terça-feira, 31 de março de 2015

Menina que via Filmes : Amor Sem Escalas [Crítica]

Título Original : Up in The Air
Título no Brasil : Amor Sem Escalas
Dirigido por Jason Reitman
Com George Clooney, Anna Kendrick, Jason Bateman mais
Gênero Comédia , Drama

Nacionalidade EUA
Formato visto : DVD
Ano : 2009







Já se imaginou mandando pessoas embora? Bem, na vida real não tem nenhuma graça, ok que é a empresa, que pode ser a pessoa que não se adaptou a firma, etc Não importa, a verdade é que não é fácil, a não ser que você tenha um coração de pedra e uma certa admiração em fazer o mal. Já pensou que quem é de Recursos Humanos muitas vezes tem a ingrata tarefa? Pode ser aquele senhor que está há anos na firma e que certamente não encontrará outro emprego ou aquela mulher que é excelente mas o chefe prefere contratar outra pessoa e sua função pode ser a de como muitos chamam " Fechar o caixão". Triste, não?
A profissão de Ryan Bingham ( George Clooney, estupendo no papel! ) é demitir pessoas. Ele viaja noventa e cinco por cento de um ano por todos os Estados Unidos demitindo homens e mulheres  cujo seus chefes acham que não é necessário passarem pela dor de cabeça de verem quem foi demitido chorando ou se perguntando porque mesmo se ele fazia tudo certo?

Ryan acaba se tornando uma pessoa fria, solteirão que não acredita no amor e que espera somente a próxima chamada para voar a algum lugar e demitir mais algumas pessoas. O bizarro é que eles nunca o viram, e ele vai ficar marcado na vida dessas pessoas por anos. A frieza dele com  a vida é tanta que ele mal vê suas irmãs e ao voar ama acumular milhas somente para ganhar um cartão que raras pessoas tem, mas não pensa como muitos onde passar férias com as milhagens que irá ganhar. Nem Ryan percebe o quão deprimente ele é.
As coisa mudam na empresa dele quando entra em sua companhia, Natalie ( Anna kendrick) . Ela é uma recém formada que teve apoio do chefe de Ryan para mudar todas a estrutura da empresa mandando embora as pessoas agora por videoconferência , sem que assim sejam gastos dólares com viagens e hospedagens em hotéis caros , ou seja, é destruir todo um mundo que Ryan já conhece há anos e que pode ameaçar seu emprego. Claro que ele se opõe a aceitar o novo método mas seu chefe ( interpretado por Jason Bateman, ótimo dessa vez em um papel longe da comédia) o obriga a viajar com Natalie ensinando a o como funciona o que fazem.
Os dois travam então uma amizade que mostra o lado de cada um com sua qualidades e defeitos. 
Há também uma mulher que fará Ryan repensar sobre relacionamentos, Alex ( Vera Farmiga) é uma executiva que viaja tanto quanto ele e que ao se conhecerem iniciam um relacionamento sem perspectivas mas que vai alegrar a vida fria de ambos.

Amor Sem Escalas poderia ser só mais um filme, mas não o é , é quase como uma biografia, com diferenças é claro, porque obviamente que no Brasil as coisas não são iguais como no filme - ainda não conheço uma firma que somente demita as pessoas- mas para quem trabalha com recursos humanos e faz parte de demissões pode ser ver no personagem de Clooney e lamentar por dois motivos : mandar pessoas embora é complicado e nada bacana, fazer parte do processo te faz pensar que um dia podem fazer o mesmo procedimento com você , e não, não é nada legal. Sensacional esse filme. 

4 comentários:

  1. Eu nunca vi Amor sem Escalas , mas sempre li que o filme é ótimo ... Interessante o enredo mostrar uma firma que é especializada em demitir as pessoas... E o próprio Ryan pode ter seu emprego ameaçado .... Não deve ser nada fácil mandar alguém embora de uma empresa ...
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Vi este filme já tem um tempinho e confesso que não consegui curtir a história! Amo o trabalho do Clooney(óbvio),mas não consegui ver ele realmente no papel. Talvez tenha visto num momento ruim, porque acredito que filme seja como livro, tem que ser lido ou visto no momento ideal. Para que a história e os personagens nos convençam! Talvez reveja ele para realmente ver se gosto ou não.
    Ainda bem que no Brasil as coisas funcionem de forma diferente!rs Frieza demais.
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Que legaaal!!!
    Apesar de demissão ser uma coisa triste (falando nisso, semana que vem começarei um curso de RH kkkk), é um tópico não conhecido e superinteressante, afinal, como conseguir admitir e demitir sem envolver seu lado pessoal? Sem ter dó?
    Sei lá! Difícil hein, tomara que eu aprende agora!!!
    bjooos

    ResponderExcluir
  4. Eu já conhecia esse filme por nome, mas não sabia que o tema abordado era esse. Pensava até que o Clooney fazia papel de piloto ou algo assim. kkkkkkkkkk Estava completamente errada. Parece ser mesmo um filme interessante. Acho que vou aproveitar o feriado para assistir.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)