sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Menina que via filmes : O Jardim dos Esquecidos [Crítica]

Título Original : Flowers in the Attic
Título no Brasil :  O Jardim dos esquecidos
Direção : Deborah Chow
Elenco : Heather Graham, Ellen Burstyn, Kiernan Shipva, Mason Dye
Ano : 2014
Formato visto : on line
Gênero : Drama
País : EUA/ Canadá
Idioma : Inglês 
Duração : 86 min


Após a morte do pai, Chris, Cathy, e os irmãos gêmeos Carrie e Cory são levados pela mãe para o único lugar onde poderiam morar: a casa dos avós, a mansão Foxworth Hall. Enganadas, achando que a nova vida seria cheia de luxos e sonhos realizados, as crianças não imaginavam que os avós as consideravam frutos do Demônio. Também não sabiam que seus pais eram parentes de sangue e que haviam cometido um pecado ao se casarem e terem filhos e que, segundo a avó, tais aberrações deveriam ser trancadas num pequeno quartinho na ala norte, tendo apenas um sótão onde brincar. Refilmagem de um clássico de terror de 1987.


Quando um livro fica na sua cabeça como Proibido não adianta , você acaba procurando outros filmes e livros com o tema . Foi contando a história do livro para um amigo do trabalho que ele me disse : " Nossa, mas outro dia vi um filme que era muito parecido, onde os adolescentes irmãos tinham que fazer as vezes de pais!" 
Não deu outra,procurei o filme na Netflix, não existia . Tentei comprar em dvd, nada também. Encontrei somente para assistir on line em um site e lá fui eu ( mas prometo que assim que ver em dvd compro para mim! ) .
O filme começa mostrando uma família de comercial de margarina. A felicidade deles é vista de longe por todos do bairro. A mãe Corrine ( Heather Graham, muito bem no papel) sorri o tempo todo para o marido, finge que é dona de casa e finge que gosta dos filhos. O relacionamento com o filho mais velho Christopher ( Mason Dye) é estranho, ele vê na mãe uma heroína e ela vê na filha Cathy uma inimiga. 
Tudo vai relativamente bem quando o pai morre, sem grana para manterem a casa chique a mãe informa que eles vão morar com avós que eles nem sabiam que tinham. Para os maiores a incerteza é ainda maior com todo suspense da mãe sobre o local, os pequenos gêmeos que aparentam terem uns 6 anos parecem não se incomodar com a mudança.
Chegando na casa as desconfianças de Cathy e do telespectador só aumentam. De um lado temos uma avó com cara de madrasta de filme da Disney ( a excelente Ellen Burstyn) que avisa que o avô ( Beau Daniels em uma participação mísera) não pode sequer imaginar que os filhos do pecado existem.
Trancados em um quarto, a mãe que no início parece sofrer com eles se escondendo do avô, depois mostra que se importa somente com ela mesma, esquecendo literalmente os filhos nessa verdadeira prisão familiar.
Enquanto ela tenta reconquistar  o coração do pai que não a perdoou por ter se casado com alguém de seu próprio sangue os filhos vivem um mundo a parte no quarto.
Se em livro já impressiona , na tv pode chocar ainda mais, apesar de as cenas serem insinuantes e não mostrarem de verdade nada. Os irmãos vão se apaixonar, a mãe vai mostrar seu lado verdadeiro e a gente fica com cara de " que filme é esse, porque eu ainda não conhecia?" ao ver que um livro que fez muito sucesso lá fora - pesquisei pois também não conhecia - virou um filme muito bom onde os tabus são esquecidos já que o egoísmo e a maldade de uma mãe são maiores do que qualquer conceito que temos. 

20 comentários:

  1. O que dizer? Parece ser realmente bom.
    Fiquei empolgada com sua crítica.

    ResponderExcluir
  2. Oi Ellen!
    Sou super fã de terror, loucura, suspense e qualquer livro/filme que tenha esse tema.
    Vou assistir a esse filme u.U
    Valeu pela dica!

