quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Menina que via filmes: Casa Gucci

 













Título Original: House of Gucci

Título no Brasil: Casa Gucci

País: Estados Unidos

Ano: 2021

Direção: Ridley Scott

Roteiro: Becky Johnston, Roberto Bentivegna

Elenco: Lady Gaga, Adam Driver, Jared Leto, Al Pacino, Jeremy Irons, Selma Hayek

                                                                    🎬🎬🎬🎬🎬

por Amanda Gomes



Em ‘Casa Gucci’ vamos acompanhar o romance entre Patrizia Reggiani (Lady Gaga) e Maurizio Gucci (Adam Driver), que tem início durante uma festa e que acaba culminando na condenação da socialite como mandante do assassinato do marido. O enredo leva às telas a trajetória do casal durante os quase 30 anos de relacionamento, em que nesse espaço de tempo ocorreu a união matrimonial dos dois, o falecimento de membros importantes e a revelação de negócios escusos até o momento da quase ascensão de liderança de Patrizia. 



Com um roteiro sem muitos preâmbulos, iniciamos o filme conhecendo uma jovem Patrizia, filha de uma família de classe média-alta que atua nos negócios do pai, desde o princípio fica clara a personalidade de uma mulher ambiciosa e obstinada, esses traços ficam nítidos logo no seu primeiro encontro com Maurizio e ao tomar conhecimento de seu sobrenome. Os dois acabam se conhecendo em uma festa e Maurizio, no total o oposto do que viria a ser sua futura esposa, se mostra um jovem tímido e retraído, até assustado quando se vê alvo das investidas da moça. Desse contato inicial iremos acompanhar a jovem mulher tomando as rédeas para que o destino dos dois continue a se cruzar. 



Não é preciso muito para que o jovem advogado Maurizio tenha caído aos encantos de Patrizia, ao ponto de contrariar as vontades de seu pai Rodolfo Gucci (Jeremy Irons), que só consegue enxergar na moça mais uma alpinista social em busca de um sobrenome de peso. Com a ruptura da relação entre pai e filho, entram em cena outros personagens da prestigiosa família. Aldo Gucci (Al Pacino) e Paolo (Jared Leto) trazem suas bagagens e histórias que ajudam a compor a trama. Com o enredo seguindo esses quatro personagens, a trama se desenrola mostrando não a história da grande marca, mas sim das pessoas por trás dela. 

Com um elenco de peso, ‘Casa Gucci’ entrega um filme recheado de boas atuações, indo muito além de Lady Gaga no papel principal. É inquestionável que o nome da cantora, e agora também atriz, é um dos grandes chamariz do filme e de fato Gaga entrega tudo o que tem sido prometido, mostrando com mais um longa-metragem que sua carreira nos cinemas veio para se consolidar. Ao interpretar Patrizia, vemos como a atriz conduz a interpretação de sua personagem de uma jovem que parecia querer apenas um sobrenome chique, até uma mulher calculista capaz do que for preciso para atingir seus objetivos. Adam Driver também traz uma atuação digna de elogios, apresentando um Maurizio tímido e retraído, até o ganancioso, e arrisco a dizer calculista, que se tornou até o seu assassinato. 

O casal principal nos envolve desde o princípio da trama ao retratar um relacionamento charmoso e cheio de paixão, esta que vai se perdendo ao longo dos anos de casamento e convivência. Além das atuações dos dois e de nomes que já se destacam por si só como Al Pacino, uma outra que me chamou muito a atenção foi a de Jared Leto, demonstrando que seu Oscar no passado foi muito mais do que merecido. O ator interpreta um Paolo Gucci de forma magistral, trazendo todo um toque de comédia e dramalhão para o roteiro. Muito foi dito sobre ser um personagem irritante e cansativo, coisa a qual discordo completamente, as cenas que continham o personagem foram as que mais carregaram o tom de comédia do filme. 

Partindo para outros pontos, ‘Casa Gucci’ também nos brinda com um excelente figurino e maquiagem, a prova disso é novamente o personagem de Leto, que ficou tão irreconhecível que me custou alguns bons minutos de filme para que eu associasse que era o ator ali em cena. A caracterização de Gaga e Driver também traz uma semelhança com as figuras reais, assim como os trejeitos e os sotaques carregados. 

Em tempos atuais, onde a internet mudou toda a forma de consumo, fazendo com que o público tenha cada vez mais pressa de tudo. Ridley Scott dirige um filme de 2h37 em que durante todo esse tempo somos incapazes de desviar os olhos da tela, consumindo toda a narrativa apresentada, sem que se torne maçante e cansativa. O roteiro nos leva numa viagem de 30 anos, contada com humor e drama que caminham e se mesclam de forma natural. 

‘Casa Gucci’ é um filme que diverte e entretém, e que para aqueles que assim como eu, também não possuíam uma bagagem da história verídica, retrata de forma talvez um pouco tendenciosa ao mesmo tempo que informativa os desdobramentos que ocorreram naqueles anos com os membros da família Gucci e Patrizia (esta que apesar de sua luta e empenho jamais poderia ter sido considerada uma Gucci de verdade). É uma obra que aos meus olhos pode ser classificada como excelente, deixando uma vontade de querer consumir ainda mais sobre a história real e seus desdobramentos. 


*Amanda Gomes é nossa colunista e assistiu ao filme em cabine de imprensa no Cinemark BPS à convite da assessoria



Confira minha crítica com spoilers no canal (#457)


6 comentários:

  1. Eu admito sem vergonha nenhuma que sou fã de Lady Gaga rs antes nem curtia suas músicas, mas hoje em dia?? Amo tudo que esse mulherão faz e oh, talento de sobra!!!
    E claro, Jeremy, Leto..elenco de peso!
    E sim, claro que vou ver assim que estiver disponível!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  2. A história não me pegou tanto, mas o elenco sim. Jeremy Irons, Jared Leto e Al Pacino arrasam, e Lady Gaga desperta sempre a curiosidade.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Meu marido Jared arrasa nesse filme.
    Super merece um Oscar assim como Gaga que pra minha surpresa se revelou uma ótima atriz

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Não sabia sobre esse filme mas só de ver os elogios as atuações dos atores já me deixou com vontade de assistir.
    Ainda não pude ver Lady Gaga atuando mas já li que ela tem muito talento também como atriz.

    ResponderExcluir
  5. O filme em si não me chama muita atenção, mas o burburinho todo me deixou curiosa, vou assistir

    ResponderExcluir
  6. Amanda!
    Já começa pelos atores que gosto demais.
    E contar a história de uma família tão conhecida e deslumbrante, deve ser um filme bom de verdade, vou procurar para assistir.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)