segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Menina que via filmes: A era do Rádio [ Crítica]

Título original: Radio days
Título no Brasil: A era do rádio
Roteiro e direção : Woody Allen
Elenco : Woody Allen, Mia Farrow, Diane Wiest, Seth Green
Ano : 1987
Gênero : Comédia
País : EUA
Idioma : Inglês
Duração: 1h 28 min
Censura : 12 anos





 Sinopse: No início da Segunda Guerra Mundial em Nova York, uma simples família judia tem seus sonhos inspirados nos programas de rádio da época. Em virtude de ainda não existir televisão, as famílias se reuniam ao redor do rádio e cada membro da família tinha seu programa preferido.


Para mim " A era do rádio" tem um gosto especial, eu tinha 7 ou 8 anos quando meus pais que sempre amaram cinema me levaram para ver esse filme. Lembro que na época algumas coisas me marcaram como uma pessoa no filme que imitava a Carmen Miranda .
Com os anos acredito que só tenha visto esse filme mais uma vez e mesmo assim em VHS. Essa semana ganhei de presente um box com exatos 20 filmes do mago Woody Allen, então se preparem que vão chover comentários sobre os filmes do abençoado!
O filme se passa um pouco antes da segunda guerra mundial, o narrador é o próprio Allen interpretado pelo ator Seth Green ( Joe). O menino judeu passa por poucas  e boas com sua complicada família que vive as brigas mas no final do dia terminam fazendo as pazes; o pai que não tem coragem de dizer qual seu trabalho, a mãe que se lamenta ter casado com o pai e ainda está grávida, a tia solteirona Bea ( a ótima Dianne Wiest) que não se acerta com homem nenhum, um tio que tem mania de pescar ...enfim, todos vivem ao redor de um rádio, cada um com seu programa favorito mas esquecem do mundo quando estão perto do rádio.
 Também conhecemos a história de Sally White ( Mia Farrow, a ex mulher do diretor que estrelava quase todos seus filmes) uma cantora com sonho de fazer sucesso no rádio mas que só consegue dormir com os homens sem que cumpram as promessas de lhe conseguirem uma carreira de sucesso como ela quer.
Sally rende boas risadas com seu jeito ingênuo mas interesseiro , vai entender, só vendo mesmo!
Muitas cenas arrancam risos como quando a tia imita Carmen Miranda ou quando a tia ganha um concurso de adivinhas peixes na rádio.
" A era do rádio" é um retrato de Woody sobre muitas famílias judias que não eram ricos no início da segunda guerra e que passaram muito aperto em NY.
 O filme é uma delícia e é um daqueles clássicos que não tem prazo de validade, podem ser vistos para sempre!

8 comentários:

  1. Oi, Raffa!

    Como eu aaaaaaaaaamo o tio Woody! Esse filme eu acho que não vi ainda. Já me interessei. Parabéns pelo box que você ganhou do Woody... isso sim, é um presentão de Natal! *-* <3 Muito para ver, rever e se divertir! \o/
    Mais um maravilhoso texto seu... Amei!
    Beeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Que legal!!! Ainda não assisti mas já estou com vontade.
    Que presentão o seu, hein!!!!

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito chegada nem no senhor woody nem nos filmes dele, mas esse ai chamou minha atenção pelo período histórico em q ele acontece e por se tratar de radio, q é uma coisa q eu amo desde criança. ^^
    Vou conferir.

    ResponderExcluir
  4. Gosto muito dos filmes Woody Allen,mas esse eu ainda não vi....gostei bastante da dica e vou procurar e ver se consigo assistir ainda por esses dias.Bjão.

    ResponderExcluir
  5. Esse ainda não assisti, mas já gostei. Imagino sua felicidade ao ganhar o box :)

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi esse filme e fiquei bem curiosa..gosto bastante de filmes antigos..por mim passava horas e horas assistindo ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Parece mesmo um filme delicioso de ver! É tão esses filmes antigos que podemos assistir a qualquer epoca e não nos sentimos perdidas né, com certeza uma ótima historia que nos faz voltar ao passado, quando ainda não havia tv, e que o rádio era a distração das famílias! :)

    ResponderExcluir
  8. Gosto de filmes que se passam nessa época da História e as histórias sobre os tempos gloriosos do rádio sempre despertam meu interesse. É muito interessante perceber como o próprio rádio, tantas vezes algo positivo, também foi usado pelos nazistas durante o reinado de Hitler.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)