quarta-feira, 30 de julho de 2014

Menina que via filmes : O último amor de Mr. Morgan [Crítica]

Título Original : Mr. Morgan´s Lost Love
Título no Brasil : O último amor de Mr. Morgan
Direção : Sandra Nettelbeck
Elenco : Michael Caine, Justin Kirk, Clémency Poesy, Gillian Anderson
Ano : 2014
Gênero : Drama
País; França, Bélgica, Alemanha, EUA
Censura : 12 anos
Duração : 1h 56 min




Por mais que more em Paris há bastante tempo, Matthew Morgan (Michael Caine) não conhece a língua local. Muito graças à sua esposa, Joan (Jane Alexander), que sempre foi sua intérprete pelas ruas da capital francesa. Entretanto, Joan faleceu há três anos e, desde então, Matthew vive triste e solitário, ocupando seu tempo com aulas de inglês ocasionais. Um dia, ele é ajudado no ônibus por Pauline (Clémence Poésy), uma simpática professora de dança. Não demora muito para que eles se tornem amigos, já que ela lembra a esposa de Matthew e ele lembra o pai de Pauline. Entretanto, tudo muda quando a tristeza fala mais alto e Matthew tenta o suicídio.







Ao ver um astro como Michael Caine no cartaz eu sempre penso que já se trata de um filme que merece ser visto. E estava certa, por esse motivo depois de um dia estressante de trabalho onde nada deu certo ir com uma amiga ver o filme foi uma escolha acertada mas que me fez chorar ainda mais. Por um lado temos um filme de qualidade , onde as atuações, o roteiro e a direção são maravilhosos. Mas estejam avisados : o filme é para fazer chorar.
Matthew Morgan ( Michael Caine arrasando como sempre) é um viúvo americano, ele vive na romântica Paris sem falar quase nada de francês e como sabemos o pessoal lá não gosta nada disso. Dentro dele vive uma infelicidade constante, e sabemos o porquê. O filme já começa com ele perdendo a esposa e não aceitando que levem seu corpo para ser enterrado. As cenas seguintes são de uma depressão profunda onde ele não faz a barba e come sempre a mesma coisa ou as vezes nem come. 
Fica claro ao espectador que sem a esposa ele é realmente um homem sozinho cuja única companhia é a da faxineira que tenta animá-lo mas ele sempre arruma um jeito de se esquivar. 

Sabemos também que tem um filho, que mora nos Estados Unidos e um neto que está com saudades mas a conversa ao telefone já faz a gente entender que a relação entre os dois não é das melhores.
O Sr. Morgan vive um marasmo até se deparar em um ônibus com a bela e jovem Pauline ( Clémency Póesy)  e se equivoca quem imagina que os dois viverão um romance. O improvável casal de amigos começa ali a fazer parte um da vida do outro, ela dá aula de Cha Cha Cha, ele mostra a ela um pouco da vida que levou com a mulher que amou. Com o tempo a relação é quase de um pai e de uma filha que se admiram mas a ida de Morgan ao hospital trará os filhos insuportáveis a Paris. Karen ( Gillian Anderson de Arquivo X em uma participação especial) e Miles ( Justin Kirk) tem muita mágoa do pai, ele mais do que ela e querem correr logo com a visita pois tem mais a fazerem de suas vidas.

O que acontece dali para frente poderia se tornar um local comum de tantos filmes do gênero mas a atuação de Caine e o final patrocinado pela Kleenex fazem com que o espectador saia do cinema com a certeza de que realmente viu um excelente filme. 

11 comentários:

  1. Muito linda essa história. Quero assistir!
    Parabéns pela crítica.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!!!

    Ownnnnnnnnn... que fofinho o Michael Caine... como eu amo esse ator!
    Aliás, já tenho medo dos meus atores velhinhos nesse ano que não vejo a hora de acabar... aff..
    Enfim, deixemos os meus temores de lado, rs Já amei o filme só por ter ele e a história me interessou muito. Não sei lidar com a morte... sofro horrores com qualquer perda. Acho que o filme seria interessante para mim nesse sentido. Já sei que vou chorar mas "c'est la vie" rsrsrs
    Michael Caine sempre será o melhor Alfred que o Batman já teve... embora eu não tenha nada contra os demais atores.
    Quanto ao seu dia amiga... dias melhores virão! ♥ ;)
    Beeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  3. Oie...
    O filme parece ser muito bom! Gostei bastante do enredo e pretendo assistir com certeza.
    O ator Michael Caine sempre faz ótimos filmes e eu o adoro em suas atuações.
    Acho que vou chorar muito neste filme rsrs

    ResponderExcluir
  4. Gostei do enredo... Mostra relações de amizade, a velhice, e tudo isso com um ótimo ator que é o Michael Caine....Vou chorar muito ....
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Adorei o filme,nunca é tarde para se amar novamente ou perdoar.
    Tenho certeza que vou me emocionar bastante,o que não é novidade pois choro
    com tudo.E você devia ganhar um desconto no cinema,já que toda semana tu vai lá haha
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Deve ser muito fofo esse filme..já quero..mais um pra minha listinha ^^

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da sinopse desse filme e ele já estava na minha lista de favoritos agora com com sua indicação,não possso deixar de ver...

    ResponderExcluir
  8. Quando chegar aqui.... VOU VER COM CERTEZA! E pelo visto... vou chorar muito também. rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha visto alguns comentários sobre o filme, mas não tinha me interessado tanto.
    Mas acho que vale a pena dar uma conferida, gosto bastante desse elenco.

    ResponderExcluir
  10. Olá Raffa
    Olha sinceramente nunca tinha ouvido falar do filme, mas me parece ser uma excelente história '

    ResponderExcluir
  11. Eu li ontem e nem tive tempo de ainda comentar aqui... Mas achei lindo a história do filme! Adoro Caine.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)