quarta-feira, 21 de setembro de 2016

[Resenha] Para Além do Diário de Anne Frank @editoraleya

Título Original: Anne Frank in het Achterhuis- Wie was wie?
Título no Brasil: Para Além do Diário de Anne Frank
O Dia a dia do esconderijo de todos seus habitantes
Autor: Aukje Vergeest
Apoio: Casa da Anne Frank
Tradução: NL Translations.com
Editora Leya
Número de págs: 189




Se tem um livro que marca para sempre todos que o leem, é O Diário de Anne Frank  Dessa vez a Editora Leya publica no Brasil um livro que foi feito com o apoio do museu onde até hoje existe a casa pela qual ela passou presa por 2 anos com mais 7 pessoas se escondendo dos nazistas. 
Trata-se de um livro para ser lido após O Diário de Anne Frank, sem ter lido esse não temos base para entender a importância de cada personagem na vida de Anne. Toda história de grande interesse gera continuações ou spin offs, não pense que o livro não agrega nada, ele é sim um anexo maravilhoso da história dolorida que infelizmente é verídica e da qual o mundo não pode e não deve esquecer.
Com curiosidades e a história de cada um dos demais personagens dessa história sem final feliz, vamos conhecendo os nomes verdadeiros de cada um deles - para quem não lembra, o pai de Anne, Otto, o único sobrevivente dessa história, não permitiu que fossem colocados os nomes reais dos envolvidos!- e sabendo o como morreram pós diário. Otto como único sobrevivente acabou tendo todos os direitos de publicação da obra da filha, ele inclusive constituiu outra família, eu resenhei o livro da "irmã" de Anne chamado Depois de Auschwitz. Também soube através desse livro que Margot, a única irmã de verdade de Anne, também escrevia um diário que infelizmente nunca foi achado.
Nessa edição sofremos ainda mais com cada um dos envolvidos, ao saber, por exemplo, que eles ficavam em um cômodo pequeno com somente um banheiro e sem poder dar descarga a semana inteira, se alimentando muito pouco e quando ficavam doentes não podiam ser tratados adequadamente. Lembrando que o esconderijo também contava com pessoas de mais idade.
Há também explicação de porque a família alemã de Anne foi parar na Holanda e não fugiram para países da América do Sul como muitos fizeram durante a Segunda Guerra, como sabemos, a Holanda foi invadida por Hitler assim como muitos outros países europeus. Famílias inteiras foram enviadas para campos de concentração. Anne que entrou no esconderijo com apenas 14 anos, saiu dele com quase 16 anos ( completaria em junho e morreu em fevereiro), enviada de volta para Alemanha para o campo com sua irmã e mãe, ela vê as duas morrerem e perde as forças para lutar pela vida. 
Essa e todas as outras histórias dos envolvidos são contadas com detalhes e a verdade que dói mas em se tratando dessas atrocidades deve sempre ser contada, para como sempre digo, evitar que isso aconteça novamente. 

Também fiz um vídeo no Canal falando dos dois livros, se você quiser assistir, basta clicar abaixo:


3 comentários:

  1. Eu acho que não dá pra não ter lido O Diário de Anne. Eu o fiz há muito tempo..e preciso refazer isso. É um livro que deveria ser de cabeceira. Sempre ser lido e relido, para relembrar e nunca deixar essa parte cruel da nossa história.
    Preciso desse livro sobre a família dela, afinal, não há personagens irrelevantes. Todos foram de suma importância!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Raffa!
    Gosto muito de todos os livros ligados a Anne Frank, uma verdadeira lição de vida em uma época tão complicada de viver, principalmente para uma criança...
    “Deus com Sua infinita Sabedoria, escondeu o Inferno no meio do Paraíso para que nós sempre estivéssemos atentos.” (Paulo Coelho)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Quero muito ler " O Diário de Anne Frank". Concordo que histórias como a dela devem ser conhecidas para que não aconteçam no futuro.
    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)