terça-feira, 18 de abril de 2017

Menina que via Filmes: Despedida em Grande Estilo [Crítica]























Título Original: Going In Style
Título no Brasil: Despedida em Grande Estilo
Data de lançamento 6 de abril de 2017 (1h 36min)
Direção: Zach Braff
Elenco: Morgan Freeman, Michael Caine, Alan Arkin , Matt Dillon, Christopher Lloyd
Gêneros Comédia , Policial
Nacionalidade EUA
#58 assistido #59criticado

Filmes sobre a terceira idade tem volta e meia feito parte sejam do cinema hollywoodiano ou do francês. Se não é fácil para os anônimos envelhecer, para os famosos é ainda pior, ele que vivem da imagem e que reclamam de serem cada vez menos chamados para atuarem, isso principalmente com as mulheres.
Nesse filme em questão dois dos atores veteranos não podem reclamar da vida real, em pelo menos 10 filmes lançados oito tem Morgan Freeman e em outra metade temos Michal Caine. Ok, estou exagerando, mas confiram quantos filmes aqui mesmo nesse blog vocês já viram com os dois nos últimos anos?
Despedida em Grande Estilo não lida somente com a velhice, mas sim com a ingratidão com que são tratados quem chega à essa idade. Willie ( Freeman), Joe ( Caine) e Albert ( Alan Arkin) trabalharm juntos nos últimos 25 anos e se aposentaram na mesma empresa, agora vendida ela cancelou os planos de pensão dos 3. Diferente do Brasil, nos EUA as empresas privadas mantem a aposentadoria dos idosos, o que aqui é 100 por cento governo. Em tempo de reforma da previdência sendo votada, parece que o filme veio na medida certa ja que se ouve pelo menos 3 vezes os personagens falarem que "é dever de um país cuidar de seus idosos".
Falidos e com um deles com a casa hipotecada, eles não vem outra solução do que aceitar  o plano de Joe que após presenciar um assalto acredita que essa seja a melhor opção para tirá-los do cheque especial.
 
 Acontece que um deles está com uma doença grave e se não encontrar um doador morrerá em pouco tempo. 
Mesmo parecendo um drama, o roteiro não deixa a peteca cair e rimos de nossa própria desgraça, ou melhor da deles. O personagem de Caine é o cabeça do trio que preocupado em deixar pelo menos o imóvel para sua única filha e neta, ainda tenta juntar o pai da menina vendedor de maconha para fins medicinais, com o intuito de que ela tenha o pai que nunca teve caso algo aconteça com ele, seja pela idade ou pelo arriscado roubo.
Um amor também vai surgir para o mais ranzinza deles, enquanto os demais só querem viver seus últimos anos bem e deixar suas famílias tranquilas sem precisarem deles ou do pouco que recebem.
Como o investigador temos um Matt Dillon - o sumido ator que amo!- bem no papel do cara que pensa que é mais esperto que os idosos mas é facilmente passado a perna.
A participação de Christopher Lloyd como o melhor amigo deles que tem alzheimer também é um prato cheio para matar as saudades do ator de De Volta para o Futuro. 
Com uma mensagem para o governo, outra para os bancos e até mesmo para nós, o filme diverte e nos alerta, que lá tal qual aqui, idoso nunca é valorizado como merece.

5 comentários:

  1. Acho que ouvi falar desse filme em algum lugar e simplesmente você reacendeu a vontade de assistí-lo. Adoro todos os atores que você mencionou e com certeza essa frase"O governo deveria cuidar de seus idosos" poderia ser estampado em uma camisa e usada diariamente pelos "administradores" do nosso país!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo esses caras para mim são os melhores tenho certeza que esse filme é realmente muito bom, que ver se acho ele aqui na minha cidade para aproveitar o feriado, vale a pena sem duvida.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Raffa!
    Se tem Morgan Freeman no elenco,vale a pena ser visto!
    Me lembrou um pouco o Antes de Partir.
    Christpher Lloyd também participa?Gente preciso ver,sou muito fã dele e fã de De Volta Para O Futuro.
    Só elementos positivos pra ver!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente os idosos não são valorizados :(
    Quero ver o filme ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  5. O filem parece bem legal. Engraçado q tinha visto o trailer mas não tinha me chamado tanta atenção, mas agora depois de ler sua crítica, quero ver sim!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)