quarta-feira, 9 de março de 2016

[Resenha] Cidade dos Etéreos - Livro II @intrinseca

Título Original : Hollow City 
Título no Brasil : Cidade dos Etéreos - Livro II da série O Orfanato da Srta Peregrine
Autor : Ransom Riggs
Editora Intrínseca
Número de págs : 383


Sim, eu acho que você deve ler o primeiro volume da série para entender melhor esse, se você não leu O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, clique aqui
Pronto, agora você já pode ao menos entender o meu fascínio por essa história que envolve fatos misteriosos, fotos bizarras e telecinesia . E - pasmem ! - um segundo volume muito superior ao primeiro.
Vocês lembram como terminou o 1º - sorry, se for spoiler, pulem essa parte, please !- Jacob consegue fugir com seus amigos em um barco para Londres, ele e as outras crianças peculiares. Então o 2º volume começa exatamente nesse ponto! Não se engane com o início do livro onde pode parecer que o autor deu uma enrolada até eles chegarem onde querem, porque ele guardou muito do melhor da história para essa edição, e sim, obviamente pelo final haverá uma continuação.
O motivo de ele fugir para Londres com outros peculiares é falado no primeiro livro, afinal é nessa cidade que a  maioria deles vive , e também uma parte vivia no Orfanato da Srta Peregrine. Os personagens são apresentados para nós, em fotos assustadoras, bem no início, como disse na resenha do primeiro livro lembra as fotos do filme Os Outros, e então conhecemos um a um como Jacob Portman que vê e sente os etéreos , se você está se perguntando o que são os peculiares, bom...são crianças com dons diferentes, vejam abaixo exemplos :
  • Emma Bloom - menina com o poder de produzir fogo com as mãos, que já namorou o avô de Jacob ( se você não entendeu nada, aqui vai uma explicação, Jacob volta ao tempo, de resto não posso contar  mais nada!)

  • Brownyn Bruntley - menina absurdamente forte
  • Millard Nullings - Menino Invisível que ama estudar tudo do mundo peculiar
  • Horace Somnusson - Menino que tem visões e sonhos premonitórios


E ainda tem mais...esses são alguns dos personagens que acompanharão Jacob e Emma - que vai rolar um sentimento, tal avô tal neto - na viagem até Londres para desvendar alguns mistérios deixados para trás e também para proteger seus amigos peculiares . O romance de Jacob e Emma também deverá passar por uma importante decisão por parte dele, já que no presente ele não a veria mais...mas se viver com ela nunca mais verá seus pais. Difícl decisão, não é mesmo?
O autor  faz com que seja fácil de desenhar conexões entre seus personagens peculiares e crianças reais que foram forçados a deixar suas casas pelos bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Também não é difícil ver um precedente nazista para os monstros, com a propensão para a crueldade e tortura. A história de Riggs clama por um final mais elaborado, o que obviamente dá pano para uma sequência que já foi lançada nos EUA.
E as fotos, sabe-se lá onde ele acha essas fotos , continuam sendo um show à parte, dão arrepios só de olhar para as crianças esquisitas , parece que o olhar delas te acompanha ao virar de página.

Uma continuação bem mais interessante do que a primeira história, Jacob e seus peculiares são tão contagiantes que viraram filme de Tim Burton, alguma dúvida de que vem blockbuster por aí?

4 comentários:

  1. Raffa confesso que fiquei de boca aberta com essa edição!Livro capa dura,com direito a jacket,adorei!
    Quanto a história confesso que conheço pouco apesar de já ter folheado e me impressionado com as imagens bizarras e perturbadoras e como fã de terror e suspense né,já quero ler!!
    Curioso pra ver com vai ser a adaptação do primeiro livro pelas mãos do Tim Burton,com certeza vai ser algo digno de brilhantismo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que só tenha lido a resenha do primeiro livro aqui no blog e tive que voltar nela para me situar um pouco! Tenho acompanhado a direção que essa história tem tomado e estou encantada com o pouco que vem sendo soltado até o momento.
    Não conhecia o segundo livro,mas já babei só de ler que a história consegue superar a primeira!
    Isso é raridade hoje em dia..acabam sempre se perdendo,infelizmente!
    Lerei com certeza!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu acabei comprando esse livro, mas ainda não tenho o 1º :(
    Vou ter que esperar para ler.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Eu não li O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, mas to muito afim de ler antes do lançamento do filme nesse ano, e se voce diz que esse segundo livro é muuuuuuito melhor que o primeiro, então vou correr pra ler os dois logo!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)