quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

Menina que via filmes: Spacewalker - Rumo ao Desconhecido

 


  • Spacewalker – Rumo ao Desconhecido (Vremya Pervykh aka Spacewalker) | Drama, Histórico | Rússia 

Direção: Dmitriy Kiselev

Roteiro: Sergey Kaluzhanov, Yuriy Korotkov, Oleg Pogodin

Elenco: Evgeniy Mironov, Konstantin Khabenskiy, Vladimir Ilin


                                                                         🎬🎬🎬🎬

Por Cecilia Mouta 


SpaceWalker - Rumo ao Desconhecido, filme de Dmitriy Kiselev, conta a história de Alexei Leonov (Yevgeny Mironov) e Pavel Belyaev (Konstantin Khabensky), dois astronautas que são enviados para o espaço para realizar a primeira caminhada espacial da história da humanidade. O filme se passa no momento histórico da Guerra Fria e a União Soviética, na tentativa de manter a liderança na corrida espacial, decide adiantar esse projeto em alguns anos. Mas o despreparo tecnológico causa alguns problemas e os dois astronautas passam por momentos bem difíceis na tentativa de fazer história.

A narrativa acompanha bem os passos que foram dados até o lançamento do foguete e também dos momentos vividos pelos astronautas no espaço. Bem detalhado, a história se torna longa, mas também muito rica. A direção soube explorar bem algumas características da narrativa, trazendo uma experiência mais sensorial para o espectador.


O mais interessante do filme, no entanto, na minha opinião, foi a experiência de ver uma narrativa falando desse momento histórico que não seja sob a perspectiva estadunidense. O cunho didático que o filme assume às vezes é muito interessante, mostrando, como se fosse um making of, de como os astronautas se prepararam para ir para o espaço, para lidar com a gravidade zero, as questões da engenharia por trás da construção do foguete e até mesmo os problemas que surgiram enquanto eles estavam no espaço. Os filmes hollywoodianos dificilmente têm esse caráter didático. Geralmente, as narrativas desse tipo focam ou em algum personagem ou na grandiosidade do evento, mas os detalhes de como um evento desses acontece ficam de fora.

Ao contrário do que eu esperava, o governo soviético apareceu pouco na história e me surpreendeu o aspecto empático e humanitário dos responsáveis pelo projeto em questão. Quem assistiu a série da HBO Chernobyl sabe como o governo soviético era autoritário, mas o filme sobre a corrida espacial que se passa na União Soviética foi menos político (no sentido de engrandecer ego da nação) e mais humano do que os filmes do mesmo gênero que eu assisti produzidos pelos Estados Unidos, o “exemplo” de democracia e liberdade. Pelo menos nos filmes, eu já vi mais autoritarismo dos norte-americanos do que vi nesse filme russo. Para quem gosta de narrativas espaciais, Spacewalker é uma boa opção, principalmente por mostrar uma outra perspectiva dessa época histórica.


*Cecilia Mouta assistiu ao filme em cabine on-line à convite da assessoria

▶️Para assistir, o público pode acessar a plataforma pelo NOW ou escolher a sala de exibição preferida em www.cinemavirtual.com.br e realizar a compra do ingresso. O filme fica disponível durante 72 horas para até três dispositivos.

3 comentários:

  1. Não é meu estilo de filme favorito, mas com certeza é interessante para quem gosta do assunto, e interessante por contar um pouco da história dos países envolvidos.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de filmes assim, como cheirinho de Interestelar. Eu sempre me enrolo com nomes, normal rs
    Mas gostei dessa parte política também, mesmo que o governo soviético não tenha tido aquele destaque,parece o casamento perfeito.
    Já vou ver assim que estiver disponível!!!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir
  3. Uma história interessante. Esse novo olhar sobre o tema também é uma boa pedida

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)