sexta-feira, 10 de março de 2017

[Resenha] Dois Irmãos @cialetras

Título Original: Dois Irmãos
Autores: Fábio Moon e Gabriel Bá
Baseado na obra de Milton Hatoum
Editora Quadrinhos na Cia.
#36








Nunca li o livro de Miltom Hatoum, assisti 2 capítulos da minisérie que passou recentemente na  Rede Globo e não me prendeu a atenção, estava preparada para não gostar dos quadrinhos quando felizmente comecei a leitura e não consegui fechar o livro até chega no epílogo.
Com desenhos dos irmãos Fábio e Gabriel, o livro conta em uma ordem um pouco diferente do que assisti em 2 capítulos a vida de uma moça filha de um libanês Zana, e de um também descente chamado Halim. Encantando com ela faz de tudo para conquista-la, um amor tão grande e egoísta que quando se casam ele não vai querer ter filhos, para ter a esposa somente para ele.
Acontece que a única pessoa fora ele que a esposa tinha era seu pai, que resolve ir embora, deixando um imenso vazio nela. Assim ela o convence a ter filhos, mas ele que tinha aceito um se surpreende quando nascem e são dois.
Os irmãos Yaqub e Omar desde que nasceram não eram amados por seu pai, que na primeira oportunidade quer enviar os  dois para o Líbano. A  história se passa em Manaus, e desacostumados a outro  costume, Zana convence seu esposo de enviar somente um.
Omar fica sendo assim por anos o filho único, mas seu irmão voltará e os dois que tinham tudo para serem grande amigos desenvolvem uma guerra particular que vão desde a mocinha que paqueram a atenção da mãe.  
Dois Irmãos é o retrato de um Brasil de imigrantes, de famílias  com culturas diferentes e com pessoas com o pensamento parecido com as de qualquer nacionalidade. Omar e Yaqub nos envolvem  em suas histórias de ciúmes e inveja. Enquanto alguns segredos da família vão sendo desvendados, como por exemplo a índia que é criada por Zana e que aparece grávida.  Seu filho mais tarde também se tornará um importante personagem.
Forte e interessante, o livro por ser em HQ é rápido de ser lido. Fiquei com vontade de ler a obra original de Hatoum.
 

7 comentários:

  1. Me lembrei da série na tv recentemente, mas acabei não acompanhando. E mesmo já tendo lido ou visto algo sobre a obra original, confesso que não me chamou a atenção não.
    Hq quem sabe, apesar de não curtir nem um pouco também..rs
    Mas...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Assisti a apenas alguns episódios da série na tv mais não sei porque eu nunca entendi nada, agora li sua resenha e tudo começou a fazer mais sentido mesmo assim não me encantou tanto é uma historia muito sem graça sei lá não me convenceu.

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Não li o livro, não assisti a minisérie, entretanto, parece que o plot principal deles, está presente na HQ e deve ser interessante.
    Briga entre gêmeos, tô dentro.
    “Ninguém nasce mulher: torna-se mulher.” (Simone de Beauvoir)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Eu não tive vontade de ver a minissérie, mas me interessei pela HQ.

    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  5. Raffa,leia o livro do Hatoum. É maravilhoso. A minissérie da Globo foi bem fiel. Deu vontade de ler a HQ. Beijos Andréia www.mardevariedade.com

    ResponderExcluir
  6. Haa que bacana.. Não conhecia o autor, mais achei muito bacana ser em HQ a estória.
    :)

    ResponderExcluir
  7. Eu não gosto de Hqs. Não assisto a TV aberta, mas essa mini série me chamou a a atenção e eu assisti. Eu achei fantástico o trabalho de interpretação de Cauã Reymond como os gêmeos. Achei a série pesada, não é uma simples briga de irmãos. É muito além. Tirando uns exageros da dramaturgia, eu gostei muito!!!! Já estou com o livro aqui, só não tive tempo de ler ainda.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)