quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Menina que via Filmes: Sonic - o filme [Crítica]


Título no Brasil: Sonic – O Filme 
Título Original: Sonic the Hedgehog
Lançamento: 13 de fevereiro de 2020 (1h 39min)
Gênero: Aventura, Família
Direção: Jeff Fowler
Elenco: Jim Carrey, James Marsden, Tika Sumpter
Nacionalidades: Americana, Japonesa

por Gabriela Leão


Sonic, o ouriço azul de outro planeta, tem vivido há anos na Terra, escondido em uma caverna próxima à pequena cidade de Green Hills. Quando um incidente com sua super-velocidade chama atenção do governo norte-americano, Sonic passa a ser perseguido pelo excêntrico Dr. Robotnik (ou Dr. Eggman). O ouriço precisará fugir para que não se torne um rato de laboratório, tendo seus poderes explorados por cientistas. 

  O primeiro comentário que preciso fazer é sobre como foi acertada a decisão de mudar o visual de Sonic. Levar em consideração tudo o que a internet fala não é uma boa ideia, beleza, mas, nesse caso, fizeram bem em levar a sério a reação horrorosa do público ao primeiro trailer. Para quem não se lembra, a primeira versão da animação do personagem de Sonic buscava um aspecto mais “realista”, aproximado ao rosto de um animal real. Era esquisito demais e a internet reagiu de acordo, logo depois surgiu um vídeo em que um artista transformou o trailer, deixando o ouriço com uma carinha mais de desenho animado - muito mais reconhecível e bem mais legal. Como resultado de toda essa história, os produtores resolveram por refazer TODAS as cenas do filme em que Sonic aparecia, mudando o visual do protagonista e deixando mais próximo do vídeo que havia viralizado. 

Ficou ótimo, porém por causa do primeiro trailer eu (e muitas outras pessoas) fiquei com uma má sensação, não confiava no filme. Foi uma surpresa me divertir assistindo, os primeiros minutos de abertura achei deliciosos, e fiquei até tentada a dar 4 claquettes. Também, por que Sonic é um filme para crianças, e a maior parte dos comentários negativos que eu poderia fazer dificilmente se aplicam ao público infantil. Por exemplo, piadas bobas demais. Acho que nenhuma criança vai se importar em assistir uma longa cena de Jim Carrey dançando que nem um idiota (que está no trailer por sinal, sem spoliers). Ainda assim, eu tenho dificuldade de passar para o 4 claquettes e entrar na categoria dos produtos “muito bons”, principalmente pensando nos filmes para os quais eu dei essa nota. 
Curioso é que algumas das piadinhas são ótimas, até mesmo para adultos, por diversas vezes fazendo referências aos jogos, e até mesmo Jim Carrey não está tão exagerado quanto poderia. O personagem do Dr. Eggman é bastante caricato, no melhor estilo jogo japonês, e qualquer exagero no comportamento ou vestimenta de Jim Carrey,  durante o filme, não passa sem um comentário dos outros personagens. Ainda assim, piadas bem sagazes que divertem ao público de todas as idades brigam com piadinhas bobas demais para um adulto. 
A trama é bem clássica (o que era de se esperar) e não percebi qualquer furo. Divertida o suficiente e sem barrigas, aborda bem o tema da amizade e a solidão de uma infância sem amigos. Quando escondido em Green Hills, tudo o que Sonic podia fazer era assistir de longe às crianças jogando baseball, ou ver um filme pela janela de outras pessoas, fingindo para si mesmo não estar sozinho. O que ele mais quer é ter um amigo, nos dá um personagem sensível, com um mínimo de profundidade, e algumas cenas que fiquei com bastante peninha. Ou seja, me pegou. Nessas horas eu sou fácil, fico sentida rápido. Com tudo isso, Sonic – O Filme foi uma surpresa agradável, o resultado final melhor do que eu imaginava.

3 comentários:

  1. Ahh..que delícia ler tudo isso acima!!!
    Eu admito que estava com muito medo de ver este filme. Sei lá, mesmo não sendo assim tão fã de Sonic, dava a entender quando começaram a soltar as imagens do filme, que estragariam a infância de muitos de nós.
    Tirou um peso das minhas costas!rs
    Claro que verei o filme assim que chegar aqui em Lost, sabendo que ao menos, me divertirei!!!!
    Beijo e obrigada por isso!

    Angela Cunha Gabriel/Rubro Rosa/O Vazio na Flor

    ResponderExcluir
  2. Acertaram mesmo em mudar o visual do Sonic. Quero muito assistir esse filme! Amo o Jim Carrey, sinto muita falta de o ver atuando em um filme em que ele mostre o lado "Ace Ventura" rs
    Gosto também do James Marsden. Legal saber que o filme é bom!

    ResponderExcluir
  3. Esse é um filme que não me chama atenção para assistir, joguei um pouco os jogos do Sonic, acho que poderia assistir pelo Jim Carrey...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)