sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Menina que via filmes : Foxcatcher - Uma história que chocou o mundo [Crítica]

Título Original : Foxcatcher
Título no Brasil : Foxcatcher 0 uma história que chocou o mundo
Dirigido por Bennett Miller
Com Channing Tatum, Steve Carell, Mark Ruffalo mais
Gênero Drama , Biografia

Nacionalidade EUA
Idioma : Inglês
Censura : 14 anos
Duração : 2h 14 min






Campeão olímpico de luta greco-romana, Mark Schultz (Channing Tatum) sempre treinou com seu irmão mais velho, David (Mark Ruffalo), que é também uma lenda no esporte. Até que, um dia, recebe um convite para visitar o milionário John du Pont (Steve Carell) em sua mansão. Apaixonado pelo esporte, du Pont oferece a Mark que entre em sua própria equipe, a Foxcatcher, onde teria todas as condições necessárias para se aprimorar. Atraído pelo salário e as condições de vida oferecidas, Mark aceita a proposta e, assim, se muda para uma casa na propriedade do milionário. Aos poucos eles se tornam amigos, mas a difícil personalidade de du Pont faz com que Mark acabe seguindo uma trilha perigosa para um atleta.





Primeiramente vamos combinar que o título do filme é bem puxado. Uma história que chocou o mundo? Bem, antes do filme ser filmado eu nem sabia que esses dois irmãos haviam ganho medalha olímpica e muito menos ninguém que conheço. O fato é que o esporte deles - luta greco-romana - não faz muito sucesso no Brasil . Campeões das Olimpíadas de 1984 em Los Angeles os irmãos Mark Schultz ( Channing Tatum) e Dave Schultz ( Mark Ruffalo) ganharam a medalha de ouro na categoria. Recebidos pelo presidente da época Ronald Reagan , eles viram o sucesso vir e a obrigação de manterem a qualidade e conseguirem mais medalhas no torneio que viria em 1988 em Seul , na Coréia do Sul.
DUPONT E DAVE NA VIDA REAL
O filme já começa mostrando que Mark só vive para o esporte, não tem nenhuma namorada, pouco sai de casa , e quando o faz é para treinar. Seu irmão Dave é diferente , ama o esporte mas tem sua vida pessoal, esposa e filhos. 
É no clima tenso de Mark e se sua cobrança pelas vitórias que o diretor nos envolve , Tatum está muito bem no papel e achei injustiça Ruffalo concorrer ao Oscar e ele não. 
Convidados para treinarem na equipe do milionário DuPont - dono de metade dos Estados Unidos , originário de uma família francesa que fez fortuna - um obcecado pelo esporte mas com estranhas manias, primeiramente Mark topa sem pestanejar. O mundo de muito dinheiro, equipamentos caros e muitas droga logo encanta o desmiolado lutador que começa a ver em DuPont um ídolo. 
A cara de DuPont ( Steve Carell, sensacional para quem já o viu em outras papéis, mas ainda não sei se digno de Oscar!) já é de assustar, um olhar por alto, um andar estranho e pedidos nada comuns como acordar os rapazes do centro de treinamento para lutarem a noite e tentar fazer com que sua mãe acredite que ele é campeão em torneios onde ele compra a todos fazem parte do dia a dia doentio do milionário.
A tensão sexual entre DuPont e Mark ocorre muitas vezes, ambos com história de mulheres raro e com foco no esporte deixa o espectador esperando um beijo que não acontece ( pelo menos não na telona). 

Mas o que chocaria o mundo não seria isso...já que o crime de acordo com a distribuidora é conhecido não vai ser spoiler informar que DuPont assassinou Dave. O coitado do irmão aceita mais tarde treinar e levar toda a sua família para casa do maluco milionário e até hoje não se entende porque  - apesar do filme deixar a entender muitas coisas - ele atirou três vezes contra Dave.
Insano mas extremamente bem dirigido e com atuações bacanas Foxcatcher pode até ficar aquém das expectativas se você espera muita ação, mas no final é um filme bom sim, e Channing foi quem me surpreendeu mais no filme. 

6 comentários:

  1. Quando vi a capa e sinopse desse filme, fiquei me perguntando o porque do nome do dito cujo. Não parecia algo que chocaria o mundo. Talvez (ou quase certo) tenha tido algum, ou muito, exagero.
    Nunca consegui curtir filmes com lutas, independente de estilos..então, não é um filme que tenha me prendido a atenção.
    Mesmo com o crime em si,não sei se verei.
    Quem sabe num futuro...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Chocou o mundo menos o Brasil né porque ninguém aqui conhecia essa história antes do filme, aposto. Esperava mais ação do filme sim mas fazer o que né, ainda estou interessada em ver mesmo assim.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkk E parece que chocou somente o mundinho deles lá hahahaha nunca vi o filme, sei la nao curto mto esses filmes de esportes não, por mais que há uma liçao de vida nao me puxam mta atençao, mais para quem gosta parece ser boom..

    ResponderExcluir
  4. Também não fazia ideia desse filme, muito menos dos irmãos Schultz.
    Assumo que só fiquei interessada em ver o filme por causa do Tatum <3
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu ouvi falar do filme , mas eu achei o titulo estranho kk, e eu nunca tinha ouvido falar dos irmãos ... Eu esperava mais açao por se tratar de um filme de luta ... Mas quero ver o filme por causa do Channing !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de filmes assim não..então dessa vez vou deixar passar =P

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)