quinta-feira, 15 de março de 2018

[Resenha] Feminismo em Comum





































Título Original: Feminismo em Comum
Autora: Marcia Tiburi
Editora Rosa dos tempos
Número de págs: 125
#33

                             por Raffa Fustagno

Eu não me considerava feminista, tinha aquela visão deturpada de que para ser feminista tinha que ter pavor de homem, tinha que ser de esquerda...coisas que vemos os discursos sendo repetidos sem serem estudados.
Como vocês tem reparado tenho me interessado muito pelo assunto, e me encantado cada vez mais. Basta dizer que eu não estaria aqui com esse blog, tenho meu emprego e dando minha opinião se mulheres antes de mim não tivessem lutado por isso.
O livro é quase um manual, mas incrível mesmo assim, de leitura rápida e muito didático, a  autora nos dá exemplos de sua vida para mostrar fatos que acontecem diariamente conosco e que nem sempre nos tocamos que é machismo.

É claro que sabemos que nossa sociedade ainda é muito patriarcal, ainda obrigamos nossas mulheres a terem o papel "do lar" , achamos que elas são menos mulheres se não procriam...e mesmo em empresas grandes os homens tratam as mulheres como um artigo de luxo ao invés de verem a competência de igual para igual que elas tem.
Márcia vai fundo sem ser radical e isso é incrível, nos leva para o início de tudo, para as lutas ganhas e para as batalhas que sabemos que ainda temos que travar.
Mais do que um livro que aborde um tema "da moda" o livro é necessário para provar que mulheres tem importante papel na sociedade e que servir ao homem é algo que ficou no passado.
Sororidade, lugar de fala e de escuta, e até o tema tão atual pela infelicidade de termos perdido Marielle, a vereadora que lutava por igualdade, vem em formato de capítulo em A Violência e o Poder.  Lógico que Marcia não poderia prever nada do que aconteceu, mas brilhantemente ela aborda com um conhecimento que impressiona, fechando o livro temos a certeza de que errado é uma mulher não ser feminista, porque o feminismo não é nada de errado, ele é luta pelos nossos direitos, pelo fim do patriarcado, pelo enterro de tudo que coloque o homem em um pedestal. 
Que livro incrível. 

4 comentários:

  1. Como já falei para você no Youtube, também achava tudo isso de feminismo uma grande frescura.
    E que com o tempo isso tudo ia ser esquecido.
    Mas felizmente, mudei de ideia a tempo de também arcar com esta bandeira pro liberdade e justiça!
    Não é sobre desprezar os homens, viver longe deles, mas é por lutar por direitos que nem precisavam ser direitos. Afinal, se somos todos iguais(e eu acredito piamente nisso), por que haver tantas diferenças??
    Já quero muito ler e ter este manual em mãos!
    Show de resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu não entendo mto do assunto mas me interesso mto qdo o assunto é Feminismo, vou tentar me informar mais e até qdo der ler livros sobre pois me sinto uma alien sem entender ... rsrs
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser bem curtinho! Quero ler tudo sobre o feminismo, pena que tá faltando tempo :(

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Tantos livros estão sendo lançados sobre o tema que fico imaginando se não é mais do mesmo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)