sexta-feira, 3 de novembro de 2017

[Resenha] O Romance dos Espíritos @PlanetaLivrosBR

Título Original: O Romance dos Espíritos
Autor: Pedro Domenech
Editora Planeta
Número de págs: 238
#147

















A doutrina espírita esteve presente em minha vida por exatos 4 anos, talvez um pouco mais. Namorei um rapaz dessa religião, nesse tempo apesar de ser católica e nessa época ir à missa todos os domingos, eu frequentava o Centro que sua família inteira ia, estudei os livros, recebia os passes e a água fluidificada - acho que é assim que chama- e posso dizer que sempre me senti muito acolhida e envolvida por todo o ambiente não trazendo nenhuma má recordação da religião e das pessoas que conheci no local. 
Quando a editora informou desse lançamento quis ler, sabia alguma coisa da vida de Allan Kardec afinal ele que escreveu os livros que lia nos encontros e que ganhei logo no início do namoro da família de meu ex mas pouco sabia de sua vida pessoal.
Pedro - o autor- nos leva para o mundo do homem Allan, e não se enganem pelo título achando que se trata de um romance pois a única justificativa para o nome é que sua esposa Amélie que de fato existiu, sente falta de seu esposo falecido Allan e deseja falar com ele. Não é exatamente uma biografia autorizada pela família mas o autor escolheu por nos contar no meio dessa ficção quem foi Kardec e como descobriu a doutrina e escreveu os livros. 
E é o próprio Allan quem narra a vida dele, só que para sua amada esposa através da psicografia, que é muito  famosa no Brasil por causa de Chico Xavier, lembram? O autor que não é brasileiro mas sim português, nos envolve na narrativa que nos faz viajar até a infância do homem que tanto gente admira. Vamos com ele até suas descobertas que o levaram a escrever o famoso O Livro dos Espíritos. 
Amélie apesar de ser um importante papel na trama é um pouco esquecida no que se refere à sua própria apresentação da mulher por trás da esposa apoiadora e que sofre com a falta de seu marido, por mais que também seguisse a doutrina.
Recomendo o livro para todos os leitores, entender Kardec através de uma biografia ou de uma história que conta um pouco dela de uma forma diferente foi muito agradável, não precisa ser espírita para gostar. 

4 comentários:

  1. Ual Raffa, que livro...
    Curto mto ler livros do gênero, seria uma oportunidade e tanto conhecer mais um pouco sobre Kardec ..
    Adorei a capa!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parece muito interessante, vou tentar ler ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  3. Raffa!
    Já tive oportunidade de ler algumas partes do Livro dos espíritos e é bem temeroso.
    Gostaria de ver a abordagem desse livro.
    Desejo um mês repleto de realizações e um final de semana de luz e paz!!
    “O que mais me interessa saber, não é se falhaste mas se soubeste aceitar o desaire.” (Abraham Lincoln)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não conheço muito da doutrina espírita, mas acho que esse seria um bom livro para começar, acho que conhecer mais sobre o Allan Kardec seria interessante, independente da religião que a pessoa possui.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)