    Beijão
    Diego
    Literamúsicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego
      Obrigada por seu comentário :) Mas meu nome é Raffa ;)
      bjo

      Excluir
  3. Raffa , fiquei impressionada com esse filme... Eu não sabia que ele existia... Mas eu gostei, porque não foca no tabu e sim no egoísmo da mãe, eu acho que assim a trama fica melhor :) Vou assistir... Fiquei com vontade de ver depois da sua resenha ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cinthia

      Sim, assista! Coloquei o link dele on line na minha timeline do FB , na divulgação dessas postagem. INfelizmente é um filme que pelo jeito nem passou em nossos cinemas.
      beijos

      Excluir
  4. Raffa... ainda estou sob o impacto de Proibido. Mas nossa, q filme é esse??? Tô com medo, mas a curiosidade é maior.
    Vou tentar encontrar o filme. Adorei!
    Beijooo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manu

      Vi que vc resenhou o livro, vou ver sua resenha , sim , exatamente por causa do livro fiquei cismada com o tema. Vale muito a pena ver o filme. No Facebook eu coloquei o link do filme on line. Beijos

      Excluir
  5. Oi, Raffa!
    Olha só... sempre acho que a gente deve ter a mente aberta para as coisas. O tema é nebuloso e obviamente a gente não fica a vontade com a situação mas tudo na vida tem um contexto inserido que precisa ser analisado e muitas vezes respeitado mesmo que a gente não concorde.
    Vou conferir o filme correndinho porque o livro não vai rolar por agora... =\
    Beeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilly
      No meu FB coloquei o filme on line, já que não encontrei no netflix , nem em dvd, mas assista sim, e me diga depois o que achou

      beijos

      Excluir
    2. Oi, Raffa!
      Corri e conferi... Gostei muito... Como te falei pelo inbox do face... é estranho mas o contexto explica... Peguei um ódio da mãe das crianças ... ui! =P
      Beeeeeeeeeeijos

      Excluir
  6. Oi Raffa! Eu não sabia que tinham refeito esse filme! Eu vi o original, há um tempão atrás. Já leu os livros? Eles dão muito mais detalhes da história, são cinco, da autora V. C. Andrews:

    Flowers in the Attic (1979)
    Petals on the Wind (1980)
    If There Be Thorns (1981)
    Seeds of Yesterday (1984)
    Garden of Shadows (1986)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sarah

      Tudo bem?
      Nossa, eu depois pesquisei e vi que era livro, e fiquei muito interessada em ler, mas vi que o pessoal disse que é mega difícil achar por aqui, estou com esperança de encontrar em e-book.
      Beijos

      Excluir
  7. Oi Raffa tudo bem,
    Fiquei curiosa para ler o livro Proibido depois que uma amiga leu e deu nota máxima,
    apesar das criticas positivas e negativas quero tirar minhas próprias conclusões, e o filme parece
    ser bem denso tbm! Valeu a dica!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  8. Esse filme tá em cartaz na HBO, eu já vi umas 2 vezes lá. Realmente é muitooo bom, e aquele final? :O
    Ainda bem q vc achou pra assistir, vale a pena!

    Bjooos Raffa

    ResponderExcluir
  9. Já li o livro e vi os dois filmes (o antigo e essa refilmagem). A refilmagem ficou mais fiel ao livro, pois o original não mostrava o romance dos irmãos no sótão.
    Saiu a sequencia dele a uns tempos atras, também é muito bom e vale demais a pena assistir. ;)

    ResponderExcluir
  10. Oi Raffa!
    Caramba, da onde surgiu esse filme que eu nunca vi? Fiquei com muita vontade de ver, que bela mãe hen?! ¬¬ E fiquei com vontade de ler o livro também, mas se o filme já foi dificil de você achar eu imagino que o livro vai ser impossível né

    ResponderExcluir
  11. Fiquei curiosa para assistir depois de ler você falando. Vou assistir on line também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assisti o filme e para minha surpresa o que mais me chocou foi a mãe das crianças...que mulher ruim...

      Excluir
  12. Não conhecia o filme e fiquei muito interessada em ver..mais um anotadinho aqui pra ver depois :D

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)