segunda-feira, 16 de maio de 2016

[Resenha] Para Poder Viver @cialetras

Título Original : In Order to Live - A North Korean Girl´s Journey to Freedom
Título no Brasil: Para Poder Viver: A jornada de uma garota norte-coreana
Autora: Yeonmi Park
Editora Companhia das Letras
Número de págs: 308




A sensação é de que não fui eu quem terminou esse livro, mas sim esse livro que acabou comigo.Impossível ficar neutro ao ler os relatos da norte-coreana Yeonmi Park, que aos 13 anos conseguiu fugir de sua terra natal com o intuito de encontrar o que nunca conheceu mas que todo mundo dizia que era maravilhoso : a liberdade. Infelizmente o que ela se deparou muito antes de saber o que era liberdade foram com traficantes de pessoas e estupradores que sabendo da ilegalidade das moças norte-coreanas fugindo para países como China,Mongólia e Coréia do Sul abusavam delas que com medo cediam sem querer voltar para o regime ditatorial de seus países.
Imaginem um lugar onde todos os livros só falam do governo? Onde o cinema é proibido assim como qualquer outro meio de comunicação que não passe a vida do ditador e de seus antecessores? Um mundo sem internet? Sim, existe e se chama Coréia do Norte, onde muitos tem mais do que precisam em suas fortalezas e tantos outros morrem de fome, o que quase foi o caso de nossa protagonista. Uma verdadeira heroína, dado tudo que enfrentou.
Acostumada com nada poder fazer e com tomar cuidado até mesmo com seus pensamentos, Yeonmi nos insere no seu mundo de proibições, onde o que se é permitido pode se contar nos dedos de uma das mãos. Com a escassez de alimentos e pobreza de seu bairro e de sua família ela vê que chegaram no limite de viver naquele país sem oportunidades para ela e sua irmã.
Com o pai muito doente elas acabam se separando - ela e a mãe - e pagam para que " as atravessem" pela fronteira.
O que vem pela frente a sinopse nos reserva um pouco, mas lido com detalhes chega a dor o coração, como o ser humano é podre na sua pior maneira e como abusam de seus iguais sem a menor culpa?
Certas partes dão vontade de fechar o livro e pedir para mudar de planeta. A própria mãe dela se oferece a um dos estupradores, para salvar a filha. 
A história dela teve um final feliz apesar de todos os traumas, em tempos de nervos à flor da pele por questões políticas o livro é ainda mais necessário para se lembrar de que ditadores não são solução para nada, e que respeito é a base de tudo. Não se chega a lugar algum com torturas, que bom que ela pode contar sua história para abrir os olhos do mundo. 

6 comentários:

  1. Já tinha visto a capa por aí, no mundo literário..mas nunca havia de fato, parado para ler do que tratava. Então, foi uma surpresa ver que era uma história tão pesada, tão crua e real.
    O triste de ler esse pouco que foi colocado acima, é que não é na Coréia que muitas vezes acontece isso. Mas por vezes, no nosso vizinho..na nossa casa.
    Vai para a lista de desejados!!!
    Quero muito conhecer a história de uma, entre tantas outras!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Já tinha lidos histórias sobre outras norte-coreanas que conseguiram fugir do país, e infelizmente não é um caminho fácil a percorrer.
    Tenho muita vontade de ler esse livro.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Oi!!!

    Já tinha visto o lançamento e fiquei com vontade de ler!
    Depois da sua resenha, vai ser aquele livro que vou ter que me preparar um pouco psicologicamente pra começar a ler. E vou ler mesmo.
    Sua descrição de incredulidade com a humanidade me lembrou muito a sensação que fiquei depois de ler 'A Resposta' [Kathrynn Stockett] e 'O Menino do Pijama Listrado'[John Boyne].

    Beijos

    http://www.booksimpressions.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Forte heinm?!Mas é a mais pura realidade,infelizmente os poderosos abusam do seu poder como se fosse a coisa mais natural do mundo...quero muitoler esse livro,gosto muito de livros assim,com fatos reais.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, chega a arrepiar saber o quanto essas pessoas sofrem, e eu imagino como vc se sentiu lendo esse livro! Se quando a gente lê algo assim e é fictício, a gente já fica mal por vários dias, imagine ler algo que sabemos que é verdadeiro e que ainda acontece todos os dias na Coréia do Norte e não podemos fazer nada desse lado do mundo...com certeza uma leitura tensa, dolorida, mas que nos mostra a dor e o sofrimento deles e que bom que ela teve um final feliz, o que normalmente não acontece né! Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Nossa que livro!
    Eu ainda não o conhecia, mas preciso pra hoje!
    Realmente o mundo deveeria ler esses livros e parar de cultuar tanto os ditadores.
    Parece ser um livro de forte reflexão e to precisando ler algo assim, vou procurar pra comprar pra já.
    bjss

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)