sábado, 17 de novembro de 2018

[Resenha] Duas Vidas @editoranemo




































Título Original: Les Deux Vie de Baudouin
Título no Brasil: Duas Vidas
Autor: Fabien Toulmé
Tradução: Fernando Scheibe
Editora Nemo
Número de págs: 270
#145
por Raffa Fustagno

Quem tem irmãos sabe como é viver à sombra de comparações. Com Baudouin não é diferente, seu irmão Luc sempre foi mais descolado que ele, sempre beijou mais meninas que ele e sempre se saiu bem em tudo que tentasse fazer. Aos olhos de todo mundo e do próprio irmão, a vida de Luc não tinha absolutamente nada de errado.
De gênios muito diferentes, Luc sempre foi o mais corajoso, já Baudouin só conseguia se soltar com sua banda, sempre foi muito fã de rock, gênero que ama até hoje, sua casa é lotada de quadros de grandes ídolos como Jimi Hendrix, Rolling Stones e The Doors. Seu gatinho se chama Morrison - sobrenome do finaldo vocalista do The Doors, que morreu de overdose em 1971 - e volta e meia ele esquece sua nada mole vida cantando as músicas deles.
Sua vida não tem nada de especial, todos os dias ele vai para uma empresa onde ganha o razoável para se manter, é advogado, mas mal tem tempo para curtir a vida, sempre preocupado com algo do trabalho, e perde um bom tempo no transporte público onde foge da realidade quando algum músico toca perto dele.

Seu irmão Luc trabalha com o que ama e roda o mundo, mal para na França, onde se passa a história. Logo no início ele vai chegar de viagem e querer ver o irmão certinho, percebendo que nada em sua vida muda e ele nem sequer arruma uma namorada.
Sempre preocupado com a saúda, Baudouin vai descobrir um caroço abaixo de sua axila, o que lhe fará dividir com o irmão a ansiedade de não saber do que se trata. Indo ao médico ele descobrirá que se trata de algo muito mais grave do que ele poderia imaginar e como na música de Paulinho Moska ( "Meu amor, o que você faria se só te restasse um dia?...) ele vai mudar seus hábitos querendo viver o máximo da melhor forma possível já que lhe restam poucos meses de vida.
Se você acha que é uma HQ triste, você acertou, eu não imaginava o final - já aviso que é surpreendente - e nem que me emocionaria ainda mais.
O autor é conhecido por Não era você que eu esperava uma HQ que fez muito sucesso no Brasil e ele esteve recentemente passando por algumas cidades para autografá-la. Infelizmente quando ele esteve no Rio eu tinha aula do MBA mas vou torcer para ele retornar logo, gostaria muito de saber de onde veio a inspiração para uma história tão delicada e com um desfecho tão inesperado.























Não esperava me tocar tanto com essa história, foi de uma sensibilidade maravilhosa, daquelas que você quer que seus amigos leiam para poder conversar a respeito da história.
Fica aqui minha dica para vocês de um livro lindo, e sim, muito emocionante.

*O exemplar foi recebido em parceria com a Editora Nemo. 

3 comentários:

  1. Quando li a resenha desta obra a primeira vez, fiquei me questionando um bom tempo sobre o tema.
    Sabe, ontem aconteceu algo muito dolorido na minha família. Meu pai descobriu que um irmão dele faleceu já tem dois meses e nenhum membro da família ficou sabendo disso. Sabe, ele morava em São Paulo..nem os irmãos que vivem lá, puderam velar o irmão. E ninguém sabe se foi decisão dele, das filhas. Meu pai está destruído. Mas há quanto tempo não se falavam? Não trocavam palavras nem que fosse no telefone?
    Me lembro demais dele na casa dos meus pais...isso nos abalou muito.
    Por isso, dormi mal demais esta noite, pensando nisso e por isso, esta resenha me tocou diferente.
    Precisamos cuidar uns dos outros enquanto há tempo. Precisamos ter os que amamos por perto, nem que seja por mensagem de texto, telefone ou carta.
    O livro? Quero muito ler e ter!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela,
      Sinto muito pela sua perda. As vezes a gente acaba não falando com as pessoas como gostaria e percebe - tarde demais - que deveríamos ter arrumado tempo de alguma forma. Muito triste quando isso acontece, meus sentimentos para toda sua família. Bjs

      Excluir
  2. Nemo tem lançado HQs maravilhosas, desenhos lindos e histórias tocantes, fiquei bem curiosa para ler essa.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)