segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

[Resenha] Steve Jobs - Insanamente Genial @editoraseguinte

Título Original : Steve Jobs : Insanely Great
Título no Brasil : Steve Jobs  - Insanamente Genial - Uma biografia em quadrinhos
Autor : Jessie Hartland
Editora Seguinte
Número de págs: 235










Por trás do gênio , criador da Apple, a marca mais cobiçada do mundo, detentora do celular mais querido do mercado, existia um homem que como todos sabem morreu de câncer em 2011 . Deixou para trás todo um legado, e que obviamente a mídia não passaria despercebida em fazer filmes e livros sobre a vida do homem que nunca terminou a faculdade mas que ganhou muito mais dinheiro dos que qualquer um que tenha se formado na turma que começara. 
Tendo já visto um filme sobre sua vida - aquele com Ashton Kutcher - pensei que não gostaria de saber nada mais sobre Jobs, primeiro porque me causou certa antipatia saber que nunca assumira a filha com a primeira namorada e que a tratou muito mal quando soube que estava grávida. Segundo porque também veio mais à tona os podres dele, como ter " passado para trás" alguns colegas e tratar seus subordinados na base do grito e da humilhação. 
Em formato de uma biografia em quadrinhos simpática, dessa vez a Editora Seguinte nos apresenta um Jobs em desenho, portanto, um pouco menos sisudo , ali está em jogo nos contar de uma forma mais simples, em um outro formato, com desenhos simples e diálogos fáceis como o gênio foi criado, como ele começou e como terminou seus dias.

























Aqui, há sim  , um Jobs perfeccionista, que até para comprar uma máquina de lavar dentro de sua casa fazia um estudo, mas não entra muito no mérito dele ser muito duro com seus funcionários.
Entendo que a autora, Jessie Hartland, tenha foco nas crianças, talvez por isso o livro tenha traços simples - marca registrada dela - e a história não entre em por menores, aqui basta entender o como o gênio se formou, o como um simples estudante que largou  a faculdade, com poucos recursos conseguiu construir um império.
A história que todos os americanos - e ok, qualquer nacionalidade - ama ouvir, o de como quem não tinha nada, ou quase nada , conseguiu vencer na vida. E definitivamente esse é o caso de Steve Jobs, seus pais adotivos - ele foi criado por eles, já que os biológicos o entregaram para adoção por serem muito novos - não eram ricos, e deram até onde podiam para que Steve conseguisse estudar e ter um trabalho. Como sabemos ele foi muito além, certamente nem ele acreditou que pudesse chegar tão longe, e para nós aos virarmos cada página fica um revival dos momentos de que o primeiro celular com um botão só - por exemplo - foi criado, seu lema era simplicidade, era ter por menos o mais, e ao confiar nisso fazia com que seus técnicos descobrissem um jeito de se fazer valer o que ele queria ver em todas as lojas sendo vendido.

























Sem dúvidas, uma biografia interessante e rápida de ser lida, para todas as idades. 

4 comentários:

  1. Gostei dessa biografia em desenhos.
    Realmente, o jeito que ele tratou as pessoas, não tem como querer ver ou ler algo dele de novo.
    Muito boa a resenha.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por biografias, ainda mais quando são tão leves assim! E Jobs foi e é um ícone mundial. E ser retratado assim, de uma forma tão simples, é algo realmente genial!!!
    Quero muito conferir....
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Acho que essa biografia eu pretendo ler ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Interessante esse tipo de biografia em quadrinhos, não tinha visto nada igual, com certeza dá vontade ler e não fica cansativo, gostei muito!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)