quarta-feira, 25 de março de 2015

Menina que via filmes: Insurgente [Crítica]

Título Original : Insurgent
Título no Brasil : Insurgente
Baseado no livro de Veronica Roth ( série Divergente)
Dirigido por Robert Schwentke
Com Shailene Woodley, Theo James, Octavia Spencer mais
Gênero Ficção científica , Ação

Nacionalidade EUA
Ano : 2014



















O que eu pensei que seria impossível ocorrer, aconteceu. O segundo filme é ainda mais sem graça que o primeiro. Antes que apareçam haters porque não gosto da série, devo informar que li sim  o primeiro livro, vi sim o primeiro filme. E achei mediano, beirando a chatice.
Nesse segundo volume - não li o livro, fui direto para o filme mesmo - uma das coisas boas do primeiro não temos : uma boa atuação da protagonista Shailene Woodley, como Tris.

Não sei o que houve com a atriz que parece sempre com cara de sofredora, me lembrou muito o filme que também a tem como protagonista A Culpa é das estrelas, com aquele ar de paciente terminal que não sabe até quando estará viva. Faltou a garra que vemos em uma Jennifer Lawrence como Katniss de Jogos Vorazes e isso fez uma diferença absurda.
Trabalhando apagada assim mesmo estando em todas as cenas, ficou fácil para Quatro ( Theo James) aparecer nesse filme trabalhando muito melhor do que ela e não vou nem compará-la a Kate Winslet com sua vilã Jeannine Matthews, pois só no olhar já assusta e olha que ela está com um vestido tubinho azul e mal se mexe em cena, quando a atriz sabe trabalhar não precisa de muito.
O filme já começa com Tris tendo os habituais pesadelos lembrando da mãe ( Ashley Judd) que morreu. Ela e Quatro seu namorado gato tem que fugir de Jeannine que sabe que Tris é uma divergente e quer testá-la para abrir uma caixa mágica com uma mensagem mas que precisa que a pessoa passe por todas as facções ( abnegação, franqueza, amizade, erudição e audácia) , somente um divergente pode fazê-lo.

Temos participações especiais de luxo como de Octavia Spencer e Naomi Watts com os cabelo escuros, o que nem dá para vibrar muito com elas em cena pois é tudo muito rápido.
Assim como também o é a explicação que esqueceram para que o único irmão de Tris interpretado por Ansel Egort ( seu par em ACEDE) vire a casaca tão facilmente.
Quem não leu o livro parece se perder no meio de tantas informações jogadas assim na telona. Se você não leu nenhum livro e não viu o primeiro filme , nem tente ver esse. Impossível saber do que se trata.
Tris também muda de estilo, corta o cabelo joãozinho, parece mais o Sniper Americano e tem uma expressão de sofrida o filme todo. Não sei se mandaram, mas a atriz não parece feliz nem mesmo quando se agarra com Theo James , a cena deles indo para cama é tão empolgante quanto o filme do Pelé.
Milles Teller como Peter está bem melhor nesse filme, mas depois que fez Whiplash esse rapaz me ganhou.
Quanto ao filme, se tivesse que dar alguma nota seria 6, não chega a ser horrível mas está longe de ser um filme que me anime e conte os dias para o próximo ir pro cinema.
Falta emoção na protagonista, falta história que sustente o que acontece, é tudo muito Matrix misturado com Jogo Vorazes e Maze Runner  e chega ao nada e a lugar nenhum. 
A tal mensagem da caixa que a gente espera tanto para ver é risível , como as pessoas gostam tanto dessa história? Não consigo gostar de quase nada, e enxergo defeitos em quase tudo que já vi sobre ela. Faltou Nicolas Cage aparecendo no final para completar a bizarrice , e olha que adoro ele. 

8 comentários:

  1. Raffa, por favor, não compare Tris com Katniss. São jornadas de personagem completamente diferente. E nem estou falando das atuações, porque aí tem mais diferença ainda. Achei dentro de contexto o sofrimento da atriz pela situação da personagem, mas concordo: o filme,o livro, é tudo muito mmorno e sem graça. E são facções, não casas ;)
    Beijos
    www.cheirodelivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Frini, vou consertar rs confesso que me perco nessas infos e minha memória para esses nomes é terrível!
      Mas não consigo não comparar as duas, porque para mim THG é superior em tudo, inclusive na atriz.

      bjos

      Excluir
  2. Vou ser sincera..Terminei esta série não tem muito tempo..E Insurgente foi uma das piores leituras pra mim. Sabe quando você tem que terminar um livro, porque seus princípios não lhe permitem abandonar uma leitura?
    Foi assim..Ruim demais...vagaroso demais..e tinha hora que dava vontade jogar livro parede.
    Li o último volume também no susto, só pra encerrar de vez.
    E não estou empolgada de forma alguma para ver o filme na tela..
    Sei que verei, mas talvez mais por obrigação do que por prazer!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Hahhahaha
    "Faltou Nicolas Cage aparecendo no final para completar a bizarrice , e olha que adoro ele."
    Apenas!

    É um alivio ver quem tb não entende o motivo da comoção em volta dessa série pq li o primeiro livro e achei tudo tão bler e sem sentido que nem tive vontade de continuar a serie ou ver os filmes!

    bjss

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente não gostei de Insurgente , o livro é muito cansativo e sem graça ... Terminei a serie só para não deixar de ler o livro até o final ... Acho que não vou ver o filme ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Apenas morta com a última parte da resenha. KKKKKKKKKKK Mas também adoro o Nicolas Cage. Confesso que gostei do primeiro filme, mas não me empolgou a ponto de querer ir pro cinema pra ver o segundo ou sair da sala direto para comprar os livros. Pretendo ler, mas nada para agora.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Não li Divergente nem Jogos vorazes, por isso também não vi os filmes.
    A premissa de Divergente me chamou mais a atenção, então ainda quero o ler, apesar de não me identificar muito com o tema.
    Os atores são mto bonitos, mas tenho lido muitas críticas negativas deles. Será que é por falta de experiencia na atuação ou coisas do diretos/produtores mesmo?
    bjoos

    ResponderExcluir
  7. Eu não li os livros mas vi os dois filmes e na minha opinião o primeiro filme foi bem melhor, e mais empolgante, o segundo realmente deixou um pouco a desejar. Pretendo comprar os livros para tirar a minha própria conclusão até porque o que uma pessoa gosta não necessariamente a outra também irá gostar e suscetivamente.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)