domingo, 16 de abril de 2017

[Resenha] Mitologia Nórdica @intrinseca

Título Original: Norse Mythology
Título no Brasil: Mitologia Nórdica
Autor: Neil Gaiman
Editora Intrínseca
Número de págs: 287
#64
Pouco sei sobre Mitologia Nórdica, e sinceramente somente Neil Gaiman e todo seu poder sobre mim para me fazerem ler a respeito, felizmente gostei muito do livro que traz 15 contos, todos de autoria do mestre, mas como ele mesmo já nos informa no início, baseados nas histórias publicadas mas alterações com a pitada dele. O que obviamente deixou o livro maravilhoso.
Dito isso, é importante avisar que os contos alternam entre  a comicidade e a dramaticidade. Em alguns parece uma tragédia nórdica. E isso é apenas um dos pontos que fazem desse livro uma deliciosas compilação em um mergulho incrível nesse mundo que eu sabia pouca coisa a respeito.
Tendo feito inúmeras pesquisas a respeito para entender a importância da Mitologia Nórdica em nossos dias, Gaiman vai a fundo em capa um dos contos, nos deixando com aquele gosto único típico dele de "quero mais".
O que ajuda e muito a entender esse cenário é uma sessão dos personagens onde ele explica mais sobre cada um e ali é mais "desenhado"entender de nomes que muitos já ouviram falar como Loki, Thor e Odin. 
Gaiman tem algo que amo: a habilidade de evocar seus semi deuses e deuses de uma maneira que nos prende do início ao fim de suas páginas escritas. Não há enrolação, a história te prende  e o único jeito de parar é perceber que não há mais páginas a serem lidas.
Que incrível foi ver Loki à maneira Gaiman de construir personagens. Talvez as histórias envolvendo ele sejam minhas favoritas. Há contos para todos os gostos, no primeiro ele fala sobre a criação do mundo e criaturas gigantes, no terceiro como Odin tinha uma fixação em ter poder e sabedoria, no quarto temos Thor e como seu martelo famoso foi parar em suas mãos, meus favoritos são o quinto e o sexto que falam sobre Loki e os filhos dele consequetemente.
Tão maravilho que fiz resenha escrita e o vídeo que vocês conferem aí embaixo, falando também sobre outros livros que tenho do autor!


4 comentários:

  1. Eu acho maravilhoso os livros do autor, apesar de ter lido bem pouco mas desde o primeiro já me encantei e falei que queria conhecer todas as obras, não sabia que esse livro Mitologia Nórdica era contos, a edição é linda também.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante sua resenha, achei legal mesmo! mas para mim, acho que vou parar nela! Teria uma dificuldade muito grande em ler o livro, nomes parecidos e de dificil fonetica, são oque mais atrapalham na leitura! Mas lógico que não é só por isso, o tema em si também não me chama tanto a atenção! Vou ficar apenas lendo suas resenhas que são muito boas!!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Raffa!
    Gaiman foi um autor que comecei a ler há pouco tempo,mas que começo a entender o porquê dele ser tão reconhecido.A escrita dele é muito diferente,completamente envolvente!
    E Gaiman escrevendo sobre mitologia nórdica deve ser sensacional,ainda mais sendo uma temática que não é tanto abordada nos livros.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro mitologia!!! O Loki é o meu personagem favorito ^_^
    Quero muuuuuito ler este livro!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)