no filme do mestre do suspense o personagem não saía de casa porque tinha quebrado a perna e entediado usava o binóculo, aqui nós temos uma mulher que tem fobia a lugares com muita gente, por conta disso ela não sai de casa e bisbilhota  avida alheia, ela recebe fisioterapeuta e outras pessoas me sua casa, pede para que as coisas sejam entregues em sua residência inclusive as bebidas, sim ela bebe muito e mistura com remédios que não deveria misturar.

Os problemas de Anna são bem claros, além da fobia ela tem trauma por já ter vivido naquela casa momentos inesquecíveis mas agora o que sobrou são lembranças que a deixam triste a angustiada.
O suspense acontece aos poucos, temos dúvida do passado dela, desconfiamos que o que ela vê através da janela pode ser mais fruto de sua imaginação do que vida real...mas e se o que ela testemunhar for verdade? Será que alguém acreditaria em uma mulher alcoólatra que não sai de casa?
O autor visivelmente é fã dos filmes de suspense que eram febre na década de 50 como o já citado além de Um Corpo que Cai, o Homem que sabia Demais ( na verdade alguns deles foram lançados já no final da década). Como curto muito histórias do gênero eu gostei muita da construção que o autor fez da personagem onde é bem óbvio que ela esta enlouquecendo ainda mais sem contato com outras pessoas. Mas até que ponto ela está tendo alucinações e inventando coisas?
Sim, o livro também bebe da fonte de A sombra de uma dúvida, esse de 1943 onde uma mulher não aguenta mais a vidinha sem novidades e que era mudada com a chegada de um tio que ela acredita ser um assassino. Anna não tem a figura do tio, mas nem precisa para que sua vida mude drasticamente durante a leitura do livro. 

6 comentários:

  1. Puxa, admito que tinha uma visão totalmente diferente do livro. Aliás, sei lá, acho que nem tinha colocado ele na lista de desejados ainda(não mesmo)
    Pensava ser algo semelhante a Garota Exemplar, não pergunte os motivos. Essa mania de ver capa e não ler sinopse ou resenha.rs
    Aliás, é a primeira resenha que leio e mesmo com alguns pontos negativos, gostei do que li acima. Essa referência a filmes bons e antigos me animou.
    Agora sim vai para a lista de desejados.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Eu não tinha lido nd sobre o livro ainda, conhecia por nome só, gostei mto, pelo visto pode-se esperar coisa boa ai, como curto mto o gênero vou add aos desejados.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. E a primeira resenha que leio desse livro, e achei a premissa muito interessante pelo fato de como a personagem vive, da maneira mais distorcida, e complexa, da qual já nos desperta interesse para saber qual será o desenrolar da trama, e seu desfecho. Mesmo que eu não tenha costume de ler livros nesse estilo, ainda sim pretendo dar uma chance.

    Venha participar do Top Comentarista e concorra o livro "O Maravilhoso Bistrô Francês": http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Rafa!
    Bom ver que o autor resgatou um pouco do suspense tenebroso dos livros dos anos 50, deve ser muito boa a leitura e a protagonista enfrentar seus traumas do passado, deixando a dúvida se é ou não real o que vê, porque é alcoolatra, deve trazer grande suspense.
    “Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.” (Theodore Roosevelt)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  5. A capa já atrai e me deixa curiosa com o que ela vai ver, ou imagina ver pela janela. Cara, parece muito bom, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  6. Achei bem interessante e fiquei com vontade de ler. Mais um que vai pra lista de desejados ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)