domingo, 16 de março de 2014

Menina que via filmes : Ninfomaníaca - Volume 2 [Crítica]

Título Original : Nymphomaniac - Volume II
Título no Brasil : Ninfomaníaca volume 2 
Direção : Lars Von Trier
Elenco : Shia Labeouf, Stellan Skarsgard, Charlotte Gainsbouorg, William Dafoe
País : Bélgica, Alemanha, Dinamarca, Reino Unido e França
Ano : 2013
Idioma : Inglês
censura : 18 anos
Duração : 2 h 4 min





Segunda parte das aventuras sexuais de Joe (Charlotte Gainsbourg), uma mulher de 50 anos que decide contar a um homem mais velho (Stellan Skarsgard) sua história pessoal.


Quando assisti Ninfomaníaca Volume 1 estava pronta para odiar o filme, achei que Von Trier com toda sua excentricidade tinha feito mais um filme sem pé nem cabeça, e eu ainda tinha um certo trauma do filme Anti Cristo  com a mesma protagonista Charlotte Gainsbourg. Acontece que para minha surpresa o filme era muito bom, entendi aonde o diretor quis chegar e achei os atores ótimos em cena. Saí com uma imagem positiva do filme e fiquei ansiosa para ver a continuação.
Infelizmente a continuação foi uma grande decepção. Tudo de ruim que esperei no primeiro filme, colocaram no segundo. Não sou puritana, muito menos fui ao cinema querendo ver algo comercial , pois conheço a carreira de Lars Von Trier e muitos filmes dele acho fantásticos. O problema nessa segunda parte foi querer mostrar todos os podres do mundo que envolvem o sexo em cenas que muitas vezes ficaram não chocantes, mas grotescas e de embrulhar o estômago.
Sem ter visto o primeiro filme fica impossível ver o segundo e entender algo. 
Se bem que tentei entender porque Lars estragou a segunda parte dessa maneira. Temos a protagonista ninfo ( interpretada por Charlotte) continuando a contar sua vida sexual  para Stellan Skarsgard, acontece que desde o início do filme já pula para coisas místicas e visões que para mim nem fazem sentido aparecer.
Para continuar com o fantástico mundo do diretor, temos o casal Joe e Jêrome ( Labeouf) passando por uma crise porque ela quer sexo o tempo todo e o pobre do homem não aguenta.  Nessa segunda parte tudo que você imaginar aparece, vejamos:
  • Sexo a três ( acontece com dois negros desconhecidos, na cena que foi amplamente divulgada e que  a gente vê todos como vieram ao mundo!
  • Pedofilia - sim, mesmo que não tenha a cena em si, o que aparece choca, impressiona  e se o motivo era fazer sentir nojo, pontos para Von Trier
  • Violência - essa me fez quase levantar do cinema e ir embora, e olha que já vi inúmeros filmes com tortura,mas essa me incomodou demais
  • Lesbianismo - não gostei não por se tratarem de duas mulheres, mas porque não espera o envolvimento delas ( não posso contar!)


Vale o ingresso? Não gostei do filme, esperei muita coisa e ela não veio, ou melhor veio em excesso, um sexo doentio e exagerado que beirou o ridículo em muitas cenas.
A personagem que no primeiro filme até chega a cativar o espectador, nos faz sentir raiva nesse .
Por mais que Stellan esteja espetacular - mas continuo achando a cena final com ele totalmente desnecessária! - e que Charlotte funcione bem como a mulher atormentada pela sede de sexo, o resultado deixa a desejar!


8 comentários:

  1. Estou curiosa para ver a primeira parte, apesar de não gostar muito dos filmes desse diretor... Não sou muito chegada a filmes de arte. :/
    Mas acho q está rolando uma curiosidade morbida por assim dizer, por conta de toda a divulgação e pela própria temática do filme mesmo.KkKkkkk
    Quero só ver no q isso vai dar.

    ResponderExcluir
  2. :OOOO

    Não faz o meu estilo de filme at all e, só pelo nome, não cogito assistir. Falo que sou amante do cinema, mas a verdade é que meu negócio são os bobinhos hollywoodianos. Até assisto um com peitinhos aqui, cenas picantes ali, mas nada cujo nome já diga a m*rda que vai ser. kkkk Não acredito no cinema cult, nem no final "inteligente". Acredito numa história/estória cativante e num final feliz. Ninguém vai se distrair querendo ver uma tragédia chocante, mas talvez para ver umas cenas que estão disponíveis de graça no RedTube e resto da internet. Lars Von Trier tem muitos fãs (alternativos), inclusive amigos meus que (fingem) dizem gostar de todas as suas obras, mas que se chamarmos para assistir uma comédia, vão rir, chorar e se divertir muito mais. Fico com cenas pesadas/violentas na minha mente pra sempre, por isso tenho que ser seletiva com o que vou assistir. Mas desde já, fica outra #resquest pra você, Raffa: quero resenha de 3096 Dias de Cativeiro, pois preciso saber se ficarei muito impressionada! haha #criança

    Te adoro, beijos!
    Bia (a do 332 Taquara-Castelo (via Copacabana))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahauhau sua fofa! adoro quando vc comenta <3!
      pode deixar que vou fazer

      beijos

      Excluir
  3. Não vi a primeira parte e possivelmente não verei esse..mas quem sabe algum dia né =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oii Raffa.
    Vi o primeiro por curiosidade, e pensei que fosse muito mais pesado. Acabou que pelo visto o segundo tá exagerado até demais.
    Poderia continuar com ela e a suas histórias mais sem extrapolar tanto.
    Mesmo assim valew pela critica, já nem vou ver.

    ResponderExcluir
  6. Olá Raffinha!!!!Como já disse é um tipo de filme que gosto de ver no cinema...prefiro ver em casa,e pela descrição dos exageros desse segundo filme ,provavelmente não verei.

    ResponderExcluir
  7. Oi raffa!
    Meu medo em sequência é sempre que seja um fiasco e esse filme infelizmente é!
    Não vou nem me preocupar em vê-lo!
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)