quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Menina que via Filmes: Os 33 [Crítica]

Título Original : Los 33
Título no Brasil : Os 33
Dirigido por Patricia Riggen
Com Antonio Banderas, Rodrigo Santoro, Juliette Binoche mais
Gênero Drama

Nacionalidade EUA , Chile
Ano : 2015























Quando sabemos que o que veremos na telona é baseado em fatos reais e principalmente que a gente lembra exatamente da história, claro que isso faz a diferença aumentando nosso interesse no filme. Então 3 atores que você adora estão no elenco...e as expectativas só aumentaram. Vamos a história...em 2010 no Chile um grupo de mineiros trabalhava quando teve um desabamento que os manteve presos com pouca comida e água por exatos 69 dias. Impressionou o mundo inteiro o drama deles por vários motivos, mas aqui no Brasil quando fiquei sabendo não teve como não lembrar da quantidade de homens que trabalham por uma miséria com zero de segurança,só focando nos lucros de empresas que nem ligam para suas vidas, o fato de ser um país tão próximo também me deixou ainda mais interessada na história. Em novembro passado quando estive no Chile vi livros falando sobre o caso mas acabei não trazendo nenhum - os livros lá são o triplo do preço do Brasil, acreditem!- então a chance de ver o que aconteceu com eles e ainda mais sabendo que teve final feliz só crescia.
Palmas para a diretora mexicana Patricia Riggen que nos presenteia com um filme na medida certa das emoções e das atuações. 
Mario Sepulveda ( Antonio Banderas , excelente !) é um pai de família que mesmo tendo folga no domingo pede para trabalhar para ganhar um extra, ele é apenas mais um dos 33 que passarão os piores dias de suas vidas. Lá embaixo quando tudo desaba e eles não tem como sair o chefe Don Lucho ( Lou Diamond Phillips, o eterno La Bamba) fica em segundo plano, fazendo com que Mario assuma a liderança do time que a princípio luta contra as diferenças. 

Não há comida para todos, a água não é limpa e o buraco que estão beira os 40 graus. Normal que as pessoas surtem sobre pressão, mas a fé de Mario faz com que muitos não desistam , vale lembrar que todos os 33 se salvaram. Mas não pense que o filme é normal, ele é extremamente emocionante, há músicas para chorar, famílias amorosas doidas para encontrarem seus parentes queridos...e como destaque há Maria ( Juliete Binoche, sempre linda e talentosa!), seu irmão caçula que tem problemas com álcool está entre os mineiros que tentam sobreviver até o resgate chegar. o problema é que nem todos acreditam que eles ainda estejam vivos...o Ministro das Minas , Laurence ( Rodrigo Santoro, finalmente em um papel de destaque e bom!) é peça chave para que o governo ajude os mineiros e contem com a ajuda de outros países e suas tecnologias.
Há destaques no elenco apesar de todos estarem muito bem na telona, Juan Pablo Raba faz o papel de Dario, o irmão de Maria, as cenas dele em abstinência são emocionantes e tristes.

Vale lembrar que até hoje apesar da história ter sido vendida para o exterior , nenhum deles recebeu a indenização devida, as promessas de dólares com livros, filmes e outros itens ficou somente nos sonhos deles, em recente entrevista a um jornal eles informaram que vivem com dificuldade e que aguardam até hoje que sejam pagos devidamente. 
O final do filme é tão lindo que eu deixo para vocês descobrirem ;) 

6 comentários:

  1. Não é muito o meu estilo de filme, mas amei a resenha.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Quem não ficou em agonia com essa agonia real há alguns anos, que atire a primeira lágrima.
    Me lembro de cada detalhe dessa história que mobilizou não só o Chile, mas também o mundo. A agonia, desespero, o tempo que não parava de correr a cada novo dia.
    Só não sabia da participação do Lou Diamond Phillips. Ele foi meu ator favorito durante um bom tempo, até sumir de vez ou pegar papéis nada dignos do talento dele!
    Com certeza verei!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Estou curiosa com o filme. Confesso que nem o conhecia mas agora vou atrás. Linda resenha Rafa. Bjs, Bianca.

    ResponderExcluir
  4. Oi Raffa,
    Lembro do acontecido,mas como ando tã atarefada nem sabia sobre o filme e fiquei curiosa para assistir, além de se basear em fatos reais tem os meus queridos Antônio Banderas e Rodrigo Santoro que adoro até mudo em As Panteras Detonando rs
    Só o que revoltam e as vítimas não terem recebido nada..
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Desde que ouvi falar sobre este filme tenho vontade de ver, mas vou ter que esperar um pouquinho porque agora não vai dar para ver :(

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Olá!!
    Ao longo de sua resenha , só conseguia pensar nos 33 verdadeiros, imaginado como estariam hoje , e como estariam emocionados vendo ali na tela tudo que eles passaram nesses dias 69 dias de sofrimento, daí chego no final e você me diz que eles ainda passam dificuldade e nuca receberam a indenização prometida, cara isso é revoltante. Mas voltando ao filme , quero muito assistir e tenho certeza q irei me emocionar.
    Bjocas

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)