domingo, 5 de novembro de 2017

[Resenha] Malévola @univdoslivros

Título Original: Maleficent
Título no Brasil: Malévola
Autora: Elizabeth Rednick
Editora Universo dos Livros
Número de págs: 255
#150








Ao contrário da maioria dos livros que lemos hoje, esse livro é a versão adaptada do filme. Sim, todo filme tem um roteiro que pode ser original  - criado para o próprio filme- ou adaptado que é o caso de quando o livro vira filme. Há por isso, duas categorias de premiação no Oscar. 
Esse livro de Elizabeth Rudnick é exatamente o que vemos no filme famoso que amamos com Angelina Jolie, então não há grandes novidades, mas para fãs da Disney e principalmente de seus vilões, o livro é ótimo.
Eu, particularmente amo tanto as princesas quanto as vilãs da Disney, elas se completam, já pensaram que chatinho seriam as histórias que lemos e vemos sem elas? Ou sem eles? Apesar dos vilões terem ficado em segundo plano há um tempo, as mais faladas tem sido mesmo Malévola, Cruela e Úrsula. 
Mas vamos ao livro: A história começa com Malévola como uma criança vivendo sozinha em uma árvore, órfã e perplexa; O Reino dos Moors são o lar de inúmeras criaturas mágicas. O que vemos é uma Malévola feliz, de bem com a vida e que só pensa em fazer bondades.
Então, a história segue para o encontro dela com Stefan, um menino da aldeia vizinha, os dois brincam . É uma amizade não muito comum naqueles tempos  porque as fadas e os humanos são inimigos naturais neste momento. Certa manhã, o rei ataca o reino de Malévola para invadir aquelas terras e tornarem as suas;  nessa guerra Stefan escolhe seu lado e ataca a própria amiga.
Mais tarde ela acordará e verá que está  sem asas. É aí que ela se transforma em algo próximo do capiroto e sua raiva a faz jurar uma vingança contra Stefan por tirar suas asas . Ela utiliza um corvo para ser seus olhos dentro do castelo e saber tudo que está acontecendo por lá, é através dele que ela descobre que ele terá uma filha ( o tal do Stefan que ela tem ódio mortal).
Aurora é a menina que nasce e em seu batizado é amaldiçoada por Malévola, o rei toma a decisão de afastar a filha para que ela não morra com 3 fadas que tomarão conta dela bem afastada do reino.
Acontece que Malévola acaba tendo um certo carinho pela Aurora e acompanhando todo seu crescimento. 
É exatamente o que temos no filme, claro que Aurora irá descobrir tudo em seu 16º aniversário, lógico que ela vai querer correr atrás da verdade e a maldição acontecerá para desespero de Malévola que percebe que a menina não tinha nada a ver com isso.
Nessa versão mais humanista acabamos gostando e muito da personagem que era para ser vilã, sempre lembro do filme claro, até porque como é baseado não tinha como não ver Angelina Jolie a cada vez que lia o nome da protagonista, e sim, a própria atriz está na capa do livro.
Livro obrigatório para quem ama a história e curtiu o filme, só acrescentaria fotos do filme dentro, para ficar ainda mais saudosista e querer assistir novamente. Lembrando que o filme passou em 2014 e o livro foi lançado somente esse ano aqui no Brasil, então a vontade de ver novamente é instantânea. 



Um comentário:

  1. Oi Raffa!
    A filme eu já vi e simplesmente amei cada detalhe!
    O livro deve ser lindo tbm, a capa tá maravilhosa!
    Eu qro!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)