quinta-feira, 26 de maio de 2022

Festival Varilux: Pierre Niney, Emmanuelle Bercot e Gilles Lellouche em thriller com denúncia ambiental















Pierre Niney, Emmanuelle Bercot e Gilles Lellouche em thriller com denúncia ambiental

 ‘GOLIAS’, DE FRÉDÉRIC TELLIER, ESTREIA NO BRASIL ATRAVÉS DO FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS

Uma professora de esportes, um advogado ambiental e um lobista veem suas trajetórias se entrelaçarem após um trágico acontecimento. Essa é a premissa de “Golias”, novo filme de Frédéric Tellier, com distribuição da Bonfilm, que estreia nos cinemas brasileiros através do Festival Varilux de Cinema Francês, realizado em todo o país entre os dias 21 de junho a 6 de julho.


Visto por cerca de 700 mil espectadores na França, o longa-metragem tem no elenco nomes já conhecidos do público do festival: o ator Pierre Niney – premiado com César de melhor ator por “Yves Saint Laurent”, e ainda de “Caixa Preta”, “Frantz”, “Promessa ao Amanhecer” e “Através do Fogo”; a atriz e diretora Emmanuelle Bercot, de “Enquanto Vivo”, “Meu Rei” e “De Cabeça Erguida” e diretor e ator Gilles Lellouche, de “Rock'n Roll: Por Trás da Fama”, “Um Banho de Vida”, “Até a Eternidade” e “Assim é a Vida”.


France, a professora (Bercot), se tornou ativista ambiental após o marido desenvolver um câncer pela exposição a pesticidas. Patrick (Lellouche) é um advogado engajado e teimoso, que defende agricultores contra o lobby das empresas químicas. Mathias (Niney) é um lobista frio e brilhante, que atua em favor dos interesses de uma grande companhia de agroquímicos. O encontro deles se dará por questões ambientais, financeiras e políticas que se correlacionam.


Apesar de ficção, Golias discute temas atuais como o uso de alimentos geneticamente modificados, a indústria de agrotóxicos e pesticidas, o poder político e o lobby dos gigantes do agronegócio. A trama é inspirada no escândalo da Monsanto Papers – que expôs o perigo dos agroquímicos produzidos pela multinacional Monsanto Company - e denuncia uma série de práticas questionáveis dentro desse universo.


GOLIAS (Goliath) 

2022 / 2h02 / Drama, Suspense

Com: Gilles Lellouche, Pierre Niney, Emmanuelle Bercot

Direção: Frédéric Tellier

Distribuição no Brasil: Bonfilm


Sinopse: France, professora de esportes e ativista contra o uso de pesticidas. Patrick, um obscuro e solitário advogado parisiense, é especialista em direito ambiental. Mathias, lobista brilhante e apressado, defende os interesses de um gigante agroquímico. Seguindo o ato radical de uma pessoa anônima, esses três destinos, que nunca deveriam ter se cruzado, se acotovelam, colidem e se inflamam.

A edição


A 13ª edição do Festival Varilux de Cinema Francês, exclusivamente nas salas de cinema de todo o Brasil, traz uma programação variada com obras integrantes de grandes festivais. Entre os gêneros estão comédia, drama, suspense e animação. Além de filmes inéditos e recentes da filmografia francesa, um clássico será homenageado e uma produção fará alusão aos 400 anos do nascimento do dramaturgo Molière.


A delegação de atores e diretores franceses estará presente nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde serão promovidas sessões seguidas de debate. Haverá ainda exibição de séries francesas, uma novidade da edição, uma masterclass e um encontro de profissionais sobre o formato nas duas cidades.


A atividade paralela, o Laboratório Franco-Brasileiro de Roteiros destinado a roteiristas, diretores, profissionais de cinema e TV, em sua quinta edição, inscreve até dia 1º de junho pelo site https://variluxcinefrances.com/ Serão selecionados 16 participantes que, reunidos em quatro grupos, trabalharão para desenvolver a escrita de roteiros de longa-metragem e de séries de TV.


Festival Varilux de Cinema Francês é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinadores principais a Essilor/Varilux e a Pernod Ricard/Lillet, além do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura. Outros parceiros importantes são as unidades das Alianças Francesas em todo Brasil, a Embaixada da França no Brasil, as empresas Club Med, Air France e Ingresso.com, além das distribuidoras dos filmes Bonfilm, California Filmes, Elite Filmes, Mares Filmes, Synapse e Zeta Filmes e os exibidores de cinema independente/de arte e as grandes redes de cinema comercial.

Siga Festival Varilux de Cinema Francês nas redes:


Facebook / Instagram / Youtube / Giphy / Spotify: @variluxcinefrances

Use a hashtag: #FestivalVarilux

Twitter: @variluxcinefr 

 

Sobre a Bonfilm

Além de distribuidora de filmes, a Bonfilm é realizadora do Festival Varilux de Cinema Francês que, nos últimos 12 anos, promoveu mais de 35 mil sessões nos cinemas e somou um público de mais de um 1,1 mil espectadores. Desde 2015, a Bonfilm organiza o festival Ópera na Tela, evento que exibe filmes de récitas líricas em uma tenda montada ao ar livre no Rio de Janeiro, e que já teve uma edição em São Paulo, além de cinemas de todo Brasil.


 

3 comentários:

  1. Um tema importantíssimo de ser abordado, espero que o filme seja um sucesso e mais filmes como este sejam feitos.

    Danielle Medeiros de Souza
    danibsb030501@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uma ficção que tem os dois pés cravados em uma triste realidade

    ResponderExcluir
  3. Os filmes do Festival sempre presenteiam a nós com uma jóias como essa. Um tema tão atual e necessário. O mal dos pesticidas, as lutas e muitas vezes, na maioria delas, a injustiça vencendo.
    Com certeza se tiver oportunidade, é um filme que queria muito ver!
    Beijo

    Angela Cunha

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